ACIU INTERATIVA

Através do ACIU Interativa, você recebe as principas informações de uma das mais importantes instituições de toda região Noroeste do Paraná. Cadastre seu e-mail a baixo e receba essas informações semanalmente.

RECEBA O BOLETIM POR E-MAIL
  • Aciu InterAtiva nº 51
    17/04/2014 Leia +

    Só no SCPC

    Os associados Aciu têm acesso exclusivo a um mundo de informações sobre os consumidores inadimplentes. Isso porque eles acessam o banco de dados do SCPC, o Serviço Central de Proteção ao Crédito, um sistema da Boa Vista Serviços que contribui para que empresários vendam a prazo com segurança. E as consultas tanto podem ser feitas diretamente no site da Aciu (em www.aciupr.com.br) ou pelo telefone (44) 3621-6733, na Unidade Remota de Atendimento.



    Conhecimento

    Sempre atenta às necessidades de aperfeiçoamento profissional tanto dos associados quanto de seus colaboradores, a Aciu traz para Umuarama a palestra “Holding – Sucessão Empresarial e Familiar”, com o doutor Shiguemassa Iamasaki, que aborda temas como a redução da carga fiscal, planejamento fiscal e contábil, gestão de empresas e compensação e restituição de tributos. A data ainda não foi definida, mas será agora em maio. Ligue e faça sua reserva.



    Recursos

    Marcos Willens Araújo e Marcos Moro, gerentes da Caixa Econômica Federal de Umuarama, estiveram na Aciu na manhã desta quinta-feira, onde anunciaram ao presidente da entidade, José Celso Zolim, que estão programando um pacote com novidades em produtos e serviços CEF exclusivos para a classe empresarial associada à Aciu. Serão linhas de crédito especiais, com juros mais que especiais para fomentar a economia da cidade. Aguardem as novidades.



    Mamãe

    Só restam cinco vagas para o curso “Vitrine: Veículo de Comunicação e Venda”, com a consultora do Sebrae Paula Polizeli, uma das principais especialistas em marketing de varejo do Paraná. A promoção é do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu e será realizada no dia 24 agora, quinta-feira, a partir das 19h no auditório da entidade. Ligue e faça sua reserva pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail contato@aciupr.com.br. Realmente imperdível!



    Oportunidade

    Você sabe o perfil de compra dos umuaramenses? Não? Mas pode ficar sabendo no dia 29 de abril, quando a Aciu apresenta a seus associados uma pesquisa exclusiva realizada pelo Instituto Marplan, em um trabalho encomendado e custeado pela RPC TV, afiliada Rede Globo. Trata-se de uma grande oportunidade para que os empresários associados à Aciu desenvolvam estratégias para conquistar mais clientes. A apresentação será às 8h no auditório da entidade. Reserve sua vaga.



    Bacalhau

    Um acordo entre os sindicatos dos Empregados no Comércio e dos Lojistas do Comércio de Umuarama permite aos supermercados (e mercados, mercearias e demais estabelecimentos do gênero) a abertura em horário especial neste domingo agora, Páscoa, das 8h às 13h. Na segunda-feira, dia 21, é feriado nacional, por Tiradentes, ou seja, tudo fechado. Lembrando ainda que na semana que vem, dia 1º de maio, também é feriado, pelo Dia do Trabalho. Ufa!



    Para a imprensa

    Dorival Dourado, presidente da Boa Vista SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), concede coletiva de imprensa online no próximo dia 23 de abril (quarta-feira), às 11h. Na ocasião serão divulgados dados inéditos da pesquisa “Perfil do Consumidor Inadimplente”, apurada no 1º trimestre de 2014. Para participar envie nome completo, nome do veículo, telefone e e-mail para liliana@tamer.com.br, ou ligue (11) 3031-2388. A coletiva será pela internet. Clique aqui.



    Bem comum

    Quanto mais unimos forças comuns, mais conquistaremos grandes coisas. Não perca tempo com diz-que-diz-que e acredite na força de seu trabalho e sua dedicação. Lembre-se sempre da antiga mensagem: “Pessoas inteligentes falam sobre ideias. Pessoas comuns falam sobre coisas. Pessoas medíocres falam sobre pessoas”. Seu tempo é precioso e pode transformar o mundo a sua volta. Boa leitura e excelente semana.



     


  • Aciu InterAtiva nº 50
    17/04/2014 Leia +

    Bom acordo

    A Aciu possui um setor para a negociação de dívidas não pagas. Os resultados dessas tentativas de acordos são considerados muito positivos tanto por empresários associados quanto por inadimplentes. A advogada Solange Ryska é a responsável por realizar a mediação entre credores e devedores. Se você, associado Aciu, possui títulos, notas, contas, faturas e outros documentos que não consegue receber, entre em contato e desfrute desse serviço exclusivo.



    Estrela

    Para comemorar seus 50 anos, a Aciu está preparando um coquetel que será recheado de surpresas e atrações. Além do resgate do título de Empresário do Ano, o destaque será o show para animar os privilegiados convidados. A escolha do astro está por conta dos associados, que receberam uma lista por e-mail. As respostas devem ser enviadas até a próxima quarta-feira, dia 16, para que a coordenação do evento tenha tempo suficiente para agendar o show. Envie sua opinião.



    Chamariz

    Restam poucas vagas para o curso “Vitrine; Veículo de Comunicação e Venda”, especial para o Dia das Mães, que o Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu traz para Umuarama em parceria com o Sebrae. A capacitação é comandada por Paula Polizeli, uma das principais especialistas em marketing de varejo do Paraná. Ligue e faça sua reserva pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail contato@aciupr.com.br. Trata-se de um curso imperdível!



    Facultativo

    Em abril o comércio de Umuarama teve dois sábados abertos em horário especial, das 9h às 17h (dias 5 e 12). Mas vale destacar que o próximo sábado, dia 19, Sábado de Aleluia, véspera da Páscoa, as lojas vão ficar abertas em horário normal, das 9h às 13h. Algumas lojas vão emendar o Feriadão, mas a maioria vai funcionar normalmente. A única coisa que muda nesse feriado prolongado é que os supermercados (e só eles) vão abrir no domingo (20) das 8h às 13h.



    Rainha

    As lojas associadas à Aciu já receberam o cartaz – muito lindo, inclusive – do Dia das Mães. Agora é só preparar as promoções, incrementar uma vitrine, separar mercadorias com descontos, preparar kits especiais, enfim, é hora de soltar a criatividade e investir em presentes atrativos para elas que são o alicerce de nossas vidas: as mães. Trata-se da segunda melhor data para o comércio brasileiro, por isso é hora também de acreditar que bons resultados podem e serão alcançados.



    Teto

    A já tradicional Feira de Imóveis de Umuarama (Feímu) ganha nova edição entre os dias 17 e 18 de maio, no Pavilhão do Campus III da Unipar. As imobiliárias vão apresentar grandes oportunidades para quem quer comprar a casa própria, investir em imóveis ou em terrenos, salões comerciais, imóveis rurais ou simplesmente fazer excelentes contatos. O evento é uma realização da Associação das Empresas do Ramo Imobiliário de Umuarama – Sistema Venda Rápida.



    Espaço

    O auditório da Aciu possui a estrutura ideal para que você realiza seu evento com conforto e segurança. Palestras, cursos, conferências e demais reuniões – com até 60 pessoas – podem ser feitas neste espaço, que conta com sistema de ar-condicionado e datashow. Esta semana muitas ideias foram apresentadas ali, como os encontros de profissionais da Transportadora CHR, da Nemawashi Cosméticos e do Procon. Faça sua reserva diretamente na secretaria da entidade.



    Aprendizado

    Associados Aciu e seus colaboradores têm desconto mais do que especial na Prepara Cursos Profissionalizantes, que em Umuarama tem sede na avenida Presidente Castelo Branco nº 3638. As opções são variadas, como Informática Avançada e Operacional, Comércio e Serviços, Setor Industrial e Setor Preparatório (Enem e concursos). A escola também disponibiliza cursos de Inglês tradicional e profissional, além de Administração Bilíngue. O telefone é (44) 3056-1850.



    Aprenda

    Quer ter uma aula de varejo? Assista à entrevista que a empresária Luiza Trajano, dona do Magazine Luiz, deu ao programa Manhatan Conection, da Globones. Para quem anda desanimado com as vendas e achando que o comércio varejista vai de mal a pior, é bom ouvir às sábias palavras e uma das empresárias mais respeitadas do Brasil e uma referência para quem tem dúvida em empreender. O vídeo está em http://www.youtube.com/watch?v=WUDU8kLUAPs.



    Ouro

    A diferença quem faz é você: aposte no seu sonho. E faça parte da Aciu. E este informativo já chegou hoje a seu número 50. Uau! Há um pouco mais de um ano você recebe, semanalmente, informações sobre economia, eventos, comércio, varejo e todos os assuntos que interessam a você e à sua empresa. Fique sempre conosco. Boa semana!



     


  • Aciu InterAtiva nº 49
    17/04/2014 Leia +



    Fique de olho

    Todos os associados Aciu estão convidados para participar de Café da Manhã programado para o dia 29 deste mês, às 8h, no auditório da entidade. O encontro é imperdível e vai trazer uma pesquisa inédita sobre o perfil do consumidor de Umuarama, em estudo realizado pelo Instituto Marplan – um dos mais renomados do Brasil – encomendado pela RPC TV. Na reunião também serão abordados outros temas de interesse da classe empresarial. Não perca!



    Honra

    A Câmara de Vereadores de Umuarama prepara sessão solene para homenagear dois umuaramenses que são destaque na sociedade, cada um por sua atuação na defesa dos trabalhadores. Jesuíno Pereira de Oliveira e João Pereira da Silva irão receber o Título de Cidadão Honorário na próxima sexta-feira, dia 11, às 20h, em sessão que contará com a presença de autoridades, familiares e amigos dos homenageados. As portas estão abertas para quem quiser participar.



    Em campo

    Empresários do setor agrícola – principalmente pecuaristas de corte e de leite – estão convidados para participar da reunião técnica sobre Programas de Saúde Animal do Paraná, com ênfase no controle e erradicação da brucelose e da tuberculose animal. O evento está agendado para esta terça-feira, dia 8, das 13h30 às 16h30, no anfiteatro da Sociedade Rural de Umuarama (no Parque de Exposições). Muita informação de primeira para produtores rurais.



    Nome limpo

    Não são só as pessoas físicas que podem ter os nomes comprometidos e registrados no SCPC. Empresas também podem ser registradas no cadastro de inadimplentes disponibilizado com exclusividade pela Aciu para seus associados. O Seproc Empresarial é um produto que informa se uma empresa possui cheques sem fundo, restrições em cartórios e protestos, além de indicar se pesam sobre elas ações na Justiça. Saiba mais sobre este excelente produto.



    Curiosidade

    O IFPR traz para Umuarama a I Jornada de Ensino de Astronomia, entre os dias 7 e 11 de abril. Destaque para a cerimônia de encerramento, que terá palestra do astronauta Marcos Pontes com o tema “Missão Especial Brasileira”, no dia 11 de abril, às 19h30 no Teatro Neiva Pavan (Unipar sede). É preciso confirmar presença com Elenice pelo telefone (44) 3621-8600. O evento tem apoio do CNPq e do curso de Astronomia da Universidade Estadual de Ponta Grossa.



    Segurança

    O presidente da Aciu, Celso Zolim, participou da cerimônia de instalação do 25º Batalhão da Polícia Militar do Paraná, realizada na manhã desta sexta-feira, dia 4, em Umuarama. O evento contou com a presença do governador Beto Richa e o comandante geral da PMPR, coronel César Vinícius Kogut, que deram posse ao major Ênio Soares dos Santos. Finalmente Umuarama deixa de pertencer ao Batalhão de Cruzeiro do Oeste.



    Conhecimento

    O saber mais é sempre bem-vindo, por isso use sem moderação os itens da Videoteca da Aciu, que conta com mais de 300 títulos voltados para a capacitação empresarial. Tudo de graça para os associados. A coleção conta com títulos voltados para o trabalho em equipe e relações humanas, motivação e atitude, atendimento, vendas, marketing, alta gerência e liderança, entre outras. Entre em contato com a equipe Aciu e faça sua reserva.



    Trombone

    Além de castigada pela carga tributária escorchante e burocracia de fazer vergonha, o empresário brasileiro ainda tem de conviver com as milhares de tentativas de golpes. Sempre tem um espertinho querendo arrancar dinheiro, por isso é preciso estar sempre atento, ligadíssimo. Denuncie, chame a polícia, contacte a Aciu, coloque a boca no trombone se souber de algum tipo de golpe correndo na praça. Seja pessoalmente ou aqueles aplicados via internet, os golpes têm de acabar. Vamos nos unir para tentar desestabilizar essa corja de bandidos.



    Tempo

    Assim como neste sábado, dia 5, o comércio de Umuarama fica de portas abertas das 9h às até 17h, sábado que vem, dia 12, também é dia de Sabadão. Aproveite este tempo a mais para fazer ótimas vendas, por isso prepare promoções, descontos especiais, produtos para ofertas, arrume uma boa vitrine, estimule sua equipe de trabalho que seguramente os resultados serão excelentes. E utilize seus espaços publicitários para divulgar essas oportunidades.



    Fim

    A beleza da vida é que ela sempre está mudando. Ela é como um rio: não pode parar. O que nos resta é aproveitar o presente sem pensar muito no passado nem no futuro. Boa semana e boa leitura!



     


  • Aciu InterAtiva nº 48
    31/03/2014 Leia +

    Mais vendas



    O Conselho da Mulher Empresária da Aciu, em parceria com o Sebrae, traz para Umuarama o supercurso “Vitrine: Veículo de Comunicação e Venda”, com Paula Adriana Polizeli Rodrigues, administradora pela UEM e especialista em gestão de varejo. Dentre outras coisas, os participantes vão aprender a transformar a vitrine em um ponto de venda através da adequação correta dos produtos, materiais, cores e iluminação. Imperdível e com poucas vagas. Ligue (44) 3621-6700.



     



    De volta



    Importante entidade para o desenvolvimento da economia regional, a Cacier (Coordenadoria das Associações Comerciais e Industriais dos Municípios Entre Rios) está desativada há alguns anos, porém a Faciap (Federação das Associações Comerciais e Industriais do Paraná) resolveu intervir para estimular a retomada das atividades. Dois empresários, da diretoria da Aciu, serão indicados para fazer parte da nova diretoria: João Vitor Ribeiro Semensato e Regina Celia Rodrigues Lima.



     



    España mía



    Por falar em Faciap, a entidade está organizando uma missão empresarial imperdível para a região conhecida como Países Bascos, que inclui as cidades de Garapén, Bilbao e Pamplona. O foco da missão, programada para acontecer entre os dias 9 e 17 de maio, é o desenvolvimento regional, principal bandeira do associativismo paranaense. Os interessados podem entrar em contato com a Aciu, falar com Anita pelo telefone (44) 3621-6700 ou e-mail contato@aciupr.com.br.



     



    Pequenos...



    Começa nesta segunda-feira, dia 31, e segue até 4 de abril, mais uma edição da Semana do Microempreendedor Individual, uma realização do Sebrae que conta com apoio da Aciu. A programação será repleta de atividades, como palestras, oficinas, orientações sobre o processo de formalização e a declaração anual do Simples Nacional, tudo feito por quem entende do riscado e, melhor ainda, tudo sem custo algum.



     



    ...Gigantes



    Aqui em Umuarama, durante toda a semana, das 8h às 12h e das 14h às 18h, os consultores do Sebrae vão receber os microempreendedores individuais que necessitarem de informações sobre formalização, declaração anual e outras dúvidas. E na segunda-feira, dia 31, às 19h30, acontece a oficina “Sei Empreender”, para quem está pensando em montar o próprio negócio mas ainda tem algum tipo de dúvida. O escritório do Sebrae fica na avenida Brasil nº 3.404.



     



    Especialização



    Esta semana dois eventos fizeram o maior sucesso no Espaço de Eventos da Aciu: o primeiro foi promovido pela Auto Peças São Paulo (curso Montagem e Desmontagem da Caixa de Mudança de Caminhões Volkswagen), com o instrutor Filemon Rodrigues, da Cinpal Peças, de Taboão da Serra (SP). O segundo foi o curso de Automaquiagem, com produtos Mary Kay, promovido pelo Conselho da Mulher Empresária da Aciu. Veja fotos em nosso site.



     



    Juntos



    A promoção “Um Mais Um” da Aciu premia o empresário que indica um novo associado para a entidade. Funciona assim: se você, associado, indicar um novo associado, ganha uma mensalidade. E se indicar 12 novos associados, fica um ano sem pagar mensalidade. Já pensou, que bacana?! E além disso, todos saem ganhando, pois quanto mais nossa entidade cresce, mais ela se fortalece e conquista novos produtos e serviços. A Aciu é a Casa do Empresário.



     



    Dobrado



    O mês de março está chegando ao fim. Então vale a pena lembrar que o mês de abril terá dois sábados com abertura em horário especial: no primeiro e no segundo sábado, 5 e 12, as lojas do comércio ficarão abertas das 8h às 17h. Bom para quem trabalha a semana inteira e não tem tempo para fazer suas compras sossegado. Bom para quem vende, que pode receber consumidores de toda a região e realizar grandes negócios. E estando bom para ambas as partes... Boa semana!


  • Aciu InterAtiva nº 47
    31/03/2014 Leia +

    Desaforo I



    Micros e pequenos empresários estão preocupadíssimos – e com toda razão – com relação à Substituição Tributária, uma facada a mais no ICMS (Imposto Sobre Circulação de Mercadorias). A luta para derrubar mais esta cruz que pesa sobre as costas de quem empreende já vem desde 2012, mas até agora nada: os Tribunais vêm mantendo a legalidade da cobrança. É caro, é injusto e é uma bitributação, porém deve ser pago, sem choro nem vela.



     



    Desaforo II



    O departamento jurídico da Aciu está trabalhando no sentido de encontrar ao menos uma alternativa para tentar socorrer seus associados dessa insolência que é a Substituição Tributária. Há de haver, em algum Tribunal, alguém que consiga enxergar que a ST é uma afronta direta ao empresário, já tão castigado pela carga tributária normal. A indicação da Aciu é para que o pagamento seja feito regularmente. E, dentro em breve (espera-se), o quadro será revertido.



     



    Consta



    Existem hoje 20.629 pessoas com o nome registrado junto ao SCPC de Umuarama – que inclui os municípios de Maria Helena, Cafezal do Sul, Perobal e Xambrê e o valor das dívidas (sem atualização monetária) está em R$ 11 milhões. Das pessoas com o nome registrado, 77% devem apenas em um lugar, 22% têm de 2 a 5 registros e 1% têm mais de 5 registros. Vinte e oito por cento dos cadastrados têm dívidas de até R$ 50 e 62% devem entre R$ 100 e R$ 500.



     



    Atualize



    Para que o cadastro do SCPC esteja sempre nos trinques, é preciso que você, empresário associado à Aciu, mantenha os dados atualizados. Ou seja, inclua os clientes devedores com a maior brevidade possível e exclua os nomes daqueles que já acertaram suas contas. Outra dica importante é: sempre consulte antes de fazer uma venda a prazo. Mesmo que o cliente já tenha comprado antes e tenha um cadastro liberado, é bom consultar a cada nova venda.



     



    Só os mercados



    Na nova Convenção Coletiva de Trabalho consta a autorização para que os supermercados abram suas portas no domingo de Páscoa, que este ano cai no dia 20 de abril. Mas vale ressaltar que apenas os supermercados podem ficar abertos neste dia. E apenas até as 13h. Lembrando também que no dia seguinte, a segunda-feira 21 de abril, é comemorado o dia de Tiradentes e é um feriado nacional, com todo o comércio fechado.



     



    Controle



    O Sescap traz para Umuarama a palestra “eSocial”, destinada a orientar empresas e empresários sobre o novo sistema que o governo federal vai implantar para conferir o cumprimento das obrigações trabalhistas e previdenciárias. Será na próxima quarta-feira, dia 26, no auditório do Spazio Hotel (na praça da Unipar, campus sede), das 14h30 às 17h30. As inscrições devem ser feitas diretamente do Sescap e os associados Aciu têm desconto. Ligue (44) 3622-5199.



     



    Móveis



    O Senai de Umuarama está com inscrições abertas para o curso de Marceneiro Especialista em Painéis, com duração de 250 horas e que vai preparar profissionais para que projetem e confeccionem produtos de madeira, interpretem projetos, desenhos e especificações, dentre outras funções. As aulas vão de 1º de abril ao dia 6 de agosto, na sede da unidade, que fica bem no início da rodovia saída para Xambrê. Saiba mais pelo telefone (44) 3626-8478.



     



    Sabadão



    Por falar em o que abre e o que fecha, em abril o comércio de Umuarama vai abrir em dois sábados em horário especial: no primeiro e no segundo, ou seja, dias 5 e 12, das 9h às 17h. O acordo também já foi assinado entre os sindicatos dos patrões e dos empregados e visa tanto dar oportunidade ao empresário faturar um pouco mais, ficando aberto em horário especial, quanto para os funcionários, que têm a chance de venderem mais e ganhares mais comissão.



     



    Fachadas



    Restam vagas para o curso de Vitrinismo para o Dia das Mães, com Paula Polizeli, especialista em Comunicação Visual e consultora do Sebrae Maringá. O coquetel será no dia 23 de abril, às 19h30, com vagas limitadas. O investimento é de R$ 30 para associados e R$ 50 para não-associados e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria da Aciu ou por telefone. Corra!



     



    Folhas



    Desde quinta-feira, dia 20, estamos vivendo o outono, estação do ano intermediária ao verão e ao inverno. Ele chegou trazendo chuvas, que significam fartura. Não desanime: a tendência é de que as vendas só melhorem a partir de agora. Erga a cabeça, prepare sua equipe, faça promoções, arrume uma vitrine linda, enfim, todas as ações são importantes para atrair novos clientes. Boas vendas e excelente semana!


  • Aciu InterAtiva nº 46
    17/03/2014 Leia +

    Às claras



    A diretoria executiva da Aciu realizou, no início da noite de sexta-feira, sua Assembleia Geral Ordinária, conforme determina o estatuto da entidade. A oportunidade serviu para que os associados interessados tivessem acesso aos documentos para prestação de contas (livros Caixa, balancetes e balanço patrimonial) referentes ao ano de 2013. Também foram discutidos assuntos e temas de interesse dos associados, que já somam quase 1,4 mil.



     



    De fora



    A próxima quarta-feira, dia 19, acontece a palestra “Importação Sem Segredos” e lançamento da missão empresarial à China, onde empresários podem participar da 116ª edição da Canton Fair, a maior feira do mundo. O café da manhã terá início às 8h e a instrutora Lígia Pereira pretende desmistificar o assunto importação e levar conhecimento para a implementação de um processo de importação. O evento é gratuito e as vagas devem ser reservadas na Aciu.



     



    Beleza pura



    Restam apenas algumas vagas para o curso “Automaquiagem”, que o Conselho da Mulher traz para Umuarama em homenagem ao Dia da Mulher. Rosângela Moura, diretora executiva de vendas da Mary Kay, vai comandar o evento, programado para o dia 26 de março, às 19h30, no auditório da Aciu. Corra, ligue e reserve sua vaga pelo telefone (44) 3621-6700. Vale destacar que trata-se de um mimo oferecido gratuitamente apenas às mulheres associadas Aciu.



     



    Capacitação



    A Aciu acaba de adquirir um acervo com mais 30 títulos para sua Videoteca. O setor, de acesso gratuito para os associados, soma agora 200 itens. A coleção conta com títulos voltados para o trabalho em equipe e relações humanas, motivação e atitude, atendimento, vendas, marketing, alta gerência e liderança, entre outras. Ligue e faça sua reserva. E a lista com todos os títulos pode ser acessada no site da entidade em www.aciupr.com.br.



     



    Alerta



    Sempre batemos nessa tecla: todo cuidado é pouco para evitar as tentativas de golpe que os espertalhões querem aplicar nos empresários. Esta semana tivemos denúncias e relatos de uma nova modalidade: um homem liga dizendo que efetuou um depósito com valor maior na conta da empresa, referente a uma compra realizada. Essa pessoa pede para que seja feito um depósito da diferença do dinheiro. Não faça isso, não se engane. E denuncie!



     



    Experts



    Policiais civis e agentes da Secretaria Estadual de Justiça, Cidadania e Direitos Humanos (Seju) de Umuarama passaram por treinamento oferecido pela Divisão Policial do Interior. O curso foi realizado no auditório da Aciu e o treinamento prático de abordagem foi comandado pelo investigador Carlos Alberto Azevedo, professor de operações policiais pela Escola Superior de Polícia Civil. Seguramente toda a sociedade vai sair ganhando.



     



    Relax



    O IFPR (Instituto Federal do Paraná), parceiro da Aciu, está com vagas abertas para o curso de Massagista, no sistema de Formação Inicial e Continuada. As aulas são presenciais no período da manhã e a carga horária é de 240 horas. As inscrições se encerram no dia 18, próxima terça-feira, e podem ser feitas diretamente no site da entidade, onde está também o edital, em www.umuarama.ifpr.edu.br. O telefone para contato é o (44) 3361-6200.



     



    De olho



    Talvez a frase “Dengue mata” já tenha sido dita tantas vezes que nem chame mais a atenção, mas esteja atento e preste bem atenção: a dengue é uma doença que pode matar! A Aciu participa do Comitê Municipal da Dengue, com o diretor João Bortolato e a presidente do Conselho da Mulher, Carina Previato. Os números são alarmantes e o risco é iminente. Faça sua parte, junte uma turma e faça uma operação pente-fino em sua empresa. Uma simples tampinha de garrafa pode ser o criadouro do mosquito. Muita atenção e boa semana!



     



     


  • Aciu InterAtiva nº 45
    31/03/2014 Leia +

    Flores



    “A mulher é o alicerce mais forte das grandes edificações. Ela traz em si a beleza de todas as flores e transmite ao mundo que a paz sempre será possível. A mulher é o escudo nas grandes batalhas e a muralha que defende e protege a família inteira nos momentos de guerra. É ela que seca as lágrimas para não se mostrar frágil e ao mesmo tempo se põe entregue diante de um gesto de carinho”. Este é um trecho da mensagem enviada pelo Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu a todas as empresárias de Umuarama e região. Neste dia 8 de março, dia delas, rendemos todas as homenagens e essas deusas.



     



    Em março



    E para comemorar o Dia Internacional da Mulher, o Conselho da Mulher Empresária da Aciu vai presentear as associadas com um curso de automaquiagem, ministrado por Rosângela Moura, diretoria executiva de vendas da grife americana Mary Kay. Restam apenas algumas vagas, por isso corra. Será no dia 26 de março, uma quarta-feira, às 19h30, no auditório da Aciu. Lembrando que o evento não tem custo algum para as mulheres associadas, ok?



     



    Mimos



    A diretoria da Aciu ofereceu um café da tarde a todas as suas colaboradoras e o momento de descontração serviu para que elas discutissem o valor da mulher e seu papel no mundo atual. Dos 12 colaboradores diretos que a Aciu possui, nada menos que 12 são mulheres. É a instituição mais feminina da cidade. Ah, e o Sescap, em reconhecimento a esse brilho todo, enviou uma caixa com docinhos para cada uma das mulheres. Doce gentileza!



     



    Holofote



    A empresa umuaramense Alimentos Zaeli é destaque em matéria de duas páginas na revista Distinção, publicação curitibana dirigida a associações comerciais, federações, cooperativas e órgãos públicos do Paraná. Com direito a chamada de capa, a publicação rende uma homenagem aos 45 anos da Zaeli, comandada pela família Zago. Destaca também a mais nova unidade da empresa, aberta em Astorga através do Programa de Industrialização daquela cidade.



     



    Facilidade



    Quem tem Certificado Digital da Certisign, emitido na Aciu, só tem a comemorar nesses tempos em que o Leão vai dar a sua mordida. Contribuintes que utilizam o modelo completo e o simplificado da Declaração do Imposto de Renda Pessoa Física – IRPF e possuem certificado digital e-CPF serão beneficiados com o pré-preenchimento automático da declaração em 2014. O e-CPF é uma versão digital do CPF, disponível às pessoas físicas que desejam fazer transações no ambiente virtual com a segurança que a assinatura digital proporciona. Procure a Aciu.



     



    Faça mais



    O Movimento Nós Podemos Paraná, articulado pelo Sesi-PR, está com as inscrições abertas para a 4ª Edição do Selo ODM. A certificação reconhece empresas e instituições públicas e do terceiro setor que realizam ações em prol dos Objetivos de Desenvolvimento do Milênio (ODM). O Selo amplia a visibilidade das empresas que possuem projetos sociais. As inscrições são gratuitas e vão até 30 de abril no site www.nospodemosparana.org.br.



     



    De fora



    No dia 19 de março, às 8h, será realizada na Aciu a palestra “Importação Sem Segredos”, dirigida a empresários, gerentes, líderes e demais interessados na execução de processos de importação. O café da manhã marca ainda o lançamento de missão empresarial à 116ª Canton Fair, na China. O evento é gratuito para associados Aciu e as reservas e inscrições podem ser feitas pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail contato@aciupr.com.br.



     



    Mamães



    Restam poucas vagas para o curso de Vitrinismo para o Dia das Mães, com Paula Polizeli, especialista em Comunicação Visual e consultora do Sebrae Maringá. O coquetel será no dia 23 de abril, às 19h30, com vagas limitadas. O investimento é de R$ 30 para associados e R$ 50 para não-associados e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria da Aciu ou por telefone.



     



    Templo



    Sua empresa é importante não só para você e sua família. Tenha certeza de que ela é fundamental também para sua cidade, para o Paraná e para o Brasil. Não importa se ela é micro, pequena, média ou grande. O importante é saber que ela gera empregos, movimenta a economia e traz reais oportunidades para muitas pessoas. Tenha orgulho em ser empresário. E faça parte da Aciu.


  • Aciu InterAtiva nº 44
    31/03/2014 Leia +

    É Carnaval



    Como o combinado não custa caro, segunda-feira, dia 3 de março, é dia de dar folga para todos os trabalhadores do comércio varejista de Umuarama. Todo mundo vai folgar segunda e terça, para voltar na quarta-feira, dia 5, com pique total para fechar grandes vendas. Lembrando que só para o comércio que abriu à noite durante a época do Natal. A Aciu também vai ficar fechada nesses dias e volta também com força total na quarta-feira, oito horas da manhã.



     



    É Sabadão



    A semana que vem vai ficar meio espremida, mas não significa que os empresários não vão poder fazer grandes negócios. Até porque é a semana do Sabadão! Dia 8 as lojas do comércio de Umuarama ficam abertas em horário especial até as 17h, muito tempo a mais para receber consumidores não só da cidade como de toda a região. Prepare promoções, descontos e condições especiais que seguramente sua loja será destaque.



     



    Contribuir...



    Todas as empresas associadas à Aciu receberam comunicado alertando que equipes da Polícia Civil de Umuarama vão realizar uma operação especial para fiscalizar o recolhimento da Taxa de Segurança, devida por pessoas físicas e jurídicas que se enquadrem na lista de atividades fornecida pela Secretaria de Segurança Pública do Paraná. Bares, lanchonetes, oficinas, chaveiros, alarmes, hotéis, postos de combustíveis e muitas outras.



     



    ...é preciso



    O valor da Taxa de Segurança não é alto, mas deve ser pago dentro do prazo, caso contrário as empresas devedoras serão lançadas na Dívida Ativa do Estado, onde as implicações aumentam. Qualquer dúvida sobre se sua empresa deve recolher o tributo, basta entrar em contato com a equipe do Funrespol pelo telefone (44) 3639-6557 ou dirigir-se diretamente ao escritório, que fica na avenida da Estação nº 2400, ao lado do IML.



     



    Belíssimas



    Em homenagem ao Dia Internacional da Mulher, que será comemorado no próximo sábado, o Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu vai realizar – gratuitamente! – o Curso de Automaquiagem, ministrado por Rosângela Moura, diretora executiva de vendas da grife americana Mary Kay. Será dia 26, às 19h. As vagas são limitadas e apenas para mulheres associadas. As reservas devem ser feitas pelo telefone (44) 3621-6700.



     



    Imagem



    E por falar em Conselho da Mulher, mais um evento já está programado. Trata-se do curso Vitrinismo para o Dia das Mães, com Paula Polizeli, especialista em Comunicação Visual e consultora do Sebrae Maringá. O coquetel será no dia 23 de abril, às 19h30, com vagas limitadas. O investimento é de R$ 30 para associados e R$ 50 para não-associados e as inscrições podem ser feitas diretamente na secretaria da Aciu ou por telefone.



     



    Mundo afora



    Um dos empresários mais prestigiados de Umuarama, tanto por sua inteligência quanto por sua humildade, Humberto Vignoli participou do 1º Encontro de Negócios Internacionais de Maringá. Vice-presidente da ACIU, Vignoli apreciou painéis e trabalhos sobre o mercado canadense, em pesquisas realizadas pela Câmara de Comércio Brasil-Canada. O evento, chamado "Doing Business in Canadá" (Fechando negócios no Canadá) foi uma ação da Associação Comercial de Maringá.



     



    Feras



    Celso Zolim, presidente da Aciu, esteve em Curitiba esta semana, onde participou de reunião do Conselho de Entidades Empresariais do Paraná. O evento apresentou novos produtos e serviços da Boa Vista (administradora do SCPC) e da Associação Comercial do Paraná. Ele também se encontrou om Ricardo Barros, secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul, e Guilherme Afif Domingos, ministro-chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República.



     



    Parceiros



    A diretoria do Sistema Venda Rápida de Imobiliárias lançou na manhã de sexta-feira (28), no auditório da Aciu, o Programa Venda Rápida, que será veiculado semanalmente aos domingos, das 9h30 às 10h30, na TV Caiuá – Canal 32. A apresentadora será a jornalista Daiane Rossano. Criado em agosto de 1991, o Sistema Venda Rápida é pioneiro no País na reunião de corretores profissionais com o objetivo de oferecer ao cliente um número maior de oportunidades de bons negócios.



     



    Novo tempo



    Depois que o Carnaval passar, vamos que vamos metendo brasa na fogueira. Muita gente diz que no Brasil o ano só começa agora. Então tá combinado: vamos começar de cabeça erguida, com muita esperança e fé de que sempre dias melhores virão. Ótima semana a todos.



     


  • Aciu InterAtiva nº 43
    25/02/2014 Leia +

    Cancelado



    Infelizmente a deputada estadual Cida Borghetti não vai poder mais vir a Umuarama. Ela ligou pessoalmente para se desculpar e lamentar a impossibilidade de conciliar a visita ao Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, onde iria realizar palestra sobre o papel da mulher nos dias de hoje. Agora Carina Previato, presidente do Conselho, busca nova atração para homenagear o Dia Internacional da Mulher.



     



    Olho vivo



    Empresários e administradores de empresas devem sempre, sempre estarem atentos às tentativas de golpe que uma horda de usurpadores vive tentando aplicar. Não abra e-mails de cobranças, de boletos suspeitos, de comunicados de depósitos (mandam até tentadoras cópias dos depósitos efetuados!), de recadastramento de contas bancárias, de autos de infração de órgão governamentais, enfim, os hackers são muito espertos. Resta ter muito olho vivo e faro fino. Um outro golpe comum nesse começo de ano (e no final dele também) são os monstros dos catálogos telefônicos, criaturas do mal que ligam enganando as pessoas, pedindo para “apenas confirmar alguns dados” e quando menos se espera chega um boleto de valor impublicável. Alerte todos os seus colaboradores, converse com as equipes, vamos ficar todos antenados contra os malfeitores.



     



    Estradão



    Aviso aos navegantes das estradas brasileiras: a Aciu vai oferecer um serviço exclusivo aos motoristas, caminhoneiros, carreteiros e afins. A emissão de Conhecimentos de Transportes Rodoviários de Cargas, tudo feito diretamente no site da entidade, de forma fácil e objetiva. A equipe já está preparada para oferecer todo o treinamento necessário. Indique um novo associado e ganhe sua mensalidade.



     



    Virtual



    E por falar em serviços Aciu, a Certificação Digital é um produto importantíssimo disponibilizado a todas as pessoas que necessitam realizar transações e negócios via internet. É uma assinatura digital, uma ferramenta que traz total segurança às negociações virtuais. E com a Certificação Digital Certisign você tem a certeza de que seus dados jamais ficarão expostos ou vulneráveis. Certifique-se com segurança: certifique-se na Aciu.



     



    Assumu



    Você conhece o trabalho realizado na Assumu (Associação de Assistência aos Surdos de Umuarama)? Ainda não? Então faça uma visita à instituição – fica na rua Voluntários da Pátria nº 2710, no finalzinho da avenida Presidente Castelo Branco. A entidade está precisando de sua ajuda para que possa ampliar sua rede de atendimento, oferecendo cada vez mais atenção a crianças, adolescentes e jovens com problemas de audição. O telefone é (44) 3055-3843.



     



    Feras



    O Sescap convida para o 2º Encontro de Empresas de Serviços do Paraná (Enescopar), que acontece entre os dias 16 e 18 de março em Curitiba. Na pauta temas para inovação e transformação, com palestras comandadas por Drauzio Varella, Walter Longo, Silvio Meira, Ricardo Amorin e Miguel Nicolellis. As inscrições podem ser feitas no site www.enescopar.com.br.



     



    Pequenas



    Ricardo Barros, secretário de Estado da Indústria, do Comércio e Assuntos do Mercosul e presidente do Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná, convida empresários para participar da 5ª Reunião Extraordinária, que será realizada na próxima terça-feira (25), das 9h30 às 11h30, com a participação do ministro chefe da Secretaria da Micro e Pequena Empresa da Presidência da República, Guilherme Afif Domingos. O evento será no auditório da Associação Comercial do Paraná e mais informações estão no site www.forumpme.pr.gov.br.



     



    Força



    Não se atenha e nem ligue para mensagens desanimadoras de que tudo vai mal. Pessoas inteligentes não se deixam levar pelo pessimismo puro e simples. Siga com fé que os resultados sempre serão positivos. Boa semana.



     



     


  • Aciu InterAtiva nº 42
    25/02/2014 Leia +

    Fica pra próxima



    Ainda não será dessa vez que a Feira Ponta de Estoque será realizada no Centro de Eventos de Umuarama. Infelizmente a Prefeitura comunicou, através da Secretaria de Indústria e Comércio, que as obras no local não vão estar concluídas até agosto, mês que acontece a maior feira do comércio varejista do Noroeste do Paraná. Mesmo diante da notícia, a presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, Carina Previato, disse que não vai desanimar e que o evento será mais uma vez uma grande oportunidade para consumidores, expositores e visitantes.



     



    Crescimento



    Quem investe em qualidade e não desvia o foco da determinação de crescer, seguramente cresce e aparece. Foi com esta frase que o presidente da Aciu, Celso Zolim, definiu o espírito empreendedor dos diretores da escola de idiomas CNA, que inaugurou sua sede própria na noite da última quinta-feira (13). O local ficou realmente impressionante e tem tudo para crescer ainda mais. Acompanhado do tesoureiro da Aciu, Orlando Luiz dos Santos, Zolim destacou ainda que toda a cidade sai ganhando com investimentos desse nível. A nova CNA fica na rua José Honório Ramos.



     



    Visita



    O assessor jurídico da Aciu, advogado Arlindo Vieira, acompanhado da secretária executiva Anita Gonçalves Dias e da advogada Solange Ryska, foi até Cianorte na noite da última quinta-feira (13), onde representou Celso Zolim na 7ª Cerimônia de Adesão Coletiva da Acic (Associação Comercial e Empresarial de Cianorte). O convite para o intercâmbio foi feito pessoalmente pelo presidente José Claudinei Rocco, o Rocão.



     



    Honra I



    O presidente da Aciu foi convidado especial do Major Enio Soares dos Santos, comandante do 5ª Companhia de Polícia Militar de Umuarama para a cerimônia, na manhã de sexta-feira (14), em homenagem a policiais militares que dedicam suas vidas na defesa de toda a sociedade umuaramense e também da região. Cada profissional foi agraciado com um diploma de Honra ao Mérito, em pergaminho, emitido pela Assembleia Legislativa do Paraná, em resposta ao projeto apresentado pelo deputado estadual Mauro Moraes. “Um justo reconhecimento a esses homens e mulheres que literalmente colocam suas vidas à disposição da sociedade”, observa Celso Zolim.



     



    Honra II



    Também parte do projeto apresentado pelo deputado Mauro Moraes – e aprovado por unanimidade na Assembleia Legislativa do Paraná –, policiais civis de Umuarama também foram agraciados com o diploma de Honra ao Mérito emitido pela Alep. A cerimônia de entrega foi realizada no Auditório da Aciu na tarde de sexta-feira (14) e foi acompanhada pelo delegado chefe da 7ª Subdivisão de Delegacia de Polícia, Pedro Luiz Fontana Ribeiro, e pelos delegados adjuntos Fernando Hernandes Martins e Antonio Colombo, além do prefeito Moacir Silva.



     



    Ouro



    Já está em fase de criação a campanha para o Dia das Mães de 2014. As novidades devem ser apresentadas em breve aos associados Aciu.



     



    Transparência



    O tesoureiro da Aciu, empresário Orlando Luiz dos Santos, foi o representante da entidade na Assembleia Geral da Cooperativa de Crédito Sicredi Vale do Piquiri. O disputado jantar foi realizado no Buffet Kaskata e reuniu autoridades, empresários, investidores e cooperados em torno dos números positivos que o Sicredi obteve em 2013.



     



    Juntos



    A data já foi definida: dia 14 de março de 2014, às 18h, será realizada a Assembleia Geral Ordinária da Aciu. Trata-se de um momento especial, onde os associados têm a oportunidade de apreciar o balanço financeiro da entidade referente ao ano de 2013, além de poderem opinar sobre assuntos de interesse da classe empresarial. Marque em sua agenda e participe desse importante encontro.



     



    10.000



    O presidente da Aciu, Celso Zolim, divulgou um balanço em números sobre o jornal Umuarama Ilustrado, que neste domingo comemora a sua décima milésima edição. A homenagem apresenta alguns dados no mínimo curiosos sobre o periódico, um dos mais importantes de toda a região Noroeste do Paraná. E em nome de toda a equipe Aciu, votos de parabéns a toda Família Ilustrado.



     


Praça Hênio Romagnolli, 3800 87504-380 - Umuarama/PR
Telefone
  • 44 3621-6700
  • 44 8422-1525
  • 44 8422-1493
Facebook Twitter
Prestige