China atrai empresários de Umuarama

A expressão "negócio da China", antes usada apenas de brincadeira, entrou definitivamente para o vocabulário das empresas brasileiras, inclusive de Umuarama. Em uma iniciativa da Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama (Aciu), em parceria com a W.Intex Brasil, empresa especializada em assessoria em comércio exterior, um grupo de empresários locais está se preparando para participar da 109º edição da China Import and Export Fair, conhecida como Feira de Cantío, que acontece de 11 de abril a 6 de maio em Guangzhou, no sul da China.

Realizada duas vezes por ano no Pazhou Complex, um centro de eventos com 15 mil metros quadrados, a China Import and Export Fair é a maior feira de comércio global da China, atraindo empresas de todo o mundo e impressionando pela amplitude da gama de produtos e pelo volume de negócios que estimula. Organizada pelo Ministério do Comércio da China, a feira é realizada em três etapas, divididas de acordo com os produtos expostos.

Na primeira fase, de 15 a 19 de abril, o evento reúne fornecedores de máquinas e equipamentos, autopeças, bicicletas e motos, ferramentas, produtos químicos, eletrodomésticos e eletrônicos, informática e comunicação, iluminação, materiais decorativos e materiais de construção.

Na segunda etapa, de 23 a 27 de abril, traz artigos de cama, mesa e banho artigos de decoração e utilidade doméstica, vidros, mobiliário, produtos para jardinagem, higiene e estética, relógios e instrumentos óticos, brinquedos e presentes e produtos para festas.

De 1 a 5 de maio, na terceira etapa, a feira reúne produtos de pele, couro e plumagem, acessórios de moda, carpetes e tapeçaria, alimentos, materiais esportivos, material de escritório, sapatos, malas e bolsas, além roteiros recreativos e de viagens.

Oportunidades
De acordo com Wagner Ferrarin, diretor da Aciu encarregado de organizar o grupo local, a expectativa é que pelo menos 15 empresários participem da feira, na viagem que tem caráter estritamente profissional, para aqueles que estío dispostos a buscar novas oportunidades de negócios.

"Quem conhece uma feira como as que se fazem no Brasil, como no Anhembi, por exemplo, multiplique por dez ou por quinze que vai ter uma noção do que é essa feira", diz Ferrarin, que esteve na China no ano passado. "Tem realmente de tudo o que você imaginar, se tornando uma oportunidade única para quem pensa em importar da China, que hoje está inundando o mundo todo com produtos de qualidade com preços competitivos", atesta o diretor da Aciu.

Viagem
Quem for à China com o grupo organizado pela Associação Comercial, contará com acompanhamento integral de tradutor e de um profissional em comércio exterior da W. Intex Brasil, com assessoramento para questões contratuais, de câmbio e aduaneiras.

Com o aquecimento da economia mundial, a Feira de Cantío, evento único no gênero no mundo, está gerando uma procura internacional sem precedentes. Por isso, alerta Wagner, é importante que os interessados se apressem em garantir suas vagas, assegurando passagens aéreas e hospedagem, além de outros serviços inclusos, como seguro de viagem.

"O importante é que o empresário pode escolher de qual das fases da feira ele quer participar, de acordo com o seu interesse, com quatro dias dedicados exclusivamente à visitação do evento", completa Wagner. Outro detalhe é que os preços são melhores na compra antecipada do pacote.

Informações
Os interessados em conhecer maiores detalhes sobre as condições para a viagem à China, podem entrar em contato com Wagner Ferrarin através dos telefones (44) 3622-8541 e (44) 9976-5000, ou ainda através do e-mail [email protected].

Assessoria de Comunicação (SallaPress)