ACIU INTERATIVA

Através do ACIU Interativa, você recebe as principas informações de uma das mais importantes instituições de toda região Noroeste do Paraná. Cadastre seu e-mail a baixo e receba essas informações semanalmente.

RECEBA O BOLETIM POR E-MAIL
  • Aciu InterAtiva nº 98
    14/03/2015 Leia +

    Todos...



    Tudo pronto para a passeata que pede reformas política e tributária urgentes. O Manifesto Umuarama-Brasil Contra a Corrupção será neste domingo agora, dia 15, com concentração e saída da Praça Miguel Rossafa às 10h, indo até a Praça Santos Dumont. Com muita gente apoiando, este evento é de todas as pessoas que estão indignadas com a forma com que os governantes estão tratando o povo brasileiro, arrancando-lhes o couro com tantos aumentos, reajustes, desmandos e descasos.



     



    ...juntos



    Nunca é demais esclarecer que o Manifesto é um evento apolítico e apartidário, ou seja, ninguém da Aciu e das entidades parceiras (Rotarys, Lions, OAB, etc) é vinculado a algum tipo de manifestação que tenha caráter partidário, sindical ou político. Nosso grito é por um Brasil mais justo e menos corrupto, em todas as instâncias e níveis. Não podemos ficar de braços cruzados simplesmente pagando o alto preço da ingerência de nossos governantes. Então, junte-se a nós.



     



    Holofote



    O lançamento do 1º Fashion Day - Umuarama Mostra Moda foi um sucesso e praticamente todos os espaços disponibilizados já foram reservados por empresas de confecções, calçados, joias, moda íntima e produtos de beleza. Marcado para o dia 25 de abril, na Casa da Amizade, o evento tem tudo para ser um marco na história do Conselho da Mulher Empresária como também da agenda da cidade. Para mais informações entre em contato com a Aciu pelo telefone (44) 3621-6700.



     



    Holofote II



    Bastante elogiada pela ideia do Fashion Day, a dinâmica presidente do Conselho, Carina Previato, detalhou que diferente da Feira Ponta de Estoque, o maior evento de venda do varejo do Noroeste do Paraná, que tem a finalidade de liquidação de mercadorias na troca de estações, o Umuarama Mostra Moda será exclusivo para o lançamento de coleções e apresentação do potencial das empresas locais que trabalham com este tema. Uma vitrene da efervecente moda da cidade.



     



    Tutano



    Não há mais vagas para o curso de Crédito e Cobrança com o palestante Braz Vendramini, porém os associados podem - e devem - sugerir, solicitar e indicar novos cursos, palestras, treinamentos e capacitações que sejam de interesse tanto dos empresários quanto de seus colaboradores. Envie um e-mail para contato@aciupr.com.br e dê sua opinião. Afinal, quanto mais agitarmos nossos neurônios, mais produtivos e prontos para encarar o mundo nós ficamos.



     



    Não é a mamãe



    O Pavilhão da Indústria e Comércio, que fica dentro do Parque de Exposições, não é da Aciu. É uma propriedade do município. A Feira Ponta de Estoque, que é um evento do Conselho da Mulher, é realizado lá em agosto, mas o espaço é gentilmente cedido pela administração municipal. A Aciu não teve tempo hábil para arregimentar associados para ocuparem o Pavilhão dentro das regras estabelecidas pela Prefeitura, então o presidente da Aciu achou por bem declinar e deixar, talvez, para uma outra oportunidade.



     



    Segurança



    Quanto antes um empresário registra o inadimplente no SCPC, maiores são as chances que ele tem de receber a conta. Este é um alerta feito pela coordenadora do setor, Esther Costa Torres. O prazo para poder negativar o cliente que não paga uma conta é de trinta dias, porém muitas empresas esperam às vezes até mais de noventa dias e isso, segundo Esther, contribui para que esse mesmo cliente faça compras a prazo em outras empresas da cidade, que estão desavisadas.



     



    Amigos



    A Aciu apoia a campanha Abril Azul, que será lançada dentro de alguns dias pela AMA (Associação de Pais e Amigos dos Autistas de Umuarama e Região) e chama a atenção das pessoas para o Dia Mundial da Conscientização do Autismo, comemorado oficialmente em 2 de abril. A Ama está sendo estruturada na cidade e vai oferecer atendimento especializado aos vários autistas de nossa região. Empresários que queiram contribuir com a instituição podem entrar em contato com a Aciu.



     



    Honra



    A Agência Digital Prestige, associada à Aciu, acaba de completar nove anos de existência e conquista cada vez mais clientes em todo País. Comandada por Guilherme Turcato, ganhador do Troféu Amyr Bussmann de Jovem Empresário do Ano, a Prestige ganhou ainda esta semana Moção de Aplausos da Câmara Municipal, destacando o sucesso e a representatividade que a empresa tem conquistado, levando o nome de Umuarama para todo o Brasil. Parabéns!



     



    É sábado



    Não esqueça que neste sábado (amanhã, dia 14), o comércio de Umuarama, que tem tudo o que você precisa, ficará de portas abertas em horário extendido até às 17h. Isso representa muito mais tempo para que os consumidores façam suas compras sossegados, aproveitando as grandes oportunidades que os empresários prepararam especialmente para esta data. É Sabadão!



     



    Foco



    Prefira agir com determinação e entusiasmo, porque realmente quem persevera e investe progride. A máxima que "na crise é que se cresce" é uma realidade e você, empresário inteligente, pode se reinventar, erguer a cabeça e não desanimar, porque a tempestade vai passar e os que não perderam tempo se lamentando estarão vivos e fortes. Estar atento e prudente é muito válido, mas cruzar os braços e lamuriar não traz bons resultados. Bons negócios e até a próxima semana.



     


  • Aciu InterAtiva nº 97
    12/03/2015 Leia +

    A Passeata



    Depois de pesquisar representantes das entidades parceiras no Manifesto Umuarama-Brasil Contra a Corrupção, ficou decidido que a passeata em Umuarama será mesmo no domingo próximo, dia 15 de março, às 10h, com saída da Praça Miguel Rossafa. Pedimos sinceras desculpas pelos desencontros, mas este é um movimento importante e que depende da participação maciça das pessoas. Vamos todos juntos nesse momento importante, apresentar nossa indignação e lutar por dias melhores. No domingo cedo.



     



    Sabadaço



    Sempre vale a pena lembrar: sábado que vem, dia 14, é dia de Sabadão, quando o comércio de Umuarama fica aberto em horário especial, das 9h às 17h. Muito mais tempo para que todo mundo possa fazer suas compras com tranquilidade, pesquisar preços, visitar várias lojas, aproveitar as grandes oportunidades e liquidações preparadas especialmente para este dia, que já virou tradição. Gente de toda a região vem para comprar no forte comércio de nossa cidade.



     



    Elas



    Tudo o que se disser sobre o poder das mulher, será pouco. Tudo o que se disser sobre como elas são especiais e vitais para que o mundo seja um lugar equilibrado, não será suficiente. A mulher traz em sua alma o desafio de transformar as coisas todas em melhores ainda. Ela tem o dom, único, de se multiplicar em mil para poder cuidar de todos, sem nunca desistir de ter tudo sob controle. Neste domingo parabenize todas as mulheres de sua vida. E depois repita isso nos outros dias do ano: elas merecem.



     



    Passarela



    Se você é do ramo da moda – boutiques, calçados, lingeries, bijouterias, etc – e quer apresentar sua produção para um público seleto e vip, participe da reunião que o Conselho da Mulher Empresária agendou para a próxima quinta-feira, dia 12, com café da manhã às 8h no auditório da Aciu. Venha ajudar na realização do 1º Fashion Day – Umuarama Mostra Moda, evento que promete marcar a história da produção de moda na cidade. Ligue e confirme presença.



     



    Capacitação



    Braz Vendramini é um dos maiores especialistas em crédito do Brasil e toda vez que ele vem a Umuarama é um sucesso. Seus cursos realmente preparam e transformam os profissionais participantes. Desta vez será entre os dias 17 a 20 de março, das 19h às 23h, no auditório da Aciu. As vagas, claro, são limitadas, por isso os interessados devem correr para fazer as reservas pelo telefone (44) 3621-6700 e falar com a Cidinha. Pode ser pago no boleto, ok?



     



    Festa



    Lembrando que está acontecendo a 41ª edição da Expo-Umuarama, no Parque de Exposições Dario Pimenta Nóbrega. O evento vai até domingo que vem, dia 15 de março, com shows, parque de diversões, comidas típicas, rodeio, exposição e leilões de gado, mostra de produtos, torneio leiteiro, enfim, não faltam opções para todos os públicos. Leve a família, combine com os amigos.



     



    Conciliação



    O Departamento de Negociações de Dívidas é um serviço que a Aciu oferece com exclusividade a seus associados. A advogada Solange Ryska, especialista em composição de acordos e intermediações, encontra sempre uma boa solução para aquelas pendências financeiras que o empresário não consegue receber. Ligue para a Aciu e consulte os termos para que você possa receber aquelas notas antigas e que você já tinha inclusive desistido de receber.



     



    Segurança



    Não se engane: certificação digital é na Aciu. Não leve seus documentos a qualquer lugar e tampouco confie em quem não lhe representa. A assinatura digital foi criada para que empresários, profissionais e pessoas físicas possam realizar transações seguras através da internet, por isso fique de olho e venha para a Aciu, que está entre as três primeiras do Paraná em número de emissões de certificações digitais. Ligue (44) 3621-6700 e informe-se com a Rose.



     



    Amanhã



    Neste sábado, dia 7, a Associação da Prosperidade Local de Umuarama, da Seicho-No-Ie do Brasil, realizará o Seminário "A Prosperidade está na Mente". O evento é destinado a empresários, profissionais liberais, donas de casa, enfim, para o público em geral e sem nenhum custo, e acontecerá no anfiteatro da OAB de Umuarama, com início às 14h e encerramento às 17h45. As palestras serão "Renascimento", "Tenha grandes sonhos" e "Os Segredos da Prosperidade".



     



    Patrimônio



    Na última sexta-feira fez 28 anos que nossa financeiro Maria do Socorro Pinto trabalha na Aciu. É a famosa Socorro da Aciu, a mulher que comanda com pulso de ferro um setor que exige, no mínimo, muita dedicação. A diretoria e os companheiros de trabalho desejam sempre sucesso!



     



    Foco



    Quanto mais reclamamos, mais as coisas ficam piores. Os sábios e palestrantes e escritores e consultores bambambãs confirmam: é na crise que se cresce. Trabalhar está em nosso DNA, então vamos continuar produzindo, inventando, inovando, lutando sem medo, acreditando sempre que se fizermos nossa parte, Deus vai nos iluminar e as tempestades sempre serão passageiras. Não espere e não deixe para amanhã. Hoje é o dia de crescer e melhorar. Boa semana!


  • Aciu InterAtiva nº 96
    02/03/2015 Leia +

    Indignados



    Está confirmadíssimo: o Manifesto Umuarama-Brasil Contra a Corrupção será no dia 13 de março, SEXTA-FEIRA, às 17h, com passeata saindo da Praça Miguel Rossafa. Já temos a confirmação de dezenas de empresas e entidades, que vão se unir para cobrar alternativas sérias de nossos governantes e principalmente mostrar que não estamos prostrados, que queremos – e podemos – mudar os rumos da história. Estamos juntos nesse barco e vamos lutar contra a tempestade.



     



    Recursos



    Micro e pequenos empresários associados à Aciu agora têm à disposição recursos facilitados para capital de giro e investimentos, tudo feito de forma desburocratizada e segura, pois acabamos de assinar um convênio com a Noroeste Garantias, uma das principais sociedades garantidoras de crédito do Brasil, que vai disponibilizar crédito através da cooperativa financeira Sicoob Arenito. Trata-se de uma grande oportunidade para dar aquele fôlego às empresas. Ligue para a Aciu.



     



    Quatorze



    Neste mês de março, que começa agora com tudo em cima, o comércio de Umuarama vai abrir em horário especial no segundo sábado, dia 14. Das 9 às 17h os consumidores terão a oportunidade de fazer suas compras com muito mais tempo. O Sabadão já é uma tradição e nossos lojistas estão sempre preparados para receber visitantes de toda a Região Metropolitana de Umuarama. Fica até bonito de ver tanta gente na rua aproveitando as oportunidades. Compre aqui!



     



    Conhecimento



    Toda vez que o consutor Braz Vendramini vem a Umuarama é um sucesso, porque ele é um dos nomes mais importantes do Estado quando se fala em crédito e cobrança. E a Aciu disponibiliza a capacitação Crédito e Cobrança, entre os dias 17 e 20 de março, das 19h às 23, na sala de treinamentos da entidade. As vagas são limitadas e as reservas devem ser feitas pelo telefone (44) 3621-6700, com a Cidinha. Especial para profissionais que fazem questão de melhorar sempre.



     



    Alerta Vermelho



    João Bortolato, da Diretoria Executiva da Aciu, é o presidente do Conselho Municipal da Dengue. Ele faz um alerta a toda população sobre a situação da infestação do mosquito aedes aegypti em nossa cidade e pede, encarecidamente, para que cada um faça sua parte na luta contra essa doença, que é gravíssima e letal. Já são 14 casos confirmados e muitos outros aguardam a chegada do resultado. Não é brincadeira: a dengue mata.



     



    Modernidade



    O Sescap está com inscrições abertas para a palestra “Implantação do e-Social: Impacto no dia a dia das empresas”, no dia 12 de março, das 8h30 às 12h, no auditório do Sindicato dos Contabilistas de Umuarama (que fica na rua Corá, no Morro das Antenas). Ingressos com super desconto para os associados Aciu e seus colaboradores. O objetivo é apresentar os principais procedimentos sobre como se preparar para a implantação da eSocial (SPED/EFD-Social), que tem novas regras desde janeiro impostas pela Receita Federal. Informe-se pelo (44) 3622-5199.



     



    Diploma



    O Colégio Sesi tem uma grande oportunidade para todas as pessoas que desejam terminar o Ensino Fundamental e o Ensino Médio em apenas 18 meses e, o melhor, com aulas presenciais apenas uma vez por semana, com mensalidade de apenas R$ 79,90. Trata-se do EJA (Educação de Jovens e Adultos) no sistema EAD (Educação a Distância). E tem mais: funcionários de indústrias umuaramenses não pagam nada. Coloque esta excelente notícia no edital de sua empresa.



     



    Foco



    A classe empresarial é responsável por manter a economia de um país em ordem, porque é através da geração de empregos que vão se estruturando as teias da conjuntura econômica. E apesar de ter essa grande importância, os empresários geralmente são massacrados pelos governantes, que aumentam impostos como se isso fosse a salvação da lavoura (deles). Os arrochos, o descaso e a falta de comprometimento com quem fomenta o Brasil tem que acabar, por isso venha conosco na luta contra a corrupção: participe da passeata descrita na primeira nota deste informativo. Esperamos por você, sua família e seus amigos. Juntos podemos sempre mais. Até a próxima semana.



     



     


  • Aciu InterAtiva nº 95
    02/03/2015 Leia +

    União I



    Todos sabemos que as vitórias são conquistadas quando há a união de forças de cada um. E mais uma vez chegou a hora de mostrarmos que não estamos aqui para engolir sapo e muito menos para ficarmos de braços cruzados diante dos desmandos e absurdos que nossos governantes estão nos empurrando goela abaixo. Não podemos – e não vamos – mais ficar calados vendo o mundo desabar e a turma dos poderosos cada vez mais torrando o dinheiro público.



     



    União II



    Tudo aumentando: combustível, carne, pedágio, energia, produtos da cesta básica, juros, impostos. Enfim, estamos tendo de pagar a conta da corrupção, a conta da ingerência dos poderosos que, acostumados a ver um povo calado e tangido, feito gado, não dá a mínima para a população que já não sabe mais o que fazer, pois tudo parece estar ruindo, desmoronando. Alguma coisa deve ser feita já, imediatamente, antes que seja tarde demais e que tudo vá por água abaixo.



     



    União III



    Para mostrarmos aos poderosos que somos pacíficos, mas não passivos, a Aciu encabeçou o Manifesto Umuarama-Brasil Contra a Corrupção, um movimento que pretende reunir toda a população, a sociedade civil, as pessoas de bem, os trabalhadores, todos aqueles que não suportam mais o arrocho e o descaso com que estão sendo tratados. A bandeira é uma só: Chega de Corrupção! Não vamos mais ficar calados e vamos partir para o ataque.



     



    União IV



    A ideia é simples, porém seguramente vai surtir um efeito muito grande: vamos realizar uma passeata no dia 15 de março próximo, um domingo, às 10h. Entidades e população se concentram na Praça Miguel Rossafa, de onde partem para uma manifestação pacífica, descendo a avenida Paraná até chegar à Praça Santos Dumont. Em silêncio, porém determinados em marcar nosso espaço, em mostrar nossa cara, em exigir nossos direitos. Em lutar por um Brasil melhor.



     



    União V



    Faz parte do movimento Umuarama-Brasil Contra a Corrupção a determinação de ser apartidário, para que o Manifesto ganhe em credibilidade. Faça um esforço, convide seus amigos e parentes, instrua seus colaboradores, coloque em sua página do Facebook, espalhe pelo Twitter e pelo WhatsUp, colabora para que a passeata receba o maior número possível de pessoas, gente de bem que quer lutar para que parem de pisar em quem constroi as riquezas do Brasil.



     



    Oportunidades



    Será nesta quarta-feira, dia 25 de fevereiro, a assinatura do convênio entre a Aciu, o Sicoob e a Noroeste Empreendimentos. Trata-se de mais um produto fantástico que vai oferecer grandes oportunidades para nossos associados, pois a Noroeste é uma empresa garantidora de crédito, ou seja, ela facilita a vida do empresário que precisa de recursos para investir em novos projetos. Tudo com juros subsidiados e muitas facilidades. Será às 17h na sede central do Sicoob.



     



    Capacitação



    Braz Vendramini é um dos maiores especialistas em crédito do Brasil e toda vez que ele vem a Umuarama é um sucesso. Seus cursos realmente preparam e transformam os profissionais participantes. Desta vez será entre os dias 17 a 20 de março, das 19h às 23h, no auditório da Aciu. As vagas, claro, são limitadas, por isso os interessados devem correr para fazer as reservas pelo telefone (44) 3621-6700 e falar com a Cidinha. Pode ser pago no boleto, ok?



     



    Ferramenta



    Um profissional bem preparado tem maiores chances de conquistar seu lugar ao sol. E é por isso que indicamos os cursos profissionalizantes disponibilizados pela New Format, nosso novo associado. As opções são várias, como “Instalação e Manutenção de Ar Condicionado”, “Eletricista – Residencial, Comercial e Predial” e “Informática”. Desconto de 20% nas matrículas, que já estão abertas. A escola fica na rua Doutor Camargo nº 4820. Site: www.newformat.com.br e fone (44) 3623-3747.



     



    Foco



    Segunda-feira não mais será horário de verão e parece que o mundo finalmente vai voltar a ser o mesmo. Então prepare sua loja para grandes vendas, instrua sua equipe a atender sempre bem, com bom astral e com vontade de vender. Faça uma vitrine bacana, faça promoções, faça divulgação, faça sempre mais! Deus ajuda quem cedo madruga, então vamos que vamos. E conte sempre com a Aciu, que é a Casa do Empresário. Até a próxima semana.


  • Aciu InterAtiva nº 94
    18/02/2015 Leia +

    Pare



    Nesta carnaval, o comércio varejista de Umuarama ficará aberto até as 13h deste sábado (14) e só voltará às atividades às 8h da quarta-feira de Cinzas (18). Na segunda (16), os comerciários vão descansar para compensar o funcionamento das lojas em período noturno em dezembro do ano passado. Já a terça (17) é considerada feriado pelo setor, apesar de não ser um feriado nacional e ninguém ter obrigação de dar folga neste dia.



     



    Relaxe



    As agências bancárias da cidade também estarão fechadas para atendimento do público na segunda-feira (16) e na terça-feira (17). Já na quarta-feira de Cinzas (18), os bancos abrirão às 12h. As contas com vencimentos nos dias 16 e 17 serão adiadas para a quarta-feira. Os cartórios e órgãos públicos em geral também vão abrir só no quarta-feira, assim como a maior e mais importante instituição associativa do Noroeste do Paraná, a Aciu, que volta às atividades às 8h da quarta.



     



    Transporte I



    Já há algum tempo que caminhoneiros e carreteiros autônomos têm necessariamente que abrir uma empresa Transportadora. Desta forma, precisam emitir não só o CT-e (Conhecimentos de Transporte Eletrônico) como também o MDF-e (Manifesto Eletrônico de Documentos Fiscais). Não importa se trata-se de uma empresa simples, para poder viajar livremente é preciso estar em posse desses documentos, principalmente para quem vai para o Mato Grosso do Sul.



     



    Transporte II



    É por isso que a Aciu disponibiliza para seus associados o serviço de emissão de CT-e e de MDF-e, feito diretamente no sistema da entidade de forma simples e sem burocracia, esteja o empresário onde estiver neste mundão de meu Deus. E disponibilizamos treinamento e suporte para que o motorista não perca tempo com papelada. Temos um preço especial para pequenas transportadoras, por isso indique novos associados para esta excelente oportunidade.



     



    Controle



    Um produto que faz o maior sucesso é o sistema de emissão de notas fiscais eletrônicas (NF-e) disponibilizado pela Aciu por um custo imbatível, quase inacreditável. E os associados ainda podem optar pelo combo que inclui emissão de notas fiscais de entradas e saídas mais sistemas de controle financeiro e controle de estoque. Com esta opção o associado terá controle total de sua micro ou pequena empresa. E claro, tudo com treinamento e suporte feito pela equipe Aciu.



     



    Registre



    Uma das maneiras mais eficazes de se controlar a inadimplência é manter o banco de dados do SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) sempre atualizado, por isso é fundamental que o empresário associado à Aciu registre o cliente que deixou de pagar sua prestação 30 dias após o vencimento. Além de impedir que o inadimplente faça compras em outras lojas, é uma forma de estimular o recebimento da letra. Cadastre suas notas vencidas no SCPC ainda hoje.



     



    Melhore



    O Sebrae tem vagas disponíveis para o programa gratuito Negócio a Negócio, que atende e orienta empresas e oferece diagnósticos e recomendações para microempreendedores individuais e donos de microempresas. A ideia é auxiliar nas principais dificuldades que esses empresários encontram no dia-a-dia da gestão de seu negócio. O grande diferencial do Negócio a Negócio é que ele vai até você. Ligue para o Sebrae de Umuarama e solicite uma visita. (44) 3622-7028.



     



    Estude



    Quem fica parado é poste, por isso a Unipar (Universidade Paranaense) investe cada vez mais nos cursos EAD, aqueles à distância que facilitam muito a vida do aluno, que pode fazer suas aulas de qualquer lugar que tenha internet. É uma chance fantástica para quem quer investir num futuro melhor. Eles acabam de lançar o curso de pós-graduação em Vendas e Marketing, que tem tudo a ver com quem trabalho no comércio. Saiba mais em http://ead.unipar.br.



     



    Doe



    No Carnaval os estoques de sangue do Hemonúcleo ficam muito abaixo dos níveis seguros, por isso é importantíssimo que se você puder doar sangue na semana que vem, vá até lá, chame os amigos ou destaque seus colaboradores para que doem. Muitas vidas podem ser salvas com uma simples doação. E não importa qual o seu tipo sanguíneo: o importante é que você queira doar para ajudar o próximo. O Hemonúcleo fica na avenida Manaus nº 4444, perto do Centro Cultural.



     



    Sirva



    E por falar em ajudar a quem precisa, esta semana o bispo diocesano de Umuarama apresentou a nova Campanha da Fraternidade, que chegou com o tema “Fraternidade – Igreja e Sociedade” e com o lema “Eu vim para servir”. Vale realmente a pena refletir – e agir – no sentido de servir ao próximo, de doar-se, de enxergar as reais necessidades daqueles que sofrem, talvez um momento de tirar um pouco o foco do próprio umbigo para ajudar quem precisa.



     



    Foco



    Os pacotaços, os aumentos, os reajustes, os realinhamentos e reposicionamentos de preços são, na verdade, facadas profundas no estômago dos empresários, responsáveis por segurar as pontas da economia do País. A impressão que se tem é que os políticos perderam totalmente o medo e estão dando festa de arromba na presença dos famintos. Alguma coisa está fora de ordem e nós, da Aciu, não pretendemos ficar de braços cruzados. Olho vivo e faro fino!



     



     



     


  • Aciu InterAtiva nº 93
    09/02/2015 Leia +

    Sabadaço



    Os sindicatos dos empregados e dos lojistas firmaram acordo no início da semana para transferirem o Sabadão – dia em que o comércio de Umuarama fica de portas abertas no sábado das 9h às 17h – para amanhã (dia 7). A alegação para a mudança do segundo para o primeiro sábado do mês é a de que na próxima semana será Carnaval e muita gente vai aproveitar para emendar a folga e viajar, prejudicando as vendas. Vale lembrar que sábado que vem (14) o horário será normal (até às 13h).



     



    Folia



    Ainda existem muitas empresas em dúvida com relação ao fechamento do comércio no Carnaval. Vamos lá: todas as lojas que ficaram abertas à noite (até às 22h) no período de vendas para o Natal devem dar folga para seus funcionários no dia 16 de fevereiro, véspera de Carnaval, que também será de portas fechadas. Ou seja: muita gente para de trabalhar na sexta-feira e só volta na quarta. Empresas que não trabalharam à noite não devem dar folga e abrir normalmente na segunda, ok?



     



    Especial



    Vamos nos preparando para a abertura do comércio em horário especial. No mês de abril as lojas vão abrir dois sábados seguidos: dias 4 e 11, das 9h às 17h. Em maio, da mesma forma, nos dias 2 e 9, com um detalhe: no dia 8, sexta-feira véspera do Dia das Mães, o comércio vai ficar aberto até às 22h. O acordo para abertura nesses dias já foi confirmado pela presidente do Sindicato dos Empregados no Comércio de Umuarama, Miromar Ponciano de Andrade.



     



    Vez



    Empresas associadas à Aciu, aguardem uma grande novidade para os próximos dias. Nossa entidade acaba de firmar um convênio fantástico com a Noroeste Empreendimento, empresa garantidora de crédito para micro e pequenas empresas, que vão oportunizar empréstimos com juros subsidiados através do Sicoob. Ficou interessado? Mande um e-mail para o endereço contato@aciupr.com.br solicitando mais informações sobre mais este grande produto exclusivo.



     



    Honra



    Equipe de profissionais de coordenação da Associação Comercial e Industrial de Marechal Cândido Rondon (Acimacar) estiveram na Aciu nesta quinta-feira. Os visitantes elogiaram a campanha de Natal e a iluminação da cidade, realizada por nossa entidade, destacando que em nenhuma outra cidade paranaense há este tipo de ação por parte de uma associação comercial. Eles também declararam estar encantados com a beleza e a pujança de nossa cidade. Obrigado.



     



    União



    A visita dos amigos rondonenses, além de agradável e estimulante, serviu também para nos dar um excelente exemplo de que a força de uma entidade se dá pela participação de seus associados. No oeste, como sabemos, a força do associativismo e do cooperativismo é muito grande. Todos eles sabem que apenas com a união de forças é que são possíveis as grandes e importantes conquistas. Vamos ser mais bairristas? Vamos ter mais orgulho de nossa terra? Vamos nos unir?



     



    Queixumes



    As empresas que mais receberam reclamações de clientes e denúncias ao Procon brasileiro em 2014 foram, pela ordem, Oi, Claro, Vivo, Sky, Samsung, Net, Itaú, Tim, Caixa Econômica Federal e Santander.



     



    Foco



    É muito bom ver as lojas do comércio de nossa cidade sempre cheias de gente. É bom ver empresários animados, realizando promoções e determinados em fazer a diferença. Nossa cidade tem um comércio forte, completo, com capacidade para agradar aos mais exigentes consumidores. Vamos investir em treinamento de equipes, melhorar a qualidade no atendimento, fazer sempre mais e melhor para que coisas boas sempre aconteçam. Excelente semana e até a próxima.



     


  • Aciu InterAtiva nº 92
    09/02/2015 Leia +

    Arrocho



    IPVA, IR, IPTU, ICMS e outros Is que atormentam a vida do empresário tiveram reajuste neste ano. E o que fazer, além de pagar sem reclamar? Produzir ainda mais, lutar ainda mais, sempre com a esperança de que dias melhores virão. Os tempos bicudos de economia instável talvez tenham duração maior do que previam os estudiosos, porém uma coisa é certa: esmorecer é pior, baixar a cabeça pior ainda. Vamos unir forças para que possamos passar por este vendaval com dignidade.



     



    Apoio



    A diretoria executiva da Aciu prepara um super produto exclusivo para seus associados, que deve ser lançado ainda em fevereiro. Trata-se de convênio que acaba de ser firmado com a Noroeste Empreendimentos, garantidora de crédito a micro e pequenas empresas, que terão a oportunidade de conseguirem financiamento junto ao Sicoob Arenito com juros subsidiados e sem burocracia. Haverá linhas de crédito de até R$ 100 mil e um montante de R$ 3 milhões para a cidade.



     



    Digitais



    A Fiep – Federação das Indústrias do Estado do Paraná traz mais uma oportunidade para a classe empresarial. É que a gestora de recursos Cventures Primus está buscando empresas de base tecnológica aqui do Sul do Brasil para investir. Pra quem atua nas áreas de TI & Telecom, Negócios Digitais, Ciências da Vida e Tecnologias Limpas, é um prato cheio. Os interessados podem ler um pouco mais sobre o tema no endereço http://scup.it/7q40 ou ligar para (41) 3271-9100.



     



    Doçura



    A Fiep também está organizando, por meio de seu Centro Internacional de Negócios (Cin), uma Missão Empresarial à Feira Gulfood 2015, em Dubai, nos Emirados Árabes Unidos. Será entre os dias 6 e 12 de fevereiro e é dirigida a empresas do setor de alimentos, mais precisamente às indústrias de cacau, balas, doces, massas alimentícias, biscoitos e conservas. Informe-se sobre os pacotes completos ligando para o telefone (41) 3271-9100.



     



    Vagas



    O Sicredi Vale do Piquiri acaba de lançar o Programa de Inclusão de Pessoas com Deficiência, disponibilizando das vagas de empregos para a agência de Umuarama. É a oportunidade que faltava para quem quer trabalhar em uma das melhores empresas do Brasil. Os interessados devem enviar currículo para o e-mail eliane_decesaro@sicredi.com.br ou entrar em contato pelo telefone (44) 3649-7300. Se você conhece alguém com deficiência, indique a oportunidade.



     



    Entrada



    Órgãos públicos em Umuarama efetuaram compras na ordem dos R$ 250 milhões apenas durante o ano de 2014. Sabia que sua empresa poderia ter faturado mais se tivesse participado das licitações? Através do programa Compra Umuarama essas transações foram simplificadas e desburocratizadas, para dar oportunidade para que todos possam vender seus produtos aos órgãos governamentais. A Aciu prepara ações para promover e incentivar o programa entre seus associados. Aguarde.



     



    Mistério



    Que a implantação do sistema de estacionamento rotativo melhorou a vida de quem precisava estacionar na área central da cidade, isso é fato comum. Porém as reclamações são muitas, principalmente pela quantidade de multas aplicadas. Motoristas queixam que nunca encontram uma agente de trânsito (as Azuletes) quando precisam e daí é só virar as costas e está lá a danada da multa. É o mistério da flecha. E algo que prejudica muito a classe empresarial, pois essa “indústria da multa” acaba afastando consumidores, principalmente aqueles que vêm da região.



     



    Fortaleza



    Quanto mais empresas associadas, mais a Aciu cresce e fica forte para defender os direitos de seus associados. Por isso indique novos associados e fique sem pagar sua mensalidade. Este mês temos a honra de dar as boas-vindas aos novos associados Odonto San, Sueli Medeiros Representante Amway, Disk Chopp Colônia, Q Noivas, Neves Confecções e Lima Comercial de Produtos Farmacêuticos.



     



    Foco



    E foi-se janeiro. Que venha um fevereiro repleto de novas e grandes oportunidades. Sigamos sempre lutando com fé em Deus e metendo o pé na tábua. Mande suas ideias para a Aciu, sugerindo eventos, produtos e serviços. Toda equipe está de braços abertos para contribuir com o que for necessário para que o associado fique cada vez melhor. Sabe por quê? Porque a Aciu é a Casa do Empresário. Ótima semana e até a próxima!



     



     


  • Aciu InterAtiva n° 91
    29/01/2015 Leia +

    Folga



    Ouvimos dizer, aqui e ali, que janeiro é um mês morto para o comércio. Você, empresário ativo e cheio de ideias, concorda com essa afirmação? Ou você é daqueles que não se deixa abater por crendices infundadas e aproveita o momento em que tudo parece parado e investe em promoções e ações para reverter o marasmo? Vamos que vamos porque o primeiro mês de 2015 já está em seu final e a força do comércio de Umuarama só tende a aumentar.



     



    Folia



    Vale a pena lembrar a todos os nossos associados que o dia 16 de fevereiro, uma segunda-feira, o comércio de Umuarama não vai abrir suas portas, emendando com o feriado de Carnaval, na terça-feira (17). Isso porque todos os funcionários que trabalharam – duro! – durante todo o período para as vendas de Natal. Quem não abriu em horário especial, até as 22h, não precisa dar a folga.



     



    Feriados



    E por falar em pausas, é bom também que a classe empresarial faça uma sua programação especial para os feriados de 2015 que começam a chegar. E eles serão muitos. Confira a tabelinha abaixo:



     



































































    Data



    Dia da Semana



    Feriado



    03 de Abril



    Sexta



    Paixão de Cristo



    21 de Abril



    Terça



    Tiradentes



    1º de Maio



    Sexta



    Dia do Trabalho



    04 de Junho



    Quinta



    Corpus Christi



    26 de Junho



    Sexta



    Aniversário de Umuarama



    15 de Agosto



    Sábado



    Assunção de Nossa Senhora



    07 de Setembro



    Segunda



    Independência do Brasil



    12 de Outubro



    Segunda



    Nossa Senhora Aparecida



    02 de Novembro



    Segunda



    Finados



    15 de Novembro



    Domingo



    Proclamação da República



    25 de Dezembro



    Sexta



    Natal




     



    Falcatruas



    Volta e meia falamos aqui que malandro raleia mas não acaba. Vejam o alerta que nos faz a equipe do 7º Batalhão de Polícia Militar do Destacamento em Tapira: a vítima recebeu uma ligação de um homem informando que a máquina de fazer recargas de celular de seu estabelecimento estava com problemas e que ela teria que efetuar algumas recargas no celular do supervisor para atualizar o sistema e fazer manutenção do equipamento. O empresário acabou fazendo vinte recargas de R$ 100, que, obviamente, foram para algum sistema de manutenção do crime organizado. Fiquem atentos.



     



    Fraudes



    E por falar em enganação, gente de má-fé e disposta a tudo para enganar o já tão massacrado empresário, fique atento para os boletos enviados pela Associação Comercial e Empresarial do Brasil, corja que atua exclusivamente com o escopo de arrancar dinheiro de gente honesta. Não pague o boleto e por favor o envie para a Aciu.



     



    Fatos



    Todas as ações e investimentos para que a Aciu possa produzir e realizar benefícios em favor de seus associados são pautados na opinião da classe empresarial. Por isso é fundamental que você participe ativamente do dia a dia da Aciu, enviando sua opinião, protesto, dica, solicitação e sugestão. Os canais de comunicação entre o empresário e a Aciu são vários, mas o telefone (44) 3621-6700 e o e-mail contato@aciupr.com.br são os mais diretos. Fique à vontade.



     



    Foco



    O leitor atento deve ter percebido que todas as notas desta coluna Aciu InterAtiva – que hoje chega ao nº 91 – começam com a letra F. Trata-se de apenas de um acaso, mas que também quer transmitir sua mensagem de FORÇA, aquilo que temos quando estamos juntos, caminhando no mesmo rumo. Venha e fique na Aciu, porque esta é a Casa do Empresário. Boa semana e até a próxima.



     



     


  • Aciu InterAtiva n° 90
    29/01/2015 Leia +

    Tempo



    Em termos de vendas, os empresários observam que a primeira quinzena de janeiro de 2015 foi um pouco diferente do mesmo período no ano passado, quando o faturamento foi um pouco maior. Porém, observam também que o problema não está em Umuarama e sabem que trata-se apenas de um momento de transição e que seguramente vai passar rápido. Muita gente aproveitou para viajar, impostos, taxas e rematrículas pipocam, então, não vamos nos apavorar: os ventos vão melhorar.



     



    Melhor



    O que era bom agora ficou ainda melhor. A Certificação Digital da Aciu, sempre entre as três principais do Paraná, agora vai até o empresário. Isso mesmo. É o serviço de validação externa, em que o cliente pode obter seu Certificado Digital Certisign sem sair de casa ou da empresa, basta entrar no site e agendar o serviço presencial, que é realizado com a cobrança de uma pequena taxa. Ligue (44) 3621-6700 e informe-se sobre mais esta facilidade que a Aciu disponibiliza para você.



     



    Compromissos



    Estamos dando início a nossa programação de capacitações para o ano de 2015. Já temos vários encontros agendados, cujos detalhes vamos informando dentro em breve. Agora precisamos de sua ajuda para definirmos quais as necessidades de nossos associados em termos de cursos, oficinas, palestras, treinamentos e missões. Dê sua opinião e sugestão em nosso site, em nossa página do Facebook, por e-mail ou ligando para nossa central de atendimento (44) 3621-6700. Obrigado.



     



    Força I



    O presidente da Aciu, José Celso Zolim, tem dentre usas determinações o estímulo ao cooperativismo e ao associativismo, pois sabe que sonhos sonhados juntos se tornam realidade. É exatamente por isso que foi criado o programa Aciu Um Mais Um, onde o associado que indicar um novo associado ganha uma mensalidade (e se indicar 12 novos sócios fica um ano sem pagar). Quanto mais empresas se unirem, mais a Aciu cresce e fica forte, mais representativa ainda.



     



    Força II



    O Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu está de portas abertas para receber você, empresária dinâmica e cheia de ideias. Além de vários eventos importantes para a cidade, como a Feira Ponta de Estoque, o órgão – braço direito da Aciu – é responsável ainda por promover ações para o estímulo das vendas no comércio. A presidente Carina Previato está convidando mulheres de todas as idades para que façam parte deste grupo, sempre ativo. Ligue e informe-se.



     



    Força III



    E por falar em renovação e força, o Conselho do Jovem Empresário, presidido pelo dinâmico João Vitor Ribeiro Semensato, já prepara sua agenda para 2015. E também está de portas abertas para receber jovens empreendedores que queiram dedicar um tempo de sua agenda para o fortalecimento das empresas associadas, através de ações inovadoras. Se você tem entre 18 e 35 anos, não pode ficar de fora. Sua participação é muito importante para o grupo.



     



    Alerta Vermelho



    Existem em Umuarama hoje quase 250 pessoas aguardando o resultado do exame para detecção da dengue, uma doença terrível e que pode inclusive levar à morte. Não é uma brincadeira: o risco de contaminação é muito grande e todas as pessoas podem ser contaminadas. A prevenção é fácil e a colaboração da população para eliminar o mosquito transmissor (Aedys aegypti) é fundamental. Veja em sua casa ou em sua empresa se existe alguma possibilidade de foco. Olho vivo!



     



    Controle



    A Aciu disponibiliza a seus associados o pacote de serviços chamado Myrp. Exclusivo, ele oferece todos os tipos de controles contábeis e financeiros necessários para que sua empresa – não importa o tamanho – esteja com tudo nos trinques. Desde programa para emissão de notas fiscais e conhecimentos de frete, até para controles de estoque, de bancos, de contas a pagar e a receber. O valor cobrado é irrisório diante do mundo de vantagens que a empresa terá. Ligue e informe-se.



     



    Foco



    Existe sol e sombra para todo mundo. E existem consumidores para todos os tipos de produtos. A chegada de grandes empresas à cidade não vai tirar o comprador da pequena loja, tenha certeza. A empresa que investe em promoções, que oferece uma equipe bem treinada e de bem com vida, disposta a vender, seguramente vai vender e conquistar novos clientes. Quem caminha com fé em Deus e esperança num futuro melhor, sempre vence. Venha e fique na Aciu. A Casa do Empresário.



     


  • Aciu InterAtiva nº 89
    12/01/2015 Leia +

    Rodovia I



    A duplicação da rodovia PR-323 é um assunto sempre presente nas pautas da Aciu, afinal, foi aqui que tudo começou. E quinta-feira, dia 8, mais uma importante reunião foi realizada no auditório da entidade, por solicitação do deputado estadual Fernando Scanavaca, parceiro na luta por esta obra que, quando pronta, seguramente vai transformar a realidade não só de nossa região, mas de todo estado do Paraná. Basta de Rodovia da Morte!



     



    Rodovia II



    No encontro de quinta Scanavaca apresentou, em primeira mão, cópia do projeto original que traz a íntegra de como ficará o trecho compreendido entre o Parque de Exposições e o trevo de saída para Mariluz. Representantes de empresas estabelecidas neste trecho foram convidados a analisar os detalhes da obra para apontarem defeitos e sugerirem alterações para melhorar o resultado final da duplicação, prevista para ser iniciada ainda no primeiro semestre deste ano.



     



    Rodovia III



    As reivindicações e sugestões foram registradas em documento entregue ao deputado Fernando Scanavaca, que acompanha a realização e andamento da obra, a primeira Parceria Público-Privada do Estado. Vale lembrar que a duplicação de 220 quilômetros – entre Maringá e Francisco Alves – será iniciada em duas frentes: uma em Paiçandu e a outra aqui, no trevo do Gauchão rumo ao trevo de saída para Mariluz. O pedágio só começará a ser cobrado depois da obra pronta.



     



    Olho vivo I



    Como costumamos sempre alertar, malandro raleia mas não acaba. É bom ficar alerta para um casal de golpistas que vem agindo em toda a região, sempre da mesma forma. Chegam em uma caminhonete Hilux prata, uma mulher alta, loira, elegante, muito bem articulada. Ele é baixo, um pouco acima do peso. Ambos falam muito bem e vão conversando com os vendedores. Ele volta para o carro e ela rouba o que dá. O fato já foi registrado várias vezes, por isso, fique atento.



     



    Olho vivo II



    E como se não bastassem todas as aflições do dia a dia, ainda existe a tal da Associação Comercial e Empresarial do Brasil, uma entidade criada com o objetivo único de usurpar, enganar, ludibriar e ganhar dinheiro fácil de empresários. Fique muito atento porque em começo de ano a corja começa a enviar os boletos enganadores. Não pague, porque senão simplesmente não dá para receber o valor de volta. Envie o documento para a Aciu.



     



    Juventude



    Estão abertas até o dia 15 de janeiro as inscrições para o processo seletivo agendado, para o preenchimento das vagas remanescentes dos cursos técnicos do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial – Senai. São 2.196 vagas em 32 das unidades no Paraná, incluindo Umuarama. As inscrições podem ser feitas pelo site www.senaipr.org.br/cursostecnicos e a taxa tem o valor de R$ 20. As aulas começam no dia 5 de fevereiro. Os cursos têm duração de um a dois anos.



     



    Contas



    De acordo com relatório emitido pelo SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito) e divulgado nesta sexta-feira, a inadimplência em Umuarama fechou 2014 com um aumento de 10%. Pode parecer, mas não é nada alarmante, já que em muitas cidades brasileiras esse índice ultrapassou os 40%. O órgão divulgou também que o número de consultas ao banco de dados do SCPC caiu 7%. Um perigo, já que consultar é a forma mais segura de se evitar a inadimplência.



     



    Sucesso



    Vamos comemorar: Umuarama novamente bateu todos os recordes no número de autorizações de execução de obras. O setor fechou 2014 com um número de 343 mil metros quadrados de construções civis. A Capital da Amizade também figurou entre os cinco municípios que mais geraram empregos no Paraná, ficando atrás apenas de Curitiba, Ponta Grossa, Araucária e Cascavel. Foram 16.114 admissões, o que correspondeu a 55% dos empregos formais gerados na microrregião que é formada por outros 21 municípios.



     



    Foco



    O ano está apenas começando. Vamos aquecer os motores e partir para cima. Conte sempre com a Equipe Aciu. Envie suas solicitações, sugestões, observações, comentários, enfiem, estamos sempre de portas abertas, porque a Aciu é a Casa do Empresário.



     


Praça Hênio Romagnolli, 3800 87504-380 - Umuarama/PR
Telefone
  • 44 3621-6700
  • 44 8422-1525
  • 44 8422-1493
Facebook Twitter
Prestige