Aciu Interativa n° 470

Publicado em 27/08/2020

Índice

A reabertura gradual do comércio e o afrouxamento das medidas restritivas de circulação estão fazendo aumentar a confiança dos empresários paranaenses. O Índice de Confiança do Empresário do Comércio (ICEC), mensurado pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), subiu 8% neste mês, ao passar de 75,2 pontos em julho para 81,1 pontos agora em agosto.

Expansão

Um levantamento feito pela empresa de carteiras digitais PayPal e pela consultoria de pesquisas BigData Corp mostra que o mercado de comércio online cresceu 40,7% entre 2019 e 2020, chegando a 1,3 milhão de lojas virtuais. A expansão ganhou um impulso extra com a quarentena causada pelo novo coronavírus.

Pequenos negócios

A maior parte das páginas que fazem vendas na internet (88,7%) é, segundo a pesquisa, formada por pequenos negócios com até 10 mil visitas por mês. As grandes empresas, com mais de meio milhão de visitas mensais, respondem por 8,7% do total de lojas virtuais. Mais da metade (52,6%) não têm empregados, com apenas os sócios trabalhando na manutenção do empreendimento, e 48% faturam até 250 mil por ano.

Credenciamento

As 216 Agências do Trabalhador do Paraná e os Escritórios Regionais da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho já oferecem todo o suporte e orientação aos trabalhadores na área da cultura no Estado que necessitam fazer o cadastramento para o auxílio emergencial previsto pela Lei Aldir Blanc. O credenciamento poderá ser realizado até 14 de setembro no site www.sic.cultura.pr.gov.br/.

Reativação

Passada a fase mais aguda de redução das atividades econômicas por causa das medidas sanitárias para prevenção ao avanço do novo coronavírus, a Fomento Paraná retoma a oferta de crédito para projetos de investimento, como obras de construção e reformas, compra de máquinas e equipamentos e também projetos de inovação.

Rede de crédito

A rede de agentes de crédito da instituição, presente em mais de 220 municípios, está orientada a retomar a oferta do microcrédito, principal linha de crédito da empresa, com uma carteira ativa de R$ 102 milhões em recursos liberados para empreendedores informais, MEIs, micro e pequenas empresas de todas as regiões do estado.

180 dias

Prorrogados mais uma vez os prazos da redução de jornada e de salário e da suspensão do contrato de trabalho para os trabalhadores afetados pela pandemia de Covid-19. Um decreto anterior estendia o programa de 90 para 120 dias e agora esse prazo será de 180 dias.

Cartilha eleitoral

As principais dúvidas sobre ações e atividades permitidas e vedadas em ano eleitoral foram respondidas pela Controladoria-Geral do Estado, em sua nova cartilha disponível no site do órgão. O material reúne as legislações sobre o tema para auxiliar tanto servidores e gestores da administração pública quanto a população e entidades de controle social. Disponível em www.cge.pr.gov.br.

Plano de desenvolvimento

Após um semestre de convívio com os efeitos da pandemia, a sociedade organizada avalia os impactos nos mais diversos segmentos. A necessidade de reestruturar com critério e unir esforços motivou o surgimento de um comitê, encabeçado pela Aciu, voltado à elaboração do Plano de Desenvolvimento Econômico de Umuarama. Novidades em breve.

Dica Sebrae

Com a liberação gradual das atividades econômicas, é preciso uma readaptação dos pequenos negócios do ramo da indústria da construção civil ao novo cenário para o enfrentamento da doença, com especial cuidado às medidas de saúde e segurança. Os empresários devem entender que, ao retornar às atividades, vão se deparar com mudanças de comportamento, inclusive no que se refere ao consumo de produtos e serviços através de plataformas digitais.

Protocolo

Para apoiar esse retorno seguro e consistente do funcionamento dos pequenos negócios do segmento da indústria da construção, o Sebrae elaborou um protocolo de retomada das atividades do setor, a partir da parceria com entidades setoriais e recomendações das autoridades oficiais de saúde. Disponível em https://bit.ly/3gCaAZg.

Suspensão temporária

O deputado estadual Soldado Fruet (PROS) encaminhou um expediente ao governador Ratinho Junior e ao presidente da Junta Comercial do Paraná, Marcos Sebastião, sugerindo a dispensa, por prazo determinado, das taxas incidentes na constituição e cancelamento de empresas e sociedades no Estado, um estímulo à criação de novos negócios e retomada da economia.

Semana Brasil

A Semana Brasil, em referência à data da Independência do país (7 de setembro), deve reunir grandes redes varejistas em uma campanha nacional de descontos em produtos e serviços no período de 3 a 13 de setembro. Com o slogan “Todos juntos com segurança pela retomada e o emprego”, a ação faz parte do pacote de iniciativas para reaquecimento do comércio e retomada das atividades econômicas do país.

Esforço e coragem não são suficientes sem propósito e direçãoJohn Kennedy

Excelente Semana

A Aciu é a Casa do Empresário!