ALIMENTOS

Bélgica busca empresas da região interessadas em exportar alimentos

Representante da WagrAlim, de Bruxelas, vai recepcionar empresários na Aciu dia 3 de junho para falar sobre oportunidades de negócios

Empresas do setor de alimentos – não importa qual o tamanho – estão sendo convidadas para participar do encontro “Oportunidades de Negócios com a Bélgica”, evento marcado para a próxima terça-feira (3 de junho), às 8h no auditório da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama). Olivier Fain, desenvolvedor de projetos da WagrAlim, um dos maiores escritórios de representação de empresas multinacionais daquele país, é que vai recepcionar os participantes.

Fain é contratado pelo Centro Internacional de Negócio (CIN) da Fiep (Federação das Indústrias do Estado do Paraná) para realizar esta ponte entre as empresas paranaenses e belgas. Ele adianta que além de apresentar uma infinidade de possibilidades de negócios, vai também falar sobre o desenvolvimento tecnológico para parcerias com a Bélgica. “A WagrAlim é um cluster belga, ou seja, é uma concentração de empresas de características semelhantes que colaboram entre si e, assim, se tornam mais eficientes. A cooperação entre empresas tem proliferado principalmente devido à necessidade de se conseguir maior flexibilidade e por outro lado a procura de maior eficiência na satisfação de uma oportunidade”, define.

E exatamente por representar um cluster é que a gama de possibilidades fica ainda maior. “As empresas belgas precisam – e querem – importar alimentos, produtos e derivados dos mais diversos tipos, por isso é que as oportunidades de negócios são realmente verdadeiras. E além das evidentes oportunidades de negócios com o país europeu, o principal benefício para os empresários brasileiros é a possibilidade de fazer projetos que visem o aprimoramento de alimentos, desenvolvimento de novas tecnologias e inovação. Com esses projetos as empresas brasileiras podem se preparar para vender seu produto para o mercado europeu, além de aumentar a competitividade nacionalmente”, detalha.

Grátis

Não vai haver custo algum para participar deste evento, que é uma ação da Aciu no sentido de abrir suas portas para a internacionalização. “Este é o primeiro de grandes eventos para fomentar o comércio internacional, feito de forma segura e dentro do que determina a legislação brasileira. Essa parceria com o CIN seguramente trará grandes frutos para nossos associados”, comentou José Celso Zolim, presidente da entidade.

A analista Caroline Pinheiro do Nascimento vai apresentar o trabalho desenvolvido pelo CIN-Fiep de forma estratégica e ativa na internacionalização das indústrias paranaenses. "Dentre as particularidades das empresas paranaenses está sua vocação para a produção de bons produtos. O mundo tem aprendido a adquirir produtos do Paraná e isso para nós é uma honra”, comenta.

Serviço – Palestra: Oportunidades de Negócios com a Bélgica – Data: 03/06/2014 – Horário: 8h (Café da Manhã) – Local: Aciu (Praça Hênio Romagnolli, 3800) – Investimento: Grátis. Reservas pelo telefone (44) 3621-6700 ou pelo e-mail [email protected].