ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

Aciu Interativa n° 535

Publicado em 18/12/2021


Demandas

A Aciu encaminhou ofícios aos poderes Legislativo e Executivo requerendo, respectivamente, o estabelecimento de um orçamento crível para a formatação da campanha natalina municipal e a intensificação da fiscalização das caçambas dispostas em vias públicas. Requisições das mais pertinentes. No primeiro caso, a entidade requisita a reserva de um montante, dentro do Plano Plurianual, para que o cronograma natalino, a partir da decoração, ocorra sem atropelos. Por uma série de circunstâncias, e pela ausência de um fundo do gênero, a organização da campanha desse ano acabou esbarrando em empecilhos e limitações.

Caçambas

No segundo pleito, a Aciu exprime o clamor de associados em relação à fiscalização de caçambas dispostas em diversos pontos do perímetro urbano. Um número considerável de filiados relata ocorrências preocupantes, principalmente em relação à disposição incorreta de caçambas em vias públicas e ausência de faixas refletivas. Decorre daí a preocupação, principalmente em relação à segurança de motoristas e motociclistas, sobremodo no período noturno. Também é perceptível que as caçambas transportam todo tipo de material, quando deveriam ser mais seletivas e dar a destinação correta a cada tipo de resíduo.

Rumo aos 300 mil cupons

Com a participação de mais de 32 mil consumidores de Umuarama e região, a campanha Natal de Esperança se aproxima dos 300 mil cupons cadastrados. Ninguém quer ficar de fora da maior promoção do Estado, que já contemplou felizardos com duas motos e milhares de reais em vales-compra. Ainda não foi premiado? Não desanime. Vem muita coisa boa por aí. Outras três motos e três automóveis zero Km, por exemplo, serão sorteados no próximo dia 29. Dedos cruzados e não deixe cupons mofando na gaveta.

Horários especiais

Reforçando o horário diferenciado de atendimento do comércio de Umuarama por conta das festas natalinas. Teremos mais um Sabadão (18), com expediente das 9h às 17h. De segunda a sexta, os estabelecimentos atendem das 9h às 22h. Já passeou à noite e conferiu os atrativos natalinos de Umuarama? Unir o agradável à utilidade é aproveitar o rolê para pesquisar criteriosamente e zerar a lista de presentes aproveitando as inúmeras prmoções do nosso comércio.

Finalmente

Uma equipe técnica da Azul Linhas Aéreas avaliou a segurança operacional do aeroporto Orlando de Carvalho. Vários itens foram minuciosamente checados com o objetivo de garantir o início dos voos de Umuarama a Curitiba, já previamente agendado para o dia 25 de janeiro. A checagem priorizou o plano de emergência do aeródromo, o coeficiente de fricção e atrito da pista, tipos de saída de táxis de aeronaves, sistemas de iluminação e áreas de segurança.

Venda

A Azul iniciou a venda de passagens da linha Umuarama-Curitiba no site da companhia (www.voeazul.com.br). Quem adquirir passagem antecipada pagará a partir de R$ 270 para uma viagem com duração em torno de duas horas. As saídas de Umuarama para a capital do Estado serão às 20h05 (terças e quintas) e às 10h50 (sábados). Já os voos de Curitiba para a Capital da Amizade decolarão às 17h15 (terças e quintas) e 8h30 (sábados). O processo de certificação do aeroporto Orlando de Carvalho continua, a fim de que a cidade seja atendida por uma aeronave maior – para 70 passageiros – possivelmente no primeiro semestre de 2022.

Destaque

A Agência do Trabalhador de Umuarama segue como umas principais intermediadoras de mão de obra do Estado. Na terceira semana de dezembro foram disponibilizadas mais de 300 oportunidades praticamente todos os dias. Nesta sexta-feira (17), por exemplo, a Agência anunciou 311 vagas, contemplando os mais diversos segmentos. Para pleitear uma delas é necessário comparecer à avenida Rio Branco (centro) portando documentos pessoais.

Parcelamento

A Câmara dos Deputados aprovou o programa de parcelamento de dívidas de micro e pequenas empresas participantes do Simples Nacional, inclusive os microempreendedores individuais (MEI) e as empresas em recuperação judicial. O programa é destinado às empresas endividadas. Para que o pedido de parcelamento seja efetivado, a primeira parcela deve ser paga em dia. O contribuinte terá descontos sobre juros, multas e encargos proporcionalmente à queda de faturamento no período de março a dezembro de 2020 em comparação com o período de março a dezembro de 2019. Empresas inativas no período também poderão participar.

"Os mais inteligentes se queixam do mundo. O mundo tem prazeres e alegrias, mas a razão de a gente estar aqui é precária. Em todo caso, ninguém quer abandonar o espetáculo" - Oscar Niemeyer

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!