Aciu assessora em linhas de crédito

Os micro e pequenos empresários de Umuarama interessados em linhas de crédito do Probem (Programa Bom Emprego Pequena Empresa) agora podem contar com a estrutura de atendimento oferecida pela Aciu. O serviço entrou em funcionamento nesta quinta-feira (19/8) e pode ser utilizado pelos associados que se encaixam no perfil do programa, que anuncia as menores taxas de juros do mercado.
O valor mínimo do empréstimo é de R$ 10 mil e o máximo, R$ 300 mil. Os recursos estío disponíveis para investimentos fixos, como construção, reforma e compra de máquinas, materiais e utensílios. O empresário também pode pedir recursos para investimentos fixos e de capital de giro, mas as duas modalidades só são liberadas conjuntamente, dentro do chamado financiamento misto.
As taxas são de TJLP (hoje 6%) mais 1,9% ao ano, ou 0,64% ao mês, com prazo de financiamento de até 60 meses. Há disponibilidade de carência de acordo com o valor do projeto financiado. De acordo com as regras do Probem, essas taxas são promocionais e valem apenas para as empresas que mantiverem os empregos e quitarem as prestações em dia. O descumprimento das regras eleva as taxas para TJLP mais 6,9%.
Podem se beneficiar do Probem microempresas; pequenas empresas (com faturamento anual entre R$ 360 mil e R$ 2,4 milhões); e empresas dos setores industrial, comercial e de serviços, com recolhimento de parcela do ICMS dentro do Simples Nacional.

O serviço
Duas funcionárias da Aciu foram capacitadas para prestar atendimento aos associados, orientando e esclarecendo sobre dúvidas, inclusive quanto aos documentos necessários para a obtenção do empréstimo. A tramitação é toda on line. Ao todo, R$ 300 milhões estío disponíveis para o Estado.

Nesta quinta-feira pela manhã, o analista de fomento Emilio Carlos Ribeiro Mattos e o analista Osni Álvaro Perucelli, ambos da Agência de Fomento do Paraná, fizeram uma apresentação detalhada do Probem para os diretores da Aciu. Em seguida, o presidente da entidade, José Celso Zolim, ativou oficialmente o serviço. "É mais um serviço benefício importante oferecido pela entidade aos seus associados", destacou.
O Probem foi criado pelo governo do Estado em agosto de 2009 como uma das medidas para conter o impacto da crise global. É uma continuidade do Banco Social, que beneficiou milhares de micro e pequenos empresários. "Esta parceria com a Aciu é muito importante para divulgarmos ainda mais as vantagens do programa para o fortalecimento de muitos negócios empresariais", disse Emilio Mattos.