Comerciantes comemoram resultados e lamentam que comércio não ficou aberto na sexta-feira até pelo menos às 20h
As vendas para o Dia das Mães de 2013 superaram as mais otimistas das expectativas. De acordo com lojistas do comércio, o aumento foi superior a 30% em comparação com a data no ano anterior. E o sucesso nas vendas só não foi maior, segundo os empresários, porque as lojas não puderam abrir em horário especial na sexta-feira, dia 10, até pelo menos às 20h.
Na análise do presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), José Celso Zolim, a expectativa era de um aumento nas vendas em torno dos 10%. “Mas ficamos muito felizes ao entrevistar empresários e gerentes das principais lojas do comércio local, pois todos eles foram unânimes em dizer que as vendas foram consideradas excelentes, realmente excepcionais. E todos foram unânimes também em lamentar a não-abertura em horário especial na sexta”, contou.
Zolim relata que o Dia das Mães é considerado um segundo Natal para os comerciantes. “O apelo emocional das propagandas aliado ao peso do sentimento que todos os filhos têm por suas mães transformam a data em uma grande oportunidade para as vendas de presentes. Sem dizer que a variedade de produtos que o comércio de Umuarama oferece é realmente grande. Na sexta-feira (10) foi uma pena observar, por volta das 18h20, o grande movimento nas lojas, que tiveram de praticamente fechar as portas na cara dos clientes”, comentou Zolim.