Sempre atuante

Aciu chega aos 59 anos em sintonia com os anseios de Umuarama e região

Entidade celebra conquistas históricas, fortalece parcerias e ratifica compromisso com a representatividade empresarial e o desenvolvimento

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) comemora nesta sexta-feira (22) 59 anos de representatividade, marcados por conquistas históricas. "O momento é de celebração, pela belíssima trajetória, e também de motivação, para encaramos com otimismo os desafios", avalia o presidente Miguel Fuentes Romero Neto.

A Câmara de Vereadores saudou a entidade através de nota assinada pelo presidente, Clebão dos Pneus: "A Câmara parabeniza com entusiasmo a Aciu pelos seus 59 anos. Ao longo dessas quase seis décadas, ela tem sido um importante agente de transformação na cidade, impulsionando nosso desenvolvimento econômico e social. Exerce um papel fundamental ao fortalecer o comércio, a indústria e o setor agrícola do município. Além disso, a Aciu tem sido um elo entre empresários e a comunidade, trabalhando para criar um ambiente favorável aos negócios, no qual o diálogo, a troca de experiências e a colaboração mútua são incentivados. Não podemos deixar de ressaltar o quanto a Aciu tem sido um símbolo representativo da 'Capital da Amizade'. Através de seus programas, projetos e eventos, a associação tem fortalecido os laços entre empresários e a população, estabelecendo vínculos de confiança, amizade e cooperação. Que os próximos anos sejam marcados por ainda mais conquistas, crescimento e prosperidade para a Aciu e todos os seus associados. Parabéns pelos 59 anos de história e pelo compromisso inabalável com o desenvolvimento de Umuarama, a Capital da Amizade".

A subseção da Ordem dos Advogados do Brasil também felicitou a entidade através de nota, assinada pelo presidente Christhian Rodrigo Pellacani: "A Ordem dos Advogados parabeniza a Aciu pela comemoração de seus 59 anos de existência e contribuição inestimável à comunidade de Umuarama e região. Durante todos esses anos, a Aciu tem desempenhado um papel crucial no fomento do desenvolvimento econômico, na promoção de parcerias e na defesa dos interesses dos empresários e empreendedores locais. A sua história é marcada por conquistas significativas e pelo compromisso com o fortalecimento do setor empresarial. Que este aniversário seja o marco de novos desafios, conquistas e oportunidades para continuar contribuindo para o progresso da nossa comunidade. Que os próximos anos sejam repletos de prosperidade, inovação e união. Parabéns pelos 59 anos de dedicação, comprometimento e sucesso!".

Histórias marcantes

Presidente em três gestões (2006/2008, 2010/2012 e 2013/2016) e atualmente 2º vice-presidente, José Celso Zolim relembra fatos que marcaram gerações, responsáveis por transformar a Aciu em uma das entidades mais respeitadas do Estado. "Cada presidente, cada gestão prestou sua contribuição. São épocas diferentes, lutas diferentes, mas a Aciu sempre esteve presente. Ali nasceram o Conselho de Desenvolvimento, o Sicoob, o Conselho da Mulher, hoje tão forte, o Conseg e tantas outras instituições importantes. Também a luta pela duplicação da PR-323, iniciada na minha primeira gestão. E tudo começou com três corajosos empresários que foram de carro para Londrina, numa época em que não havia asfalto, para buscar o estatuto da associação comercial de lá para montarmos associação comercial de Umuarama", destaca.

"A Aciu é uma jovem senhora, como alguns gostam de brincar. Estamos tendo um ano intenso, muito produtivo e o segundo semestre seguirá neste ritmo. Grandes projetos e parcerias buscam sempre ampliar a representatividade e um exemplo é a implantação de novos núcleos setoriais, como os de e-commerce e marketing digital. O Conjove e o Conselho da Mulher estão mais atuantes do que nunca e já estamos trabalhando para que, em 2024, ano em que a Aciu celebrará seis décadas de atividades, tenhamos o anúncio de muitas novidades. O objetivo é seguir atuando para o desenvolvimento do município e do noroeste, com ousadia, união e responsabilidade", salienta o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto.

Primórdios

A Aciu foi fundada em 1964 por um grupo de 14 empresários, devotados a aumentar a representatividade de classe junto às esferas municipal, estadual e federal. Segundo registros, a precariedade era extrema, a ponto de o município sequer contar com energia elétrica. Telefone era algo utópico no nono ano de emancipação política de Umuarama. Como não poderia deixar de ser, a chegada da luz elétrica acabou sendo uma das primeiras bandeiras da entidade, vindo a seguir a pavimentação asfáltica da PR-323.