BRDE financia investimentos para empresas urbanas, rurais e prefeituras

Dezenas de empresários e políticos da região participaram palestra Linhas de Financiamentos Especiais para Micro, Pequenas e Médias Empresas (MPME) e Agronegócio, oferecida pelo BRDE (Banco Regional de Desenvolvimento do Extremo Sul), em parceria com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama) e Secretaria de Indústria e Comércio da Prefeitura de Umuarama. O evento aconteceu na noite desta quinta-feira (3/9), no anfiteatro do SESC.

Na abertura do evento, o prefeito de Umuarama, Moacir Silva, falou da importância das linhas de crédito especiais para o desenvolvimento dos municípios e incentivou os empresários presentes a investir na modernização e melhoria de seus negócios. O empresário Celso Zolin, que na ocasião representou a presidente da Aciu, Elza Alves Botelho, agradeceu ao BRDE pela iniciativa e aos parceiros pelo apoio.

As linhas de crédito disponíveis podem ser captadas por empresas de todos os portes. Investimentos para aquisição de máquinas e equipamentos são prioritários. De acordo com o palestrante, o engenheiro agrônomo Alexandre Accioly, o BRDE é um agente financeiro do BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social), hoje o principal instrumento de financiamento de longo prazo para a realização de investimentos em todos os segmentos da economia.

Investimentos fixos, como obras de construção reforma ou ampliação, aquisição de máquinas e equipamentos, entre outros, também tem prioridade. "São financiamentos com juros baixos e prazos de pagamento bem longos. Para a aquisição de máquinas e equipamentos, por exemplo, os juros são de 4,5% ao ano", enfatizou.

Accioly também apresentou linhas de crédito especiais para financiamentos de projetos públicos, como aquisição de máquinas para a pavimentação urbana, por exemplo. Segundo ele, o BRDE prioriza esse tipo de investimento, que podem ser solicitados por municípios de pequeno e médio porte.

Para o agronegócio, os financiamentos podem ser solicitados para projetos de irrigação, reflorestamento, fruticultura, construção de silos, aquisição de máquinas e equipamentos agrí­colas, entre outros. "No caso de projetos de reflorestamento, o cliente tem até 120 meses para pagar, incluindo o perí­odo de carência, que pode chegar a oito anos", complementou Accioly.

Para ter acesso ás linhas de crédito e financiamentos do BRDE e BNDES, os empresários devem procurar a ACIU, ou as cooperativas de crédito locais, como o Sicoob Arenito. Maiores informações na ACIU, ou pelo fone 44 3621-6700.

_______________________________________________________
Assessoria de Imprensa/Vivência Publicidade