ACIU amplia atendimento da Central de Cobrança

Implantada em agosto de 2010 pela atual Diretoria, sucesso da Central de Cobrança fez que com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU) ampliasse o seu horário de atendimento, que passa a ser feito de segunda a sexta-feira das 8h30 às 11h30, na Secretaria da entidade. Até a semana passada o atendimento era feito apenas às segundas, quartas e sextas-feiras, no período da manhã, mas a intensidade da procura pelas empresas associadas exigiu a ampliação.

A Central de Cobranças é especializada na recuperação de créditos, intermediando a negociação com os clientes inadimplentes. “Nestes quase dois anos de funcionamento, já atendemos mais de 300 empresas de todos os segmentos, com um índice médio de recuperação que chega a 65%”, diz a advogada Solange Ryszka, que responde pela Central.

Solange diz que a Central de Cobranças pode ser acionada em casos de inadimplência superior a 30 dias, quando o devedor já está inscrito no Serviço Central de Proteção ao Crédito (SCPC). Porém, “quanto mais antigo o débito, mais difícil o recebimento”, alerta a advogada.

NEGOCIAÇÃO

Uma vez autorizada pela empresa, a Central de Cobrança localiza e contata o cliente inadimplente, estabelecendo uma negociação que viabilize o recebimento. “As condições dessa negociação são estabelecidas por cada empresa, dentro da sua possibilidade, e incluem parcelamento e a redução de juros, que podem ser completamente retirados para os casos de pagamento à vista”, diz Solange.

Uma alternativa de negociação que está sendo muito aceita pelos devedores e pelas empresas, diz a advogada, é o parcelamento através do cartão de crédito, além da tradicional prática do cheque pré-datado.

VANTAGENS

A renegociação das dívidas é boa para as empresas, que fortalecem o seu capital de giro, e também para os clientes, que tem seus nomes retirados do SCPC e recuperam imediatamente a capacidade de comprar no crediário. As vendas a prazo representam uma parcela significativa do faturamento das empresas. Porém, a manutenção de um departamento próprio de cobrança acaba encarecendo sobremaneira os custos, o que faz com que a Central de Cobrança seja uma alternativa viável.

Com a Central, o único custo da empresa é um percentual de 10% dos valores recebidos, sem nenhuma outra taxa ou cobrança de serviço adicional. Para maiores informações, os associados devem procurar a ACIU, ou entrar em contato através do telefone 3621-6700.