Ofício

Aciu solicita abertura do comércio no feriado de Tiradentes

Com cuidados redobrados e horário especial, lojistas acreditam ser possível amenizar perdas ocasionadas pela inatividade recente

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) protocolou ofício na prefeitura solicitando a abertura do comércio varejista no próximo dia 21, feriado de Tiradentes.

Atendendo solicitação de um expressivo número de filiados, a entidade argumenta que o atual cenário, com redução gradual de infectados e o rígido cumprimento dos protocolos sanitários, possibilita o expediente atípico.

"Consideramos a demanda plausível. Tivemos no período recente seguidos períodos de inatividade, decorrentes das medidas de enfrentamento ao coronavírus, via decretos nos âmbitos estadual e municipal, ocasionando sérias dificuldades operacionais de ordem financeira para um número expressivo de empresas", ressalta o presidente Orlando Luiz Santos.

Ele destaca a questão do banco de horas dos comerciários, com cerca de sessenta acumuladas. "É mais um fator que robustece a justa requisição. O funcionamento em regime especial pode fazer a diferença para muitos empreendimentos", complementa.