DESTAQUE

Aciu é a primeira do Sul do Brasil na emissão de certificados digitais

Entidade também ficou com a terceira posição no ranking brasileiro, atrás somente de Rondonópolis (MT) e Imperatriz (MA)

A Autoridade Certificadora das Associações Comerciais do Brasil (AC-CACB) acaba de divulgar seu mais novo relatório de emissões de Certificados Digitais, onde a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) aparece como a entidade número 1 de todo o Sul do País, à frente de cidades como Londrina, Taubaté (SP) e Betim (MG). A instituição também ficou com a terceira posição no ranking brasileiro, atrás somente de Rondonópolis, no Mato Grosso, e Impetratriz, no Maranhão.

O presidente da Aciu, José Celso Zolim, comenta que a entidade fornece uma grande variedade de produtos e serviços relacionados à Certificação Digital, criadas para que profissionais e empresas tenham acesso à toda a tecnologia necessária para garantir a segurança e autenticidade de suas operações na internet. “Temos ainda os diferenciais de preço, bem menor para as empresas associadas, e o prazo, pois em questão de minutos o documento já fica pronto. E se feito com agendamento prévio, fica mais rápido ainda”, explica.

A questão da segurança é fundamental na realização de transações pela internet, por isso Zolim chama a atenção para a necessidade de se escolher um escritório de confiança para providenciar o Certificado Digital. “A consolidação da internet na vida das pessoas é um caminho sem volta. Tudo hoje em dia deve ser feito pelo computador e é simplesmente impossível uma empresa não se adaptar a essa realidade e, desta forma, para garantir um ambiente verdadeiramente seguro, é necessário que as transações feitas pelos computadores sejam realizadas por usuários devidamente identificados”, detalha.

O Certificado Digital disponibilizado pela entidade é o Certisign e com ele é possível atestar a veracidade das informações que tramitam no ambiente virtual. Rosi Gasques, agente certificadora da Aciu, esclarece que o Certificado Digital é uma identidade eletrônica que carrega, dentro de si, os dados de identificação da empresa, pessoa ou site que representa. “É um documento eletrônico reconhecido pelos sistemas de informação, sites e programas de computador em nome de seu portador, que valida suas ações. Resumindo, ele é a sua assinatura digital”, pontua.

Vantagens

As principais vantagens do uso do certificado digital, segundo agente certificadora, estão nas suas propriedades tecnológicas e legais, atribuindo segurança digital e validade jurídica em documentos assinados eletronicamente. “É a possibilidade real de substituir a assinatura manuscrita em documentos, de eliminar a impressão e gastos relacionados ao controle, envio e reconhecimento de firmas – por uma operação eletrônica, executada pela internet, de forma simplificada e com total legitimidade”, exemplifica.

A lista de serviços que requerem o uso de certificados digitais cresce diariamente, permitindo trazer maior conforto às pessoas nas suas atividades profissionais. “A lista de vantagens é grande: ele reduz custos e simplifica o dia a dia, reduz fraudes na comunicação digital, aumenta a confiança em transações eletrônicas, dispensa o reconhecimento de firma em cartório, diminui a burocracia, dá validade jurídica a documentos eletrônicos, aumenta a credibilidade digital das partes envolvidas e ainda é ecologicamente correto, pois reduz drasticamente o uso de papéis”, enumera, informando que os agendamentos podem ser feitos pelo telefone (44) 3621-6703.

TABELA

Campeãs na emissão de Certificados Digitais