Aciu luta por Iapar em Umuarama

Presidente da instituição anunciou que vem a Umuarama em breve para estudar estratégias para a instalação de uma unidade de pesquisa aqui.

O esforço conjunto de representantes do setor agrí­cola de Umuarama já começa a dar grandes resultados. Liderada pelo vice-presidente da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama), Humberto Vignolli, a Câmara da Agricultura luta para trazer para Umuarama uma Unidade de Pesquisa do Iapar (Instituto Agronômico do Paraná). O novo presidente da instituição, Florindo Dalberto, já sinalizou positivamente sobre o assunto e deve vir à cidade para definir os detalhes.
De acordo com Vignolli, a Câmara da Agricultura da Aciu é um departamento absolutamente apartidário e conta com importantes parceiros que têm em comum o  objetivo de lutar pelo desenvolvimento tecnológico e econômico da região chamada de Arenito Caiuá, onde Umuarama é a cidade polo. "O anúncio da disponibilização de recursos específicos para a agricultura de nossa região veio no momento certo, pois a Câmara já vem discutindo isso há vários meses.
Temos certeza de que estamos no caminho para transformarmos de uma vez por todas a economia da nossa região", explicou o empresário. Além da Aciu, a Câmara da Agricultura conta com representantes da Secretaria de Estado da Agricultura (Seab), Emater, Prefeitura de Umuarama, Banco do Brasil, Associação dos Engenheiros Agrônomos de Umuarama (Areau), sindicatos, empresas de assistência técnica e produtores rurais. "Já estamos em nossa quarta reunião e, com a exposição e discussão dos problemas do setor, temos conseguido direcionar ações para resolver essas limitações.
Quando as coisas são feitas de forma correta e verdadeira, os resultados são reais", observou Vignolli.

Desenvolvimento
Dentre os temas analisados e estudados pelos integrantes da Câmara da Agricultura da Aciu, foi constatado que para que o setor se transforme, serío precisos investimentos em seis áreas específicas: Integração lavoura-pecuária para pastagens com e sem irrigação, Fruticultura, Manejo e fertilidade do solo, Plantio direto, Rotação de culturas e Mandioca. "Mas precisamos de parar de pensar pequeno, esquecer as ações inócuas e investirmos em tecnologia de ponta para realmente mudarmos o atual cenário da agricultura e da pecuária local. A existência de um Núcleo Regional do Iapar aqui seria o primeiro passo rumo ao futuro, como nunca antes aconteceu em Umuarama", avaliou.

Mudanças
O Iapar já possui uma área de 42 hectares em Umuarama : fica junto da UEM e do Colégio Agrí­cola, na Estrada Paca :, o que vai facilitar e muito a instalação de uma sede para a Unidade de Pesquisa do Instituto. Segundo Vignolli, o Iapar também possui outra área de 40 alqueires em Xambrê que não é utilizada para pesquisas tecnológicas. "É inviável manter um centro de pesquisa sem uma sede aqui em Umuarama, mas estamos confiantes de que o governo do Estado vai entender a urgência e a necessidade de investirmos em tecnologia para o fortalecimento do Arenito Caiuá", destacou.
Depois dos debates propostos pela Câmara da Agricultura da Aciu, uma outra grande ideia surgiu: a da criação de um Fundo de Desenvolvimento do Arenito Caiuá, onde seriam direcionados recursos e investimentos para o desenvolvimento de projetos de interesse comum. "Sabemos que isso será em um segundo momento, mas já é tempo de pensarmos diferente, de fazermos realmente a diferença. Nossa região é agrí­cola, mas precisamos da integração com a indústria, comércio e serviços. Não podemos mais esperar e nos contentar com microprojetos que trazem microrresultados. É hora de pensarmos grande", alertou.