Aciu promove curso sobre licitação e contratos públicos

PREGÕES Treinamento será feito por consultor especializado do Sebrae e as vagas são limitadas

Licitação é um conjunto de práticas consagradas por normas através das quais as entidades públicas ou que lidam com dinheiro público realizam suas compras, contratações, aquisições, locações, e alienações. Foi para entender melhor esta ferramenta de trabalho que a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama) promove o curso "Licitações", em mais uma parceria com o Sebrae.
O curso tem duração de 12 horas e será ministrado entre os dias 12 e 14 de abril pelo consultor Helessandro Luis Trintinalio. "São apenas 25 vagas, por isso os interessados devem fazer suas reservas o mais rápido possível", alerta a presidente da Aciu, Elza Alves Botelho de Souza, destacando que empresas que fecharem pacotes especiais podem negociar preços promocionais.
Elza ressalta que a oferta deste curso vem para atender a uma demanda de várias entidades e chega em momento bastante oportuno. "O programa apresentado esclarece pontos cruciais para um bom desempenho das empresas públicas, correspondendo ás necessidades de profissionais que atuam nesta área em Umuarama e em toda a região", afirma.
Durante o treinamento o participante é preparado para o processo licitatório, baseado na lei 866/21.06.93, quando é apresentada a modalidade de aquisição de bens e serviços comuns através do pregão. ""A licitação resolve os interesses de compras e serviços, gerando uma concorrência mercadológica. A pessoa que tem maior conhecimento sobre a lei e sabe utilizá-la parte na frente no processo licitatório"", informa o instrutor do Sebrae Helessandro Luis Trintinalio.
Ele conta que o treinamento vai abordar temas fundamentais para a realização de uma licitação, como entendendo o processo licitatório; estudo teórico das modalidades de licitação; estudo dos benefícios concedidos ás MPES para participação em processo licitatório; prática de licitação; exercício prático de licitação na modalidade concorrência; exercício prático de licitação na modalidade pregão e exercício prático de licitação na modalidade pregão eletrônico (se possível, on-line).
Os interessados devem entrar em contato com a Aciu, no departamento de eventos, falar com Marlene através do telefone (44) 3621-6700. A Aciu fica na praça Hênio Romagnolli nº 3800, no andar térreo do Edifício Centro Comercial. Mais informações também estío disponíveis no site da instituição em www.aciupr.com.br.

Fonte: Jornal A Tribuna do Povo
Data: 09/02/2010