Próxima sexta

Agência cadastra vagas de empregadores para o Feirão do Emprego 2023

Além de intermediação de mão de obra e capacitação gratuita, haverá uma série de serviços, como consultas gratuitas ao sistema SPC/Serasa (Aciu)

A Agência do Trabalhador de Umuarama está captando vagas junto a empregadores para mais uma edição do Feirão de Empregos, que será na próxima sexta-feira (28), das 9h às 17h, no Centro Cívico. Uma grande estrutura será montada na avenida Rio Branco, em frente ao Centro Cultural Vera Schubert, para aproximar trabalhadores desempregados das vagas ofertadas pelas empresas locais. Além de intermediação de mão de obra, haverá uma série de serviços e capacitação profissional gratuita aos participantes.

A estimativa é que cerca de 600 vagas sejam ofertadas para trabalhadores das mais diversas áreas. No fechamento da semana passada, mais de 300 vagas estavam abertas na  Agência do Trabalhador. "Nossa equipe realiza uma captação especial para ampliar ainda mais essa oferta. Teremos centenas de candidatos reunidos no feirão e as empresas que quiserem aproveitar a oportunidade ainda podem cadastrar as vagas disponíveis na agência”, orienta o secretário de Indústria e Comércio, Marcelo Adriano.

O objetivo do feirão é aproximar os trabalhadores em busca de recolocação no mercado de trabalho, e também do primeiro emprego, das empresas do comércio local, indústria e prestação de serviços que buscam colaboradores.

Para ampliar o alcance do feirão foram firmadas parcerias com diversas entidades, entre as quais a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), empresas do ‘Sistema ‘S’ – Senac, Sesc, Sest/Senat e Senai –, o Cebrac Cursos, a UniAlfa Faculdade, o Conselho Municipal dos Direitos da Mulher, as rádios Massa FM, Ilustrada FM, Cultura AM e Amizade FM e a Rede TV Mais.

A Aciu disponibilizará o 'SPC Itinerante', com consultas gratuitas ao sistema SPC/Serasa.

O diretor da Agência do Trabalhador, Fábio Parmegiani, lembrou que o feirão terá a presença do ônibus do Programa Emprega Mais Paraná, da Secretaria da Justiça, Família e Trabalho (Sejuf), que atua em parceria com as prefeituras. “As vagas existem e muita gente está procurando emprego. O feirão aproxima o trabalhador da vaga e a agência vai orientá-lo sobre como ampliar as chances de contratação. Algumas dicas são procurar vagas de acordo com o seu perfil profissional, caprichar na elaboração do currículo e se preparar para a entrevista, mantendo a calma”, apontou.

O secretário Marcelo Adriano reforça que o feirão oferta oportunidades aos trabalhadores que nem sempre têm acesso à informação. A equipe técnica da agência analisa o perfil dos candidatos e os encaminha às equipes das empresas. Os candidatos devem levar a Carteira de Trabalho ou outro documento que contenha o CPF, além de currículo atualizado.

A agência fará o cadastro para o banco de dados do sistema público de emprego e poderá ajudar na elaboração de currículos. “Com o perfil certo, o trabalhador poderá sair praticamente empregado do feirão”, completou o secretário. O atendimento aos trabalhadores será das 8h às 17h do dia 28, sem intervalo para almoço. Os empregadores devem entrar em contato com a agência pelo fone (44) 3621-1100, para cadastrarem as vagas.