Campanha ?Nome Limpo Já? fez aumentar em 170% número de consultas ao SCPC

Em cinco dias, mais de 1,2 mil pessoas procuraram a Aciu para tentar negociar dívidas em atraso nas empresas do comércio de Umuarama

Exatamente 1.222 pessoas procuraram a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama entre os dias 1° e 9 de novembro. Todas elas foram em busca de informações sobre sua situação junto ao SCPC (Serviço Central de Proteção ao Crédito), órgão independente que presta informações às empresas sobre consumidores inadimplentes. Realizada pela primeira vez na cidade, a campanha Nome Limpo Já movimentou a entidade que congrega os principais empresários de Umuarama.

De acordo com José Celso Zolim, presidente da Aciu, nesta edição da campanha a adesão das empresas não foi a esperada, mas ele aposta que em uma próxima oportunidade mais empresários devem adotar a Nome Limpo Já. “Os empresários que resolveram fazer parte a campanha não se arrependeram, pois conseguiram receber valores que muitas vezes já davam por perdido. Esta primeira edição vai servir para que possamos desenvolver uma campanha ainda melhor na próxima vez. Mesmo assim, só temos o que comemorar, pois acreditamos que realmente foi um sucesso”, observou.

Para se ter uma ideia, as consultas ao SCPC no mesmo período do ano passado atingiram a marca de 620, já este ano foram 1.222 – 172% a mais. “Pelo fato de retirarem juros, multa e oferecerem formas de pagamento em parcelas, muitas empresas conseguiram fazer boas negociações. A procura foi muito grande. Muitos consumidores tentaram limpar o nome e, com as isenções oferecidas, encontraram uma grande oportunidade. Esperamos que na próxima edição mais empresas entrem para a campanha”, disso a advogada Solange Ryska, responsável pelo setor de negociações de dívidas da Aciu.

Oportunidades

A dona de casa M.A.O. foi uma das que conseguiram negociar seus débitos em atraso. “Infelizmente eu não consegui pagar uma conta em uma sapataria da cidade, pois meu marido ficou doente e a gente descontrolou tudo. Eu já tinha tentado negociar direto na firma, mas os juros que ele cobravam eram muito altos, não dava mesmo para pagar. Agora eu consegui parcelar em cinco vezes e com certeza não vou atrasar nem um dia do compromisso”, comemora.

O mecânico V. S. T. também disse estar feliz com a negociação. “Depois de mais de quatro anos devendo em uma empresa de confecções, consegui me livrar da dívida. Eu emprestei meu nome para um amigo e ele nunca pagou. Quando fui ver, já estava devendo um monte e não tive como pagar. Agora, sem juros, só pelo valor original da dívida, consegui resolver um problemão”, relatou.