FESTA

Aciu comemora 50 anos com entrega de troféu aos melhores do ano

Coquetel realizado no Harmonia Clube de Campo também prestou homenagem aos fundadores da entidade

Considerada uma das mais importantes e representativas entidades associativas do Paraná, a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) completou 50 anos nesta segunda-feira (22). E para comemorar, a diretoria executiva realizou uma festa na noite de sexta-feira (19) que vai ficar na história da entidade, que possui hoje quase 1,4 mil associados.
O Coquetel Aciu 50 Anos, no salão social do Harmonia Clube de Campo, teve animação da banda Renato e Seus Blue Caps, um dos principais nomes da Jovem Guarda e sucesso nos anos 60 e 70. “Foi um sucesso total: todos os camarotes e mesas foram vendidos antecipadamente e todos saíram elogiando o evento, que foi preparado com muito carinho pela equipe Aciu”, comenta o presidente José Celso Zolim.
Além do show de Renato, um dos momentos mais emocionantes foi a entrega do Troféu Amyr Bussmann para os Empresários do Ano de 2014. “Tínhamos um antigo desejo de trazer de volta a premiação aos melhores do ano, encerrada em 1993. Queríamos uma pesquisa verdadeira para saber a opinião dos associados sobre quem seriam os indicados a receber o prêmio nas categorias Comércio, Indústria, Prestação de Serviços e Jovem Empresário. Então decidimos criar uma Comissão Independente de Escolha dos Empresários do Ano, formada por representantes de instituições sérias e representativas de nossa cidade. O grupo trabalhou em cima de pesquisa que fizemos com nossos 1,4 mil associados e o resultado foi divulgado durante o evento”, relata.

Vencedores
O Troféu Amyr Bussmann ganhou este nome por ter sido ele o primeiro presidente da entidade e a peça foi criada pela arquiteta Susette Romagnolli Leski. Depois da apuração dos votos, o vencedor da categoria Jovem Empreendedor foi Guilherme Turcato, criador e diretor da Agência Digital Prestige e do Portal Umuarama, que agora se transformou na franquia Portal da Cidade, presente em 20 cidades de oito estados brasileiros.
Na categoria Prestação de Serviços a escolhida foi a Universidade Paranaense – Unipar, uma das mais importantes instituições de ensino do Brasil e um dos motores que ajudam a movimentar a economia de Umuarama e do Paraná. Já na categoria Indústria, venceu a Hellen Estofados e Colchões, da família Bicaio, que leva produtos de Umuarama não só para vários estados brasileiros como também para diversos países da América Central e do Sul.
Finalmente na categoria Comércio, a vencedora foi a Uvel, concessionária Chevrolet para Umuarama e região. A empresa inclusive acaba de ser premiada também nos Estados Unidos como a melhor concessionária General Motors do Brasil. “Ficamos muito felizes com o resultado, principalmente por saber que foi uma manifestação espontânea de nossos associados sob o comando de uma comissão independente, que realizou um trabalho absolutamente isento. O Troféu Amyr Bussmann passa a ser, desde já, o Oscar da qualidade empresarial de nossa cidade”, comenta Zolim.

Credibilidade
A Aciu chega aos 50 anos com muita credibilidade em todas as ações que faz não só para seus associados, mas também em prol da sociedade umuaramense. Um dos exemplos mais recentes é a realização da campanha pelo voto útil, que alerta aos eleitores sobre a importância de se votar em candidatos que sejam da cidade ou da região. “Fica mais fácil cobrar de quem vive aqui”, resume o presidente.
Zolim conta que a Aciu foi fundada por um grupo de 14 empresários que queriam se unir para terem maior representatividade frente à administração pública estadual e federal, que só tinha olhos para as cidades maiores. “Em 1964 Umuarama tinha apenas 9 anos de fundação e a situação era absolutamente precária. Para se ter uma ideia, nem energia elétrica existia, quem dirá telefone. Uma das primeiras lutas da Aciu foi para que a cidade tivesse energia e depois para que a rodovia PR-323 ganhasse asfalto. Anos depois nós lutamos pela duplicação dela”, comenta.
Quatro dos 14 fundadores estão vivos e dois deles compareceram ao Coquetel Aciu 50 Anos, onde foram homenageados com uma placa. Luiz José Stefani, que foi o idealizador da entidade e primeiro secretário, e Gilberto Lopes, que também foi presidente da entidade entre 1988 e 1990.