ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

RESPONSABILIDADE

Aciu colabora como ponto de coleta de lixo eletrônico

Diversos tipos de materiais podem ser descartados na sede da associação


legenda
crédito: Banco de Imagens Pixabay

A Aciu preocupada com a preservação do meio ambiente, a partir da próxima segunda-feira, passará a colaborar como ponto de coleta de lixo eletrônico. Diversos materiais poderão ser descartados na sede da associação, em horário comercial, e uma vez ao mês serão encaminhados ao destino correto.

Essa é uma iniciativa do Conjove – Conselho do Jovem Empresário da Aciu em apoio ao poder público para que o lixo eletrônico não seja depositado em locais impróprios que possam contaminar a natureza e prejudicar a saúde de toda a população. O município realiza campanha somente uma vez ao ano e hoje há poucos pontos de coleta na cidade.

“Tive a ideia no momento que precisei fazer o descarte de lixo eletrônico, mas não sabia qual destino dar a ele, já que não podemos descartá-lo no lixo reciclável das nossas casas. Dessa forma, pensamos em um projeto que foi ganhando corpo e formamos uma equipe. Também tivemos uma reunião com a Secretaria de Meio Ambiente do município e a autorização da diretoria da Aciu para ter um ponto de coleta”, comenta a integrante do Conjove, Andressa Monção.

Serão recebidos na Aciu os seguintes materiais: eletrônicos diversos (computadores, notebooks e tabletes), monitores e telas, lâmpadas led, celulares e baterias, máquinas de cartão de crédito e pilhas. Eletrodomésticos sem utilidade e outros produtos maiores deverão ser descartados no aterro sanitário.

“Daremos ao lixo eletrônico a destinação correta, a fim de minimizar os impactos ambientais que um descarte incorreto pode trazer, como por exemplo a contaminação do solo e do lençol freático com metais pesados como chumbo, mercúrio e cádmio. Esses metais são tóxicos e prejudiciais à nossa saúde”, ressalta Andressa.

Os lixos coletados serão levados uma vez ao mês até a Cooperuma, que é a cooperativa responsável pela coleta e reciclagem dos materiais no município. “Contribuiremos não apenas com o meio ambiente, mas também com os trabalhadores da cooperativa, pois esses materiais podem também ser uma fonte de renda para eles”, finaliza Andressa.