Aciu e contabilistas sugerem alterações no Código Tributário

Representantes da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (Aciu) e do Sindicato dos Contabilistas (Sincouma) estiveram ontem (1) pela manhã na Prefeitura para discutir o texto do novo Código Tributário. Em reunião com o secretário da Fazenda e Administração, Armando Cordts Filho, e assessores da pasta, abordaram alterações no Código Tributário Municipal.

"Esse tipo de discussão com entidades representativas da sociedade é importante num momento em que serío promovidas mudanças que mexem com a vida de muita gente, como é o caso desse Código. Além do mais, eleva o nível da administração, tornando-a, efetivamente, participativa", disse Cordts depois do encontro, realizado a pedido da Aciu e do Sincouma.

As entidades sugeriram alterações na fiscalização sobre o comércio ambulante e, também, a efetivação do Conselho de Contribuintes. Nesse último caso, sugeriram que as duas entidades estejam representadas no Conselho, além da OAB (Ordem dos Advogados do Brasil).

A lei que criou o Conselho de Contribuintes foi aprovada na gestío passada, mas nunca foi instituído o órgão que deve ser composto por três representantes governamentais e igual número de representantes de entidades : na lei original não se menciona quais são esses entidades, daí a necessidade de alteração.

Estiveram com o secretário e assessores a presidente da Aciu, Elza Botelho, o presidente do Sincouma, Roberto Aparecido dos Santos e os contabilistas João Botelho de Oliveira e Reinaldo Struckel.

O projeto de lei com o novo Código Tributário de Umuarama deverá ser encaminhado para a Câmara Municipal nos próximos 10 dias. "Acreditamos que já houve tempo suficiente para avaliação da sociedade, sem contar que os segmentos mais diretamente ligados à questío, como os comerciantes e contadores, já apresentaram as suas sugestões sobre alterações no Código", concluiu Armando Cordts Filho.

________________________________________

Assessoria de Imprensa da Prefeitura de Umuarama