ACIU e SEBRAE promovem qualificação na área de cobrança

A parceria entre a Associação Comercial Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU) e o SEBRAE vem rendendo bons frutos para os comerciários de Umuarama. Um exemplo foi o curso "Como Cobrar e Receber Dívidas" com o consultor Braz Vendramini. Com grande presença de participantes o curso foi considerado um dos grandes eventos no quesito qualificação para organizar cobrança e crédito.

Braz Vendramini vem trabalhando junto com a ACIU e o SEBRAE desde o ano de 2006 e disse que no decorrer dos cursos várias ferramentas para trabalhar a inadimplência e cobrança foram expostas aos participantes e associados da ACIU. "Trata-se apenas da necessidade de modificar hábitos. Sempre coloco que a inadimplência já nasce com a empresa, e temos que aprender a administrá-la e obter receitas marginais (juros, multa, correção monetária)", disse.

No curso, os participantes foram instruídos sobre como realizar e organizar a cobrança de suas empresas, como utilizar ferramentas de consultas ao SCPC e como efetuar registros em casos de atrasos. Tais fatores podem diminuir em 50% a inadimplência. "Com os dados de consultas do mês de Janeiro/2010  da ACIU, verificamos que 25% dos clientes estío com registros no SCPC. Fazendo um comparativo de dezembro/2009 a janeiro/2010, a inadimplência sofreu um aumento de 22%. Neste sentido, podemos afirmar que o fato da empresa realizar as consultas e elaborar o cadastro com as informações necessárias, reduz a inadimplência", enfatizou o consultor. Salienta também  que a inclusão do nome do devedor junto ao SCPC tem o efeito de penalidade, além de lembrá-lo da prioridade do pagamento.

Para os empresários e profissionais da área que não conseguiram participar deste curso a ACIU e o SEBRAE informam, que nos próximos dias 16 a 18 de março, será realizado outro curso "Como cobrar e receber dívidas" com Braz Vendramini. Para os próximos meses, mais cursos de cobrança estío sendo programados. Os interessados podem entrar em contato com a ACIU pelo fone 3621-6700

_____________________________
Assessoria de Imprensa da ACIU