Aciu lança sistema de consulta especial para pequenas e médias empresas

SCPC Net ajuda o empresário na hora de decidir disponibilizar crédito para novos clientes.

As indústrias de pequeno e médio porte associadas à Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) acabam de ganhar um novo sistema especial para analisar crédito em operações comerciais, como vendas a prazo, crediários, empréstimos, financiamentos e pagamentos em cheque. Trata-se do SCPC Net, um produto para auxiliar os empresários a decidir se concedem ou não crédito para novos clientes e funciona nos moldes do que as empresas do comércio já dispõem para consulta na entidade.

Ele conta que de forma simples e prática, o SCPC Net oferece informações sobre débitos e consultas em todo o Brasil, mas com um importante diferencial: a flexibilidade de escolha de um estado brasileiro para visualização de títulos protestados. “A partir de agora é possível concentrar a análise no estado onde o consumidor ou a empresa realiza a maior parte da busca por crédito, focando ainda mais na segurança”, explicou.

Dentre outras vantagens apontadas por Mesquita, que apresentou o produto aos associados Aciu na manhã de ontem (25), o SCPC Net – que pode ser utilizado por empresas de qualquer ramo ou segmento, especialmente de pequeno e médio porte – oferece a possibilidade de obter informações de cheques na mesma consulta, acesso às restrições (débitos, consultas e cheques sem fundos) em todo o Brasil, acesso aos protestos na UF que o consultante desejar e acesso aos telefones informados anteriormente pelos documentos durante consultas, facilitando a validação de dados cadastrais. “Este é um grande diferencial, pois de posse dos últimos telefones do devedor, o empresário tem mais chance de buscar uma negociação”, observou.

O presidente da Aciu, José Celso Zolim, destacou que todos os associados já têm o SCPC Net à disposição, pelo menos preço do mercado. “Enquanto outras associações que oferecem o produto por R$ 5, nós vamos conseguir disponibilizar por apenas R$ 2,50 por consulta, o menor preço em todo Estado”, ressaltou. Capacitações

Mais de 60 associados participaram da reunião realizada no auditório da Aciu ontem, onde tiveram a oportunidade de saber detalhes sobre os próximos cursos agendados pela instituição. O primeiro é o de “Como Cobrar e Receber Dívidas”, de 29 a 31 de outubro, o segundo é o de “Análise de Crédito”, de 19 a 21 de novembro, depois vem o de “Negociação para Compradores”, em novembro, e ainda “Como Evitar Reclamatórias Trabalhistas”, entre os dias 6 e 8 de novembro. Os presentes também conheceram a terceira edição da cartilha A Somba do Imposto, editada pela Fiep e apresentada por Wanessa Alferes de Souza, do Sesi/Senai de Umuarama.

Os associados da Aciu também foram convidados a dar sua opinião sobre a realização da campanha Semana do Nome Limpo que tem o objetivo de reunir o maior número possível de empresas que queiram oferecer descontos e anistia de multas e juros para devedores antigos. “É uma forma de o empresário aumentar o fluxo de caixa, com rebebimentos que muitas vezes estavam perdidos, e ainda o consumidor fica com o nome limpo e pode voltar a consumir no comércio local, estimulando a economia de várias formas”, explicou Zolim, informando que os associados devem enviar sua opinião para o e-mail [email protected] ou ligar para a Aciu no telefone (44) 3621-6700.