Aciu Interativa n° 554

Publicado em 10/06/2022

Otimismo

O movimento recente faz com que a expectativa dos comerciantes em relação ao Dia dos Namorados seja das mais positivas. É aguardado incremento de 5% a 8% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado. Para maior comodidade dos consumidores de Umuarama e região, as lojas atenderão em horário especial neste Sabadão - das 9h às 17h.

Parcela bem-vinda

Quase R$ 5,3 milhões estão sendo injetados na economia de Umuarama com a liberação da primeira parcela do 13º salário de aproximadamente 3 mil servidores do município. O montante soma exatamente R$ 5.279.103,37 – o maior volume vai para os 1.411 trabalhadores da área de educação. “É um volume considerável que, com certeza, chega em boa hora para o servidor e para o comércio”, avalia o prefeito Hermes Pimentel.

Destaque

Entre janeiro a abril, várias cidades paranaenses se destacaram no ranking nacional das Agências do Trabalhador que mais colocaram trabalhadores em empregos formais com a intermediação de mão de obra. Conforme dados do Ministério do Trabalho e Previdência, cinco das 10 cidades que lideram a lista são do Paraná. Umuarama também foi destaque, posicionando-se em 16º lugar no país.

Conjove revigorado

O recém-empossado Conselho do Jovem Empresário (Conjove) da Aciu realizou, na manhã desta quinta-feira (9), a primeira reunião do triênio. A presidente Ana Flávia Miquelante explica que o processo é de formatação e um cronograma pormenorizado será divulgado em breve. Além de Ana, compõem o Conjove Felipe Espolador (vice-presidente), Lucas Lara (tesoureiro), Thaylini Corrales (Integração), Thiago Uliano e Hengel Francis da Silva (eventos), Leonardo Garcia (secretário) e Anile Becker (Comunicação).

Palestra gratuita

O desenvolvimento da economia de uma cidade depende da forma como os empresários encaram novos desafios e os transformam em oportunidades. A afirmação é feita pelo professor Waldez Ludwig, um dos principais nomes em gestão empresarial do Brasil, que estará em Umuarama no próximo dia 22 para palestra gratuita organizada pela Secretaria Municipal de Indústria e Comércio em parceria com o Sebrae.

Desafios e oportunidades

O consultor gaúcho apresentará a palestra “Os Desafios das Empresas Diante das Novas Tendências do Mercado”, onde aborda e analisa estudos de vanguarda em cenários e tendências de gestão de organizações, especialmente em temas ligados a estratégias competitivas e transformação empresarial. Os interessados devem fazer a inscrição por meio do link https://forms.çoffice.com/r/j3WyaRIPBU.

Pouco tempo

Além do pagamento mensal dos impostos e do preenchimento do relatório mensal de receitas brutas, o Microempreendedor Individual (MEI) tem a obrigação de entregar a Declaração Anual de Faturamento. Em 2022, excepcionalmente, a entrega da DASN-SIMEI foi prorrogada pela Receita Federal para 30 de junho. Deve ser informado o valor do faturamento bruto obtido no ano-calendário anterior e se possuía ou não empregado.

Sanções

Caso a declaração seja entregue fora do prazo, o empreendedor será alertado por uma mensagem automática que deverá pagar uma multa, que terá o valor mínimo de R$ 50, podendo ser reduzida em 50%, caso a DASN-MEI seja entregue espontaneamente e a multa quitada dentro do vencimento estipulado no DARF (boleto) gerado. Além disso, o MEI ficará impossibilitado de gerar o Documento de Arrecadação do Simples Nacional (DAS), ficando inadimplente com o Simples Nacional.

Capacitação acessível

A Proffil Cursos oferece uma oportunidade imperdível para os interessados em capacitação a um preço acessível São mais de dez cursos profissionalizantes nas áreas administrativa, de beleza, saúde e tecnologia a partir de R$ 99/mês. As vagas são limitadas e as matrículas podem ser feitas presencialmente na sede, de segunda a sexta, das 8h às 18h e, aos sábados, das 8h às 12h - avenida Parigot de Souza, 3301 - (44) 3142-1311/99987-4657/98436-8069.

"Eu não sei o que quero ser, mas sei muito bem o que não quero me tornar" - Nietzsche

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!