Aciu prepara Feira da Indústria

Evento, que deve acontecer em setembro, faz parte da estratégia de estimular o setor industrial, dando visibilidade ás empresas.

Durante reunião com representantes de indústrias, nesta quinta-feira, na sede da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama) ficou definida a realização de uma Feira da Indústria na cidade, para divulgar o potencial do setor e prospectar negócios. A Feira deve acontecer em setembro próximo, com espaço para dezenas de empresas. O setor industrial movimenta 15% do PIB (Produto Interno Bruto) de Umuarama. Tem enorme espaço para crescimento.
Outra iniciativa apresentada na reunião, com cerca de 80 participantes, é o lançamento do site www.umuaramaeregiao.ind.br, um portal que vai funcionar
como uma vitrine permanente da produção industrial local e regional, sem custos para as empresas participantes. O trabalho está sendo custeado pela Federação da Indústria do Estado do Paraná.
Além de debater questões que dizem respeito diretamente à indústria, os empresários também tomaram conhecimento do trabalho que está sendo realizado pela Câmara da Agricultura da Aciu, que vem mobilizando o setor para trazer para Umuarama uma unidade de pesquisa do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar).
Da reunião, convocada pela Aciu, participaram empresários das áreas de alimentos, confecções, artefatos de cimento, álcool e açúcar entre outros, que puderam expor suas necessidades e opiniões, debatendo a problemática do setor com os participantes da mesa, composta pelo presidente da Aciu, Celso Zolim; pelo vice-presidente da entidade e coordenador da Câmara a Agricultura, Humberto Vignolli; pelo deputado estadual e coordenador regional da Fiep, Fernando Scanavaca; pelo secretário municipal da Indústria e Comércio, Milton Queiroz; e pelo consultor do Sebrae-PR em Umuarama, Adriano Pereira da Silva. Também participaram representantes da Caixa, Sicoob Arenito e Instituto Federal do Paraná (IFPR).

Barracões
Entre os temas mais abordados, estío a necessidade de um programa voltado à construção de barracões para a expansão das empresas e o alto custos dos juros bancários, além das dificuldades encontradas para a contratação de funcionários, tanto pela falta de pessoas capacitadas como pela alta rotatividade proporcionada por aqueles que se demitem para receber o Seguro Desemprego. Ainda neste campo, foi apresentada à Aciu a sugestío de desenvolver uma ação contra a chamada "indústria da ação trabalhista".
Definida a realização da Feira da Indústria, que se imagina que possa ser realizada já no Centro de Eventos do Parque de Exposições, a Aciu começa a se mobilizar para a realização do evento. O presidente Celso Zolim disse que a vinha sentindo a necessidade de ações mais efetivas junto ao segmento industrial, o que começa a acontecer a partir de agora, de forma concreta.
"Esta reunião é apenas o começo, o início de um trabalho que a gente vai desenvolver com a participação dos empresários do setor, com os nossos parceiros, dentro do nosso objetivo que é buscar o desenvolvimento harmônico de nossa cidade, onde a atividade industrial é bastante expressiva", afirmou Zolim, anunciando que novos encontros como o desta quinta-feira voltarío a ser realizados com mais frequência.

Maior destaque para a comunicação
O site www.umuaramaeregiao.ind.br, que já está no ar experimentalmente, é uma iniciativa da Coordenadoria da Fiep em Umuarama, em parceria com as associações comerciais e prefeituras de 20 municípios da região. Ele é aberto a todas as empresas industriais interessadas, que devem apenas preparar o material que querem ver exposto no portal, com informações gerais sobre a empresa, localização,  descrição e identificação dos seus produtos, inclusive com fotos, e as opções de contato.
O portal é uma alternativa especialmente para as micro e pequenas empresas que não tem site próprio, diz Giuliana Vieira, explicando que as empresas serío apresentadas no site de acordo com o segmento em que atuam. A expectativa é que pelo menos mil empresas utilizem esta ferramenta de divulgação.
Ainda segundo Giuliana Vieira, o site deverá ser lançado formalmente nos próximos trinta dias e as empresas interessadas em divulgar gratuitamente os seus produtos devem procurar a Coordenadoria Regional da Fiep em Umuarama. O telefone para contato é o 3626-8478.