TURISMO

Atividade turística desponta como alternativa de renda

Umuarama está localizada em uma posição estratégica, próxima da divisa dos Estados do Paraná e do Mato Grosso do Sul e perto da fronteira com o Paraguai. Acontece na região uma transição geográfica importante, com mudanças de solo, de vegetação e de relevo bastante visíveis. Estes fatores, somados, proporcionam ao local inúmeras belezas naturais e atrações que estão começando a chamar a atenção e movimentar a atividade turística.

A ideia de explorar o turismo como atividade econômica é recente. Seus idealizadores encontraram, no planejamento estratégico, no trabalho conjunto através de parcerias e associações, na capacitação técnica e na busca de experiências, o melhor caminho para o seu crescimento e estruturação.

Um passo importante foi dado no ano passado. Em março de 2008 foi oficializado o primeiro Conselho Municipal de Turismo, com a participação de cidadãos interesados nessa atividade e representantes dos governos estadual e municipal.

O objetivo do Conselho é elaborar projetos, estratégias e ações para alavancar o turismo, além de servir como apoio àqueles que pretendam ingresar na atividade. Na ocasião, foi apresentado o primeiro Levantamento Turístico Municipal, com a identificação do potencial local, dos pontos fortes e fracos, além de um planejamento para o desenvolvimento da atividade. O trabalho já apresenta resultados.

O Turismo Rural é a principal modalidade de Turismo em atividade em Umuarama. Há um trabalho em prol da criação de Rotas do Turismo que integre as propriedades próximas, para oferecer aos visitantes atividades e atrações diferenciadas.


Réplica da Torre Eiffel

Um dos objetivos é gerar emprego e renda nas propriedades. A Rota da Estrada Dias, ou Estrada da Farinheira, foi oficializada no início deste ano (2009). Espaços para lazer e descanso e a exploração do comércio através da venda de produtos artesanais, como doces, compotas e biscoitos, está consolidada e tem promovido, naquela comunidade, o caminho inverso do êxodo rural.

Entre os exemplos bem sucedidos do Turismo Rural de Umuarama está o Pesqueiro Rancho Verde, ou Pesqueiro do Lima, que é um dos pioneiros na atividade e um exemplo para todos aqueles que desejam investir no negócio. Em 2008, o estabelecimento recebeu o título de “Amigo do Turismo”, em reconhecimento aos esforços empreendedores de seus proprietários e funcionários.

Diversos outros espaços de lazer, aventura, descanso começaram a ser criados. O Recanto Girassol, na PR 323, é um bom exemplo de investimento no Turismo Rural. A propriedade comporta terapias naturais, massagens, técnicas de relaxamento e banhos medicinais de lama negra, além de caminhadas e passeios.

O Espaço Torres, na mesma rodovia, é um local para prática de esportes radicais, como arborismo, tirolesa, escalada em parede artificial, trilha seca, trilha molhada e paintball. Oferece opção de camping, com banheiros masculinos e femininos e lanchonete. Atende também como restaurante, para excursões fechadas. Há ainda o Espaço Sakai-no-iê e o Pesque-Pague Primavera, com espaços para descanso, pescaria, culinária e atividades como caminhada, relaxamento, entre outras.

A infraestrutura turística conta com inúmeros hotéis em todos os padrões, desde os luxuosos até os mais simples. No quesito alimentação, são diversas as opções de restaurantes, com culinárias de vários tipos, como japonesa, chinesa, italiana, árabe, mineira, entre outras. Diversas lanchonetes, pizzarias e sorveterias complementam o roteiro gastronômico em Umuarama.

Os principais atrativos turísticos são:

Expo Umuarama É uma das exposições agropecuárias mais importantes do Brasil, com grandes shows, leilões, feiras, parque de diversão e um dos maiores e mais famosos rodeios do Brasil.

Lago do Aratimbó Local de descanso e lazer, com parque infantil, churrasqueiras, pista de caminhada e banheiros.

Lago Tucuruvi Contará com amplo complexo de lazer e esporte. Localizado na região do Parque Dom Pedro, quando finalizado, será uma excelente opção de descanso e lazer.

Bosque Uirapuru Localizado em uma das regiões mais centrais da cidade, é ponto de encontro de aposentados e esportistas. Ampla pista de caminhada, parque infantil, quadras de esportes e os tradicionais campos de malha e bocha, são atrativos que levam dezenas de pessoas todos os dias ao bosque. Na área externa foi implantada uma Academia da Terceira Idade (ATI), que se tornou um atrativo a mais para quem quer manter o corpo em forma.

Parque dos Xetá Também conhecido como Bosque do Índio, pela famosa estátua assinada pelo artista plástico e renomado escultor Utrabo, foi construído em homenagem aos primeiros habitantes de Umuarama, o povo Xetá. O local, que fica bem no centro de Umuarama, possui uma extensa área de caminhada e um museu (Sala Aré) que guarda a memória dos nativos em fotos, objetos e utensilhos.

Réplica da Torre Eiffel Com quase 33 metros de altura (equivalente a um prédio de 11 andares), a torre corresponde a 10% do tamanho da original e atrai a atenção de quem trafega pela PR 323.

Umuarama ainda tem inúmeros pesque-pagues, chácaras de lazer e terapias naturais. O turismo rural se destaca, com práticas de arvorismo, paintball e rapel, além das inúmeras belezas naturais, como riachos, cachoeiras e montes.

O próprio traçado urbano do municipio é um atrativo. Várias praças em formato de círculo e ruas e avenidas densamente arborizadas dão um ar pitoresco à cidade, que consegue unir a modernidade das grandes metrópoles com a simplicidade e a calma da vida do interior.

Como Chegar

As empresas de ônibus que atendem à cidade são:

Viação Umuarama - Cascavel, Campo Grande, Guaíra, Toledo, Palotina, entre outras.
Viação Garcia - São Paulo, Curitiba, Londrina, Guaíra, Campinas, Ponta Grossa, Apucarana, Ribeirão Preto, entre outras.
Expresso Máringá - Maringá, Curitiba, Ponta Grossa, Foz do Iguaçu, Londrina e algumas cidades do Mato Grosso do Sul.
Expresso Nossa Senhora de Fátima - Paranavaí e cidades e distritos ao norte de Umuarama.
Cantelletur - Cidades dos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais e da Bahia.
Planalto - Cidades dos estados do Rio Grande do Sul, de Minas Gerais, de Goiás, Distrito Federal e Tocantins.

Umuarama em breve contará com uma linha aérea a ser mantida pela empresa VAP, de São Paulo, que a ligará às cidades de Maringá e Curitiba.

O acesso de carro se dá por várias rodovias:

PR-323 Umuarama a Guaíra ou Maringá;
PR-489 Umuarama a Xambrê
PR-482 Umuarama a Maria Helena
PR-487 Umuarama a Serra dos Dourados e Mato Grosso do Sul

Distâncias de algumas cidades

Curitiba-PR = 560 km
Maringá-PR = 167 km
Londrina-PR = 270 km
Cascavel-PR = 172 km
Paranavaí-PR = 151 km
Foz do Iguaçu-PR = 270 km
São Paulo-SP = 806 km
Brasília-DF = 1315 km

Praça Hênio Romagnolli, 3800 87504-380 - Umuarama/PR
Telefone
  • 44 3621-6700
  • 44 8422-1525
  • 44 8422-1493
Facebook Twitter
Prestige