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Capacitação prepara micro e pequenas empresas para licitações em Umuarama

Evento é uma parceria do Sebrae com a Aciu e Prefeitura


De acordo com estimativas do Sebrae/PR, no ano de 2018 os órgãos públicos de Umuarama e região devem investir mais de R$ 300 milhões em compras públicas. Com a intenção de capacitar para este mercado, estão abertas as inscrições para o curso “Compras governamentais: como fornecer para a administração pública”, que acontecerá entre os dias 22 e 25 de agosto.
O curso aproxima pequenos negócios de entidades públicas e é direcionado para empresários de micro e pequenas empresas, microempreendedores individuais, representantes comerciais, contadores, representantes de entidades de classe, cooperados, associados e pessoas com interesse em fornecer para a administração pública.
Adriano Pereira da Silva, consultor do Sebrae/PR, explica que este levantamento foi elaborado de acordo com os gastos de anos anteriores de órgãos públicos, como as Prefeituras Municipais. “Entendemos que aí está uma grande oportunidade para os pequenos negócios, uma vez que o poder público tem entre as suas obrigações a de manter diversos serviços em funcionamento e precisam fazer compras constantemente. Eles são considerados bons compradores e pagadores para diversas empresas. Por isso, estamos oferecendo esta capacitação que irá apresentar este mercado e preparar os empreendedores”, afirma.
Os participantes poderão compreender o funcionamento da Lei Geral da micro e pequena empresa e suas vantagens para estes negócios em licitações públicas e entender, de maneira prática, como eles devem se preparar para as compras públicas. “Também iremos promover autoconfiança nos participantes, para que eles tenham consciência de que esta oportunidade os favorece e auxiliar na participação assertiva de algo que pode trazer desenvolvimento para os seus negócios”, explica o consultor Adriano.
Durante os quatro dias de realização, os encontros serão pautados nos seguintes temas: os benefícios da Lei Geral, o funcionamento da legislação de compras, análise de risco, preparação para a licitação, pregão presencial e benefícios para os pequenos negócios e portais de compras.
A capacitação é uma realização do Sebrae/PR, Fecomércio PR, Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) e Fórum Permanente das Microempresas e Empresas de Pequeno Porte do Estado do Paraná (Fopeme). O curso conta ainda com apoio da Sala do Empreendedor, Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (Aciu), Prefeitura Municipal, Escritório de Licitações de Umuarama e do Sindicato dos Lojistas do Comércio Varejista de Gêneros Alimentícios, de Maquinismo, Ferragens e Tintas e de Material Elétrico e Aparelhos Eletrodomésticos de Umuarama e Região (Sindilojistas Umuarama).
O investimento por pessoa é de R$ 120. Os interessados em saber mais informações e nas inscrições podem ligar para o telefone do Sebrae/PR, o (44) 3623-8100. Os encontros acontecerão das 19h às 23h, no escritório do Sebrae/PR, localizado na Rua Floraí, nº 4.295.