Comércio

Agência do Trabalhador e Aciu realizam mutirão para contratações

Está em curso uma captação especial de vagas e candidatos com perfil adequado, a fim de atender lojas com vagas temporárias

Para aproximar trabalhadores em busca de oportunidade de emprego e empresas do comércio local à procura de colaborados, a Agência do Trabalhador firmou parceria com a Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu) para promover um mutirão de empregos exclusivo para o setor. Para isso, está em curso uma captação especial de vagas e candidatos com perfil adequado, a fim de atender lojas com vagas temporárias – visando as vendas de final de ano – e também os estabelecimentos que querem ampliar seus quadros funcionais.

O feirão do emprego no comércio será realizado em 27 de outubro, na Agência do Trabalhador, que faz parte da Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura e fica no cruzamento da avenida Rio Branco com a rua Governador Ney Braga, a uma quadra da Praça Santos Dumont. Empresas que dispuserem de vagas terão espaços delimitados para expor as oportunidades aos interessados.

“Para participar as empresas devem se cadastrar antecipadamente”, orienta o gerente da agência, Reginaldo Barros. O secretário da Indústria e Comércio, Marcelo Adriano Lopes da Silva, explica que o mutirão é uma forma de ofertar oportunidades aos trabalhadores que precisam das vagas, mas que nem sempre têm acesso à informação.

“Esta ação de empregabilidade é mais uma oportunidade para promover o encontro entre candidatos e empregadores. A equipe técnica da Agência do Trabalhador vai analisar o perfil dos candidatos e encaminhá-los para as entrevistas de emprego nas empresas participantes da ação. Também haverá entrevistas diretas no local”, explicou o secretário, após reunião com o presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, e o gerente da agência, na última sexta-feira, 16.

Os interessados em participar do mutirão devem levar a Carteira de Trabalho, preferencialmente, mas também serão atendidos caso apresentem qualquer documento que contenha o CPF. O profissional à procura de trabalho deve levar currículo atualizado. Caso não tenha um currículo, a equipe da agência fará um cadastro que será registrado no banco de dados do sistema público de emprego, a partir dos documentos pessoais.

A Agência do Trabalhador fará uma convocação junto aos empregadores para que participem da ação, divulgando e cadastrando no sistema as vagas disponíveis, além de enviar uma equipe de recursos humanos para as entrevistas. “Com o perfil certo, o trabalhador poderá praticamente sair empregado do feirão”, acrescentou Reginaldo Barros.

A Aciu convocará os empresários associados para participarem da ação, divulgando as vagas oferecidas para o mutirão. “A parceria já está em prática para a prospecção de vagas temporárias para o final de ano. Ao mobilizarmos nossos associados, chamamos a atenção para a importância da iniciativa. A época mais relevante para o varejo sempre traz um incremento expressivo do número de vagas. Muitas oportunidades temporárias se transformam em postos formais”, ressalta o presidente Miguel Fuentes Romero Neto.

O atendimento aos trabalhadores será das 8h às 17h, no dia 27/10, sem intervalo para almoço. Os empregadores devem entrar em contato com a agência, pelo fone (44) 3621-1100, para cadastrarem as vagas.