Aciu Internativa nº 621

Publicado em 08/12/2023

ICMS

Assim como diversas outras associações e entidades, a Aciu se manifesta contra o aumento da alíquota de ICMS proposto pelo Governo do Estado. O texto do Projeto de Lei (PL) foi enviado para a Assembleia Legislativa nesta semana. O presidente da Faciap - Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná, Fernando Moraes, justificou que um novo incremento de 0,5% – que representa mais de 3% na alíquota final – colocaria o Paraná entre as regiões com as maiores taxas do país e que isso traria um “peso a mais” para os empresários.

Alimentos mais caros

Todos os meses o Procon Umuarama faz o levantamento dos preços de 32 itens que compõem a cesta básica brasileira – 23 de alimentação, cinco de higiene pessoal e mais quatro de limpeza. Nessa última pesquisa a mussarela foi a vilã com reajuste de 53% no valor. Em novembro a cesta básica com produtos mais baratos custava R$ 735,88, com itens para uma família de quatro pessoas; este mês ela custa R$ 753,33. Para conseguir economizar o alerta do Procon é para que a população faça pesquisas.

Novo surto

As UBSs (Unidades Básicas de Saúde) de Umuarama, com exceção do Centro de Saúde Escola, iniciaram a aplicação da dose de reforço da vacina Bivalente contra a Covid-19. Neste primeiro momento a imunização é para pessoas com mais de 60 anos e imunocomprometidas acima de 12 anos. Com o surto de uma variante em Fortaleza – CE, o Ministério da Saúde emitiu nota técnica com essa recomendação. A Aciu, que sempre esteve em defesa da vacinação, reforça o alerta para que a população mantenha o ciclo de imunização em dia.

Clima natalino

O Auto de Natal da Unipar foi retomado neste ano e contou com momentos emocionantes. Centenas de pessoas prestigiaram o evento na sede da universidade. As 200 crianças que estudam em escolas municipais fizeram da apresentação um verdadeiro espetáculo de músicas natalinas. O presidente da Aciu esteve entre os convidados e destacou a parceria neste tradicional evento que desperta ainda mais o espírito do Natal na cidade.

Bom velhinho

A programação de Natal segue com muitas atrações em Umuarama. A tão aguardada chegada do Papai Noel será na noite da próxima quarta-feira (13) com um grandioso desfile pela Avenida Paraná. Na Praça Hênio Romagnoli é onde o Bom Velhinho receberá os visitantes na casa preparada especialmente a ele. As crianças também poderão visitar a segunda casa do Papai Noel instalada na Praça Miguel Rossafa.

Bondinho da Alegria

O Bondinho da Alegria, mantido pela Prefeitura de Umuarama, fará passeios gratuitos, entre os dias 14 e 23 de dezembro, das 19h às 19h30, exclusivamente para crianças com autismo, Síndrome de Aspenger e outros transtornos similares. O veículo – decorado especialmente para o Natal – fará passeios diferenciados, com músicas especiais sem prejudicar as crianças. Para as famílias, fica esse convite. A Estação do Bondinho da Alegria será na Praça Santos Dumont.

Vales-compra

Aproveite para fazer compras nas lojas que participam da campanha da Aciu e concorra aos vales-compra instantâneos. Eles podem ser utilizados nos estabelecimentos onde foram recebidos e também nas demais empresas identificadas com o selo da campanha de Natal. São 725 vales de R$ 100, 100 de R$ 200 e 225 de R$ 500. Lembramos vocês que neste sábado o comércio atende das 9h às 17h.

Primeira moto

E já está chegando o dia do sorteio da primeira moto Honda Biz pela campanha Natal de Luz e Prêmios da Aciu. Será na próxima sexta-feira (15) às 9h na sede da associação. Quem ainda não preencheu os cupons recebidos no comércio, não perca tempo e depois disso é só depositá-los em algumas das urnas espalhadas na cidade. Boa sorte a todos!

“Tenha coragem de seguir o que seu coração e sua intuição dizem. Eles já sabem o que você realmente deseja. Todo o resto é secundário”. Steve Jobs

Excelente final de semana

A Aciu é a Casa do Empresário!