Aciu Interativa n° 472

Publicado em 10/09/2020

Sabadão

O instituto Simepar indica tempo ensolarado até a próxima semana. Por que iniciamos a coluna falando de previsão do tempo? Porque no próximo sábado (12) teremos certamente um dia propício para aproveitar todo o potencial do nosso comércio, com o horário de atendimento estendido (até cinco da tarde). Lembrando sempre dos protocolos preventivos em relação à pandemia. Não leve crianças. Pesquise com tranquilidade e ótimas compras!

MEIs

680 mil autônomos regularizaram seus negócios e viraram microempreendedores individuais, entre 31 de março e 15 de agosto. O número é 0,8% maior do que o do mesmo período do ano passado, segundo levantamento do Sebrae - Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas empresas.

Demanda crescente

Desde o início do isolamento social, as Agências do Trabalhador do Paraná vêm apresentando uma crescente demanda no número de pessoas colocadas no mercado de trabalho. Somente em agosto, 6.500 pessoas tiveram a carteira assinada, representando um índice 20% maior que no mês de julho, quando foram empregadas 5.695, considerado também um índice positivo.

Força do interior

O interior do Estado também mostrou sua força. Enquanto Curitiba empregou, pela Agência do Trabalhador, 545 pessoas, o município de Rolândia apresentou um excelente desempenho, com 434 pessoas empregadas. Também foram destaque durante o mês de agosto Umuarama (274), Foz do Iguaçu (251) e Pato Branco, com 186 contratações. As áreas com maior oferta de vagas foram para auxiliar de produção (2033), auxiliar de limpeza, abatedor de aves, carpinteiro e alimentador de linha de produção.

Como buscar

Os trabalhadores interessados em uma oportunidade de emprego podem escolher a melhor forma de acesso para se inscrever em uma vaga: agendando via internet, no endereço www.justica.pr.gov.br/ ou baixando o aplicativo Sine Fácil (retire seu código de verificação, o QRCode, na Agência do Trabalhador mais próxima). Ao comparecer a uma agência, leve sempre a carteira de trabalho, carteira de identidade e o CPF.

Contrariedade

Em ofício encaminhado ao presidente da ALEP, Ademar Traiano, assinado por todos os presidentes que integram o G-7, grupo de entidades do setor produtivo paranaense, as lideranças manifestaram contrariedade quanto ao aumento exacerbado que promovem os substitutivos e emendas aos projetos referentes às taxas remuneratórias de serviços cartoriais (emolumentos). Com a ampla repercussão negativa, o assunto acabou sendo retirado de pauta.

Posicionamento

O ofício apresenta argumentos contundentes: o momento de pandemia vem causando gravíssimas consequências financeiras às famílias e às empresas, com drástica queda nos índices de produção, emprego e renda; não existe qualquer espaço para, atualmente ou no curto e médio prazo, serem aprovados aumentos nas taxas que remuneram os serviços públicos, notadamente dos cartórios extrajudiciais.

G7

Fazem parte do G7, a Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR), Federação da Agricultura do Estado do Paraná (Faep), Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), Federação e Organização das Cooperativas do Estado do Paraná (Fecoopar), Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap), Federação das Empresas de Transporte de Cargas do Estado do Paraná (Fetranspar) e Associação Comercial do Paraná (ACP).

INSS

Com a proximidade do retorno gradual do atendimento presencial, previsto para segunda (14), o INSS alerta que, para ser atendido o segurado deverá realizar agendamento. Para isso, é imprescindível marcar hora pelo aplicativo Meu INSS (gov.br/meuinss) ou telefone - 135. Estarão disponíveis para atendimento presencial os serviços de perícia médica, avaliação social, cumprimento de exigência, justificação administrativa e reabilitação profissional.

Microcrédito

A Caixa Econômica Federal disponibilizou R$ 50 milhões em microcrédito (Pronampe). A linha conta com a parceria do Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae) para o crédito assistido antes e após a contratação com a Caixa. O recurso pode ser utilizado para o capital de giro isolado ou associado ao investimento.

Help

Os clientes podem utilizar o crédito, por exemplo, para realizar reformas, adquirir máquinas e até mesmo direcionar os recursos para as despesas operacionais, como o pagamento de salário de empregados, compra de matérias primas ou de mercadoria.

Credenciamento

Também na segunda (14) termina o prazo para credenciamento de trabalhadores de toda a cadeira produtiva da cultura que preenchem os requisitos para receber o auxílio emergencial de renda previsto pela Lei Aldir Blanc. Quem tiver seu cadastro aprovado terá direito a três parcelas de R$ 600 de auxílio, pagas de uma única vez, retroativamente. O cadastro deve ser feito no endereço www.sic.cultura.pr.gov.br/auxilio/

Consultorias gratuitas

Uma oportunidade imperdível. A Aciu e o Sebrae estão diponibilizando, gratuitamente, consultorias sobre como participar de licitações promovidas por órgãos públicos, uma excelente opção, principalmente para empresas de pequeno e médio porte, na atual conjuntura. Não perca tempo e ligue o quanto antes para (44) 3621-6700. Converse com a Fernanda. As inscrições são limitadas.

"Recria tua vida, sempre, sempre. Remove pedras e planta roseiras e faz doces. Recomeça" - Cora Coralina

Excelente semana

A Aciu é a Casa do Empresário!