Aciu alerta sobre cédulas manchadas

Empresas devem ficar atentas quando forem receber cédulas com manchas avermelhadas, pois elas podem ser de arrombamento em caixas eletrônicos

Em comunicado distribuído nesta sexta-feira, 20/5, aos seus associados, a Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (Aciu) alertou os empresários para que não recebam pagamentos feitos com notas que apresentam manchas e borrões de tinta na cor vermelha.

A iniciativa foi tomada depois que a Aciu recebeu "reclamações de associados dando conta de um grande número de notas manchadas em circulação na cidade, deixando consumidores e comerciantes confusos sobre o assunto".

Antes de emitir o comunicado, a Aciu também procurou se certificar da questío junto à Federação Brasileira de Bancos (Febraban), que esclareceu se tratar de um sistema anti-furto que está sendo utilizado para inibir a prática criminosa. "Manchar as cédulas com uma tinta especial, que não pode ser retirada, foi a forma que os bancos encontraram para desestimular os arrombamentos de seus caixas eletrônicos", explica o presidente da Aciu, José Celso Zolim.

Um recipiente com a tinta é colocado no compartimento de cédulas dos caixas eletrônicos, sendo despejada nas notas em caso de explosão ou de outras formas de violação, produzindo manchas avermelhadas com o objetivo de identificar ecom o objetivo de identificar as em caso de explosular os arrombamentos de seus caixas eletrônicos possibilitar que estas cédulas sejam retiradas de circulação.

No comunicado, a Aciu destaca que, "por orientação da Febraban, as agências bancárias têm dado ás cédulas manchadas o mesmo tratamento dispensado ás notas falsificadas. Ou seja, o banco retém a nota, faz a identificação de seu portador e a encaminha para análise junto ao Banco Central".

Orientação
Diante disso, a Aciu orienta que os comerciantes podem se recusar a receber as cédulas manchadas. "Como disposto no artigo 10 da Lei 8.697/93, toda cédula que contiver marcas, rabiscos, símbolos, desenhos ou quaisquer caracteres a ela estranhos perderá o poder liberatório e o curso legal, valendo apenas para ser depositada ou trocada em estabelecimento bancário", alerta o comunicado.
Embora tais cédulas manchadas não percam seu valor, a substituição da nota manchada por outra pela instituição bancária pode levar vários dias, além de acarretar a necessária investigação para a verificação de sua origem.

"Diante dessa situação toda, do incômodo que pode representar para as empresas, nós estamos orientando nossos associados para que não recebam estas notas, orientando os seus portadores para que se dirijam a uma agência bancária, onde elas poderío se trocadas", diz Zolim.