Aciu implanta núcleo de responsabilidade social

O debate sobre responsabilidade social promovido pela Associação Comercial Industrial e Agrí­cola de Umuarama (Aciu), na última semana, culminou na implantação do Núcleo Estratégico de Responsabilidade Social e Sustentabilidade. Trata-se de um programa permanente de planejamento, implementação, operação e monitoramento para colaborar com empresas e instituições na implantação e gerenciamento de atividades e ações de responsabilidade social.

O programa irá envolver as empresas associadas, poderes públicos e a comunidade. No primeiro momento, o Núcleo concentrará suas atividades em mobilizar a sociedade e as organizações em prol de uma nova visão acerca do tema responsabilidade social. "Não tem fórmula mágica. Devemos cuidar primeiro das pequenas coisas, arrumando a nossa casa, a nossa mesa, a nossa própria gaveta", disse Flávio Toledo que é coordenador do NURSE : Núcleo de Responsabilidade Social e Sustentabilidade Empresarial da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Estado do Paraná (Faciap).

Segundo Toledo, que veio de Curitiba especialmente para instalar o Núcleo, o maior objetivo da Faciap é fomentar a criação de Pólos de Desenvolvimento Sustentável em várias regiões do Paraná. Ao todo, serío 11 núcleos. Eles irío trabalhar em parceria com empresas e órgãos governamentais e não governamentais.

A presidente do Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu, Margarette Ângela de Oliveira Merçon Vieira, disse que o interesse dos empresários e das instituições surpreendeu. "Ficamos muito felizes com a acolhida que a idéia teve. Isto significa que a mente e a visão dos nossos empresários e líderes já está mudando", disse. Para ela, ter responsabilidade social não significa apenas separar o lixo reciclável e fazer doações a entidades assistenciais. "Muito além disso, compreende um conjunto de ações e atitudes individuais e coletivas que devem ser observadas por todo o conjunto da sociedade", complementou.

Segundo Margarette, tanto os governos quanto os consumidores tem exigido cada vez mais das organizações e empresas uma nova postura, calcada em valores éticos que promovam o desenvolvimento integral da sociedade, sem poluir, degradar ou excluir. "Atualmente, as empresas não podem simplesmente negligenciar a Responsabilidade Social. Faz parte da atitude empreendedora e visionária do empresário se adaptar ás novas exigências do mercado", destacou.

A primeira atividade do Núcleo está marcada para o próximo dia 30, no auditório da Aciu. O 1º Fórum de Responsabilidade Social de Umuarama irá reunir empresários, estudantes, lideranças e demais pessoas interessadas em discutir, planejar e viabilizar ações de responsabilidade social em vários âmbitos.

Serviço
Para saber mais ou participar das atividades Núcleo Estratégico de Responsabilidade Social e Sustentabilidade, entre em contato com a Aciu, Praça Hênio Romagnolli, 3800 : Fone: 44-3621-6700.

Diretoria do Núcleo Estratégico de Responsabilidade Social e Sustentabilidade de Umuarama
Douglas Bácaro : Fundação Cândido Garcia
Margarette Ângela de Oliveira Merçon Vieira : Aciu