Aciu promove cursos de análise de crédito e cobrança para ajudar a evitar a inadimplência

A inadimplência é uma das maiores preocupações dos comerciantes na atualidade, independentemente do porte ou atividade da empresa. Duas das principais armas contra esse mal, que leva centenas de empresas à falência todos os anos, são a Análise de Crédito e a Cobrança.

Para auxiliar na criação e aperfeiçoamento desses serviços, a Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (ACIU), promove os cursos  "Como Cobrar e Receber Dívidas" e "Análise de Crédito Visando a Redução da Inadimplência". Ambos acontecem no Anfiteatro da ACIU e serío ministrados pelo consultor e palestrante Braz Ismael Vendramini.

O curso de cobrança acontece nos dias 08, 09 e 10 de setembro das 19 ás 23 horas. O curso de análise de crédito, nos dias 09, 10 e 11 de setembro, das 8 ás 12 horas. As vagas são limitadas e os candidatos devem se inscrever na sede da ACIU.

No curso de cobrança, são abordados conteúdos indispensáveis para evitar armadilhas de clientes mal intencionados e técnicas que levam ao entendimento e acordo com os devedores. Já no curso de análise de crédito, o participante irá aprender a importância dos dados no preenchimento do cadastro, a fazer a análise do comprometimento da renda do cliente, a avaliar os riscos, entre outros conteúdos. Os dois cursos tem base legal no Código de Defesa do Consumidor e no Código Civil.

De acordo com a presidente da ACIU, Elza Alves Botelho, os cursos foram criados com o objetivo de ajudar o empresário a se defender da inadimplência, que subiu pelo oitavo mês consecutivo em julho. Dados divulgados recentemente pelo Banco Central (BC) revelam que a parcela dos empréstimos com atrasos superiores a 90 dias cresceu de 5,7% em junho para 5,9% no mês passado. "Esse é o maior nível da década", ressaltou a presidente. O aumento foi observado apenas nas operações para empresas, cuja inadimplência cresceu de 3,4% para 3,8%, na mesma base de comparação. Nas operações para as pessoas físicas, a inadimplência seguiu em 8,6% pelo terceiro mês seguido.

"A turbulência da crise ainda não passou e a incerteza econômica gera muita insegurança, tanto para as corporações como para muitos clientes, que não conseguem quitar as suas dívidas", disse Botelho. Segundo ela, a Análise de Crédito protege tanto a empresa quanto o consumidor, que tem uma perspectiva mais real das suas possibilidades de consumo. "Um bom serviço de cobrança também é fundamental, não só para receber a dívida em atraso, mas para manter o cliente", enfatizou.

SERVIÇO

As inscrições devem ser feitas na sede da Aciu, que fica na Praça Hênio Romagnolli, 3800. Maiores informações pelo fone 44 3621-6700 ou pelo site www.aciupr.com.br.

Assessoria de Imprensa / Vivência Publicidade
Associação Comercial Industrial e Agrí­cola de Umuarama : ACIU