Crise

Aciu solicita isenção do alvará para empresas do setor de eventos

Passado um ano da pandemia de coronavírus, segmento é um dos mais duramente afetados

A Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu) encaminhou ofício à prefeitura de Umuarama, solicitando atenção especial para o setor de eventos, um dos mais duramente afetados pela pandemia de coronavírus.

No documento, a entidade ressalta que, embora o Executivo tenha prorrogado o prazo para pagamento do alvará de licença (e taxas inclusas) das empresas do segmento, a prolongada inatividade é responsável por uma crise profunda e suscita medidas mais abrangentes.

"A não realização de centenas de eventos tornou a situação dramática para muitas empresas e profissionais autônomos. Dada a gravidade da situação, a Aciu requisitou a isenção (do pagamento do alvará e taxas) correspondente ao exercício", explica o presidente Orlando Luiz Santos.

A crise duradoura tem motivado iniciativas como o projeto aprovado pela Câmara de Vereadores de Maringá, que permite pagar um auxílio emergencial para os profissionais que trabalham com eventos. O cadastro terá início na próxima terça-feira (6). Serão duas parcelas de R$ 500, beneficiando técnicos de eventos, músicos, garçons, fotógrafos, cinegrafistas, decoradores, recepcionistas e outros profissionais.