Celebração do Dia do Amigo começa a tomar forma

Em nova reunião realizada na Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama (ACIU), no final da tarde de terça-feira, representantes de 35 entidades representativas, clubes de serviço, escolas, instituições religiosas e do poder público, decidiram pela formação de uma Comissão Organizadora para conduzir os preparativos para a celebração em Umuarama do Dia do Amigo, data comemorada no dia 20 de julho, uma sexta-feira.

A idéia, como foi exposta na primeira reunião para tratar da iniciativa proposta pela ACIU, é mobilizar a comunidade através das entidades da sociedade organizada para dar “abraçar” a Paraná, desde a Praça Miguel Rossafa até a Praça da Bíblia, com uma “corrente humana”, dos dois lados da avenida, envolvendo seis mil pessoas.

O ato deve acontecer entre as 8 e 8h30, implicando no retardamento da abertura do comércio e do fechamento do trânsito ao longo de toda a Avenida Paraná.

Comissão Organizadora

Integram a Comissão Organizadora representantes do Tiro de Guerra, da Polícia Militar, da Prefeitura de Umuarama, dos sindicatos dos Comerciários e dos Bancários, do Sesc, Universidade Paranaense (Unipar), Rotary Club, Sindicato do Comércio Varejista, Conselho de Pastores Evangélicos, Loja Maçônica, Universidade Estadual de Maringá (UEM) – Campus Umuarama, ACIU e Núcleo de Educação.

Além destes, também participaram da reunião na terça-feira representantes do Sesi, do Corpo de Bombeiros, da Associação de Futsal Umuarama (Afsu), da Apae, do Colégio Sapiens e do Conselho da Mulher Executiva e Empresária de Umuarama.

Preparar/Mobilizar

A partir de agora a Comissão Organizadora inicia o trabalho de preparação e mobilização que a iniciativa, inédita no País, exige. Entre as tarefas imediatas colocadas para a Comissão está o levantamento do número de pessoas que cada entidade envolvida pode mobilizar, para em seguida fazer o mapeamento, definindo em que ponto da avenida cada grupo vai se posicionar.

Na reunião de terça-feira também ficou definido que as entidades e organismos já contatados têm prazo até o dia 20 de junho para apresentar o número de pessoas com que irá participar do “abraço”.

Cabe à Comissão também ampliar os contatos visando envolver o maior número possível de participantes, além de buscar também o envolvimento dos veículos de comunicação como estratégia para mobilizar a população.

Marca para a história

“Não será uma tarefa fácil nem simples, mas esta idéia que nasceu dentro da ACIU está contagiando a todos com quem temos falado, o que nos dá a certeza de é possível e, mais do isso, com a participação de todos vamos realizar um evento que vai entrar para a história de Umuarama, fazendo juz ao nosso título de Capital da Amizade”, diz o presidente da ACIU, Celso Zolim.