OPORTUNIDADES

Apae busca inserir alunos no mercado de trabalho

Jovens capacitados para diversas atividades profissionais visitaram a Aciu

A Apae é, reconhecidamente, uma das mais importantes instituições do Estado na educação e capacitação de alunos especiais. Dentre os muitos projetos desenvolvidos na escola, destaque para o “Educação Profissional e o Mundo do Trabalho para Deficientes Intelectuais”, coordenado com dedicação pela equipe multidisciplinar da instituição como forma de inserção de jovens alunos no mercado de trabalho.

Hoje existem 20 jovens capacitados para a realização de atividaes profissionais diversas, conforme informou a professora Maria Franchini Valério, coordenadora do projeto, que esteve em visita à Aciu na manhã desta quinta-feira (12). A equipe foi recepcionada por Orlando Luiz Santos, presidente da entidade, que destacou que dar a oportunidade de trabalho para um jovem especial é mais que cumprir a lei, é um gesto de amor ao próximo. “Quem conhecer os talentos que a Apae de Umuarama possui, seguramente vai quer contratar para atuar em sua empresa”, destacou.

A professora Maria acrescentou que os alunos são jovens estudiosos, determinados, educados, treinados, capacitados e prontos para iniciar uma carreira de sucesso, garantindo que os limites existem, mas podem ser facilmente derrubados, desde que se perca o preconceito. “A Apae possui hoje cerca de 20 jovens considerados prontos para o mercado de trabalho, que aguardam ansiosos por uma oportunidade em alguma empresa. São capazes de executar funções diversas, desde arquivistas, repositores e contínuos até em linhas de produção: basta que tenham encaminhamento e supervisão”, afirma.

Ainda de acordo com a professora, os estagiários da Apae podem trabalhar até quatro horas por dia, o que fazem com extremada dedicação, superando em qualidade final todas as expectativas. “Basta que os empresários deem a oportunidade, temos nossa equipe que pode trabalhar em conjunto para que este aluno adapte-se normalmente às funções exigidas”, pontua, acrescentando que os interessados em dar uma oportunidade de trabalho aos alunos podem entrar em contato com a coordenação da Apae pelo telefone (44) 3622-5035.