EXCLUSIVO

Aciu apresenta programa gratuito para emissão de nota eletrônica

Obrigatoriedade de emissão de NFC-e deve atingir cerca de 203 mil estabelecimentos até o final do cronograma em janeiro de 2016

A Associação Comercial do Paraná (ACP) já começou a disponibilizar o software gratuito para emissão da Nota Fiscal de Consumidor eletrônica (NFC-e). Os associados da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) poderão fazer o download do sistema Myrp varejo gratuito no site da entidade, em www.aciupr.com.br. A apresentação do produto foi feita na manhã desta terça-feira (21) a contadores e empresários, em café da manhã realizado no auditório da entidade.

Karine Gresser, consultora de negócios da Inventti, empresa desenvolvedora do sistema, comentou que o emissor gratuito está sendo oferecido aos varejistas por meio de uma parceria entre o Governo do Estado, associações empresariais e desenvolvedores de software. “O Paraná saiu na frente e foi um dos primeiros estados do Brasil a formalizar uma parceria deste tipo para disponibilizar um software gratuito para emissão da NFC-e aos contribuintes do segmento varejista”, afirmou.

Ela detalhou que a iniciativa do Paraná pode ser usada também em outros estados, pois o sistema gratuito Myrp funciona em qualquer outro estado que já utiliza NFC-e como opção para o documento fiscal do varejo. “A partir de agora a procura pelo sistema gratuito deve ser cada vez maior, já que novas obrigatoriedades de NFC-e entram em vigor nos próximos meses, com abrangência de um grande número de categorias”, alertou.

De acordo com a Secretaria da Fazenda do Estado do Paraná, a obrigatoriedade de emissão de NFC-e deve atingir cerca de 203 mil estabelecimentos até o final do cronograma em janeiro de 2016. A primeira obrigatoriedade começou em 1º de julho para os postos de combustíveis. Em 1º de agosto, será a vez de lanchonetes, restaurantes, bares, livrarias, comércio varejista de artigos de viagem e também de munições e armas.

Vantagens

Dentre as muitas vantagens da utilização da nova NFC-e, Karine apontou a facilidade – já que o sistema permite o uso de qualquer impressora, além de dispensar as impressoras fiscais –, a agilidade – dispensa o uso de lacre e de homologação –, menos burocracia – obrigações acessórias como Leitura X e Redução Z são dispensáveis –, produto sustentável – utiliza o “danfinho” ecológico ou detalhado para menos consumo de papel –, segurança – transmissão em tempo real ou on-line da NFC-e para a Sefaz e principalmente a redução de custos, já que requer um investimento mínino para início da operação de vendas.