APRIMORAMENTO

Aciu divulga novidades para os associados em sua reunião mensal

Encontro foi marcado também pela divulgação do jantar em comemoração ao aniversário de 50 anos da entidade

Ontem mais uma vez, como acontece em toda última terça-feira do mês, a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), promoveu a uma reunião com a participação de seus associados. O encontro visa informar os empresários sobre as iniciativas da associação e difundir no meio empresarial por intermédio de convidados, metodologias de trabalho que possam melhorar o desempenho dos negócios. “As reuniões são importantes para a manutenção do contado dos associados com a Aciu, que está sempre pronta para ouvir as reivindicações do empresariado, buscando sempre soluções para elas”, disse José Celso Zolim, presidente da Aciu.
Das atratividades apresentadas pela associação, o presidente destacou e convidou os empresários para a palestra “Planejamento Tributário e Contábil com Redução da Carga Fiscal”, que abrangerá principalmente a sociedade de gestão denominada holding como administradora de bens próprios. A palestra será nesta quinta-feira, às 8h30, no auditório da Aciu, com o advogado, consultor e matemático Shiguemassa Iamasaki. O custo da palestra é de R$ 50 para associados e R$ 100 aos demais interessados. “Hoje uma das principais dificuldades para o empresário é lidar com as altas taxas tributárias, então a palestra mostrará meios que podem ser utilizados para enfrentar o problema”, disse Zolim.

NEGÓCIOS
Para os empreendedores do setor alimentício de Umuarama, a Aciu estará promovendo no próximo dia 3, às 8h, também em seu auditório, reunião com representante comercial do escritório belga. Com entrada franca e vagas limitadas, o encontro promovido em parceria com o Centro Internacional de Negócios da Federação das Indústrias do Estado do Paraná (Fiep), vai colocar em pauta oportunidades de negócios com a Bélgica. “Pedimos que o próprio empresário possa vir tanto na reunião e principalmente na palestra, pois muitas vezes quando é enviado o contador, esse mesmo a ouvir novas opções de estruturação fiscal na empresa, prefere manter um padrão de trabalho já difundido”, destacou o presidente.
Já no encontro de ontem os presentes puderam ouvir de Marcos Moura, gerente da Caixa Econômica Federal, um panorama geral das linhas de crédito ofertadas pela instituição financeira aos empresários, como opções de capital de giro e recebíveis e créditos rotativos. “Estamos sempre abertos a sugestões de pauta para nossas palestras mensais, trazendo pessoas que possam orientar os empresários”, explanou o presidente da Aciu.
O coordenador do curso de Administração de Empresas, João Marcos Codato, apresentou o Centro Integrado de Apoio a Projetos Empresariais (Ciape), da Universidade Paranaense (Unipar). O centro busca integrar a universidade com a comunidade empresarial com a troca de experiências, em que o aluno usufrui da realidade dos negócios ofertando em contrapartida novas técnicas administrativas. “Esses projetos não custam nada para o empresário e visam deixar a empresa mais competitiva”, explicou Codato.

ANIVERSÁRIO
Também foi divulgada a programação em comemoração aos 50 anos da Aciu, em que o ponto alto será um jantar dançante com a banda Renato e seus Blue Caps, dia 19 de setembro, no Harmonia Clube de Campo. Por meio de pesquisa que segue pelo comércio de Umuarama, será escolhido um empresário da indústria, do comércio e do setor de serviços a ser homenageado no jantar. “Nós homenagearemos também os dois empresários mais antigos da associação e o mais jovem empreendedor”, detalhou Zolim.

Matéria publicada pelo Jornal Tribuna Hoje. Edição de 28/05/2014. Obrigado.