Aciu Interativa n° 537

Publicado em 30/12/2021

Sucesso

Chegamos ao final da Campanha Natal de Esperança Aciu 2021 com a grata sensação do dever cumprido. Mais do que isso, celebramos a participação de 40 mil consumidores de Umuarama e de outras cidades (principalmente da Amerios), que cadastraram mais de 462 mil cupons no site da campanha. As parcerias foram vitais para o êxito da maior promoção do Paraná, bem como o respaldo dos mais diversos segmentos.

Entrega

A última leva de prêmios será definida pela extração da Loteria Federal desta sexta-feira (31). Os nomes dos ganhadores de três automóveis e de três motos serão divulgados na próxima segunda (3). Autoridades, parceiros e a comunidade em geral estão convidados para a entrega no dia 7 (sexta), às 9h, na praça Hênio Romagnolli. O ponto alto de uma campanha que contribuiu efetivamente para a retomada do nosso comércio varejista em 2021.

Vendas no Estado

As vendas de Natal apresentaram crescimento de 11% neste ano em relação ao mesmo período do ano passado. Isso é o que aponta pesquisa contratada pela Faciap. O levantamento foi realizado pelo Instituto Datacenso no comércio paranaense nos dias 27 e 28. Para o presidente Fernando Moraes, o resultado positivo reflete um crescimento no clima de confiança do consumidor e a expectativa de melhora da economia com a redução dos casos de Covid-19.

Fatores

“Com o avanço da vacinação e a queda nos números da pandemia as famílias voltaram a se reunir para celebrar o Natal, o que alavancou as vendas neste período. Além disso, o 13º salário também influenciou no bom desempenho das vendas em relação a 2020”, avalia. O levantamento aponta para pequena queda em relação às expectativas que os empresários mantinham, conforme pesquisa realizada pela Faciap no início de dezembro.

Destaques

Neste ano, em função do clima mais favorável às compras, os segmentos que mais se destacaram foram confecções, calçados e utilitários. As pessoas compraram mais produtos de uso pessoal, para seus passeios, suas viagens e para presentear. No geral, a maior parte dos comerciantes paranaenses está esperançosa com o rumo do seu negócio, cujo índice praticamente se manteve estável em relação à pesquisa anterior (pré-Natal, 81%).

Alerta da Sanepar

A Sanepar alerta a população de Umuarama para que economize água. A Companhia aumentou em 15% a produção de água na cidade em dezembro, em relação aos meses anteriores, mas o aumento no consumo devido às altas temperaturas e ao tempo seco faz acender o sinal de alerta. As unidades de produção e distribuição estão operando no limite de sua capacidade e o Rio Piava teve queda de 45% na vazão por causa da estiagem.

Uso racional

No momento, é imprescindível a cooperação de todos para o uso racional da água, que perpassa medidas simples de economia, como não deixar a torneira aberta o tempo todo ao lavar as mãos ou a louça, não fazer a barba com a torneira aberta, e optar por banhos rápidos. Ao escovar os dentes é necessário apenas um copo de água. Usar a vassoura antes de lavar a calçada, tarefa que deve empregar água usada na lavagem de roupa ou da chuva, jamais água potável. Ao usar a máquina, é recomendado juntar o maior volume possível de roupas para lavar de uma só vez. A água do último enxágue das roupas, no tanque ou na máquina, pode ser usada para ensaboar tapetes, tênis, cobertores, pisos e calçadas.

Dicas complementares

Verificar se há torneiras pingando e vazamentos no imóvel. Os maiores ladrões de água são os vazamentos, torneira pingando e descarga desregulada. É necessária manutenção regular. Em época de estiagem, o ideal é não lavar carros. Se for extremamente necessária a limpeza, deve-se usar balde e pano, reaproveitando a água da chuva ou da lavagem de roupas.

Panorama para 2022

Os dois últimos anos foram de grandes desafios para os pequenos negócios, mas, apesar disso o Brasil continuou sendo um país empreendedor e, atualmente, são cerca de 20 milhões de microempreendedores individuais (MEI) e micro e pequenas empresas. Para abordar as expectativas para 2022 desse segmento, a edição do podcast da Agência Sebrae de Notícias entrevista o presidente do Sebrae, Carlos Melles. O podcast completo está disponível e pode ser acessado pelo link https://bit.ly/3mG4LzN.

"O homem que se vende recebe sempre mais do que vale" - Barão de Itararé

Excelente Ano Novo

A Aciu é a Casa do Empresário!