Aciu Interativa n° 610

Publicado em 08/09/2023

Um marco

Em setembro a Aciu comemora 59 anos e o presente é para a comunidade de Umuarama e do Paraná: uma palestra com o renomado Caio Carneiro no próximo dia 19, terça-feira, às 19h, no Metropolitan Centro de Eventos. O conteúdo é um dos mais concorridos do país e encerra o ciclo Inovação & Negócios, desenvolvido em parceria com o Sebrae.

Lote no fim

Mas, atenção: os ingressos do segundo lote estão quase esgotados. Para aproveitar os valores em vigor, R$ 125 para associados e R$ 150 para não associados, acesse agora mesmo www.aciupr.com.br, clique no banner superior e garanta o seu e os de seus colaboradores. A palestra com Caio Carneiro conta com o apoio da Universidade Paranaense (Unipar), Credfácil, Cotafácil, Cresol, Sicredi, Sicoob, Fomento Paraná, Baterax, Sisprime, Fujimoto, Vibe e Sorvetes Guri

Marketing digital

Na atual gestão, os núcleos setoriais estão ganhando força. Após a concretização do Núcleo de E-Commerce, chegou a vez do Núcleo Setorial de Marketing Digital. O pontapé inicial será uma reunião na Aciu no próximo dia 20 (quarta), às 8h. Os núcleos ampliam a representatividade e aprimoram a atuação de segmentos cruciais para a economia do município.Se você integra o segmento e está interessado em expressivas conquistas, não deixe de participar.

Sabadão

Faltam poucos dias para o início da primavera e as lojas estão repletas de novidades relacionadas à estação. Muitas promoções também. Eis a deixa para você aproveitar mais um Sabadão, com atendimento até às 17h. Tempo de sobra para economizar.

Semana trabalhista

Empresas, empreendedores e sócios de negócios com débitos trabalhistas podem tentar quitar as dívidas e ‘limpar’ o cadastro ao participar da 13ª Semana Nacional da Execução Trabalhista. Entre os dias 18 a 22 de setembro, a Justiça do Trabalho no Paraná realizará um mutirão para acelerar o pagamento de dívidas decorrentes de ações trabalhistas já julgadas. O objetivo é solucionar processos que aguardam o cumprimento do que foi definido em juízo, a chamada fase de execução.

Benefícios

Ao quitar o débito ou realizar um acordo para o pagamento, as empresas e os empresários ligados aos processos podem liberar a inscrição do Cadastro Nacional de Pessoas Jurídicas (CNPJ) e/ou o Cadastro de Pessoa Física (CPF) do Banco Nacional de Devedores Trabalhistas (BNDT). Com isso, as pessoas e as empresas podem voltar a ter o cadastro sem pendências financeiras, para facilitar a obtenção de crédito para empréstimos ou até mesmo a participação em licitações. Além disso, a possibilidade de quitação encerra a incidência de juros sobre os valores definidos em juízo.

Finanças estratégicas

O curso ‘Finanças estratégicas: o elemento essencial para a gestão’ é fruto de uma promissora parceria entre a Aciu e a Unipar. O segundo módulo da capacitação foi ministrado nesta semana. O excelente conteúdo, ministrado pelos professores José Luiz Borsatto Junior e Isabel Cristina Gozer, será complementado na terça (12) com um 'presente' para duas das empresas participantes: dez horas gratuitas de consultoria. São apresentados casos empresariais da região, abordando gestão financeira, operacional, avaliação de desempenho, demonstrações financeiras, modelo de negócios, a relação entre demonstração de resultado, fluxo de caixa e balanço patrimonial.

Acesso problemático

Usuários relataram instabilidade no sistema nacional para emissão de Nota Fiscal de Serviços Eletrônica (NFS-e) na primeira semana de obrigatoriedade para o Microempreendedor Individual (MEI) fazer a migração para o novo sistema. Na manhã desta sexta (8) ainda ocorria lentidão no acesso. O governo federal prometeu empenho máximo para "uma efetiva solução".

"Três regras: não prometa nada quando estiver feliz, não responda nada quando estiver irritado e não decida nada quando estiver triste" - autoria desconhecida

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!