Dia dos Namorados

Comércio atenderá em horários especiais na sexta e no Sabadão

O comércio de Umuarama atenderá em horário especial nesta sexta-feira (10) e no sábado (11), antevéspera e véspera do Dia dos Namorados, comemorado no próximo domingo (12).

A data é uma das mais importantes para o varejo. A expectativa é de um aumento de 5% a 8% nas vendas em comparação ao mesmo período do ano passado, segundo o presidente da Associação Comercial, Industrial e Agrícola (Aciu), Miguel Fuentes Romero Neto.

As lojas de rua irão abrir das 9h às 22h nesta sexta-feira (10), em conformidade com um acordo coletivo de trabalho, e das 9h às 17h no tradicional 'Sabadão' (11).

Segundo o Sindicato dos Empregados do Comércio e Sindilojistas, as horas extras terão adicional de 70%.

Expectativa

De acordo com sondagem realizada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR) e pelo Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas do Estado do Paraná (Sebrae Paraná), 64,6% dos paranaenses irão presentear neste Dia dos Namorados.

Esse é o melhor resultado da série histórica, iniciada em 2016. Depois de dois anos contendo os gastos por causa da pandemia, os casais voltam a comemorar a data. Em 2021, 58,1% dos paranaenses pretendiam comprar um presente para o parceiro(a) e em 2020 esse percentual foi de 50,9%.

A intenção de presentear é maior entre os homens, entre os quais 75% planejam surpreender a parceira. Já entre as mulheres, 55,3% disseram que planejam comprar algo especial para sua cara-metade.

O tíquete médio do presente diminuiu um pouco em relação ao ano passado, baixando de R$151,36 em 2021 para R$147,97 em 2022, devido ao menor poder de compra dos consumidores, causado principalmente pela alta da inflação e juros.

Roupas, bolsas e calçados são a preferência ao presentear, com 47,4% das citações. Um jantar romântico é a opção escolhida por 25,2%. Perfumes e cosméticos foram mencionados por 24,8%.

Na sequência aparecem outros tipos de presentes, como valores em dinheiro para que a pessoa possa comprar o que quiser (13,7%), joias, bijuterias e acessórios (13,7%), flores (11,1%), viagem (8,5%), lembrancinhas e artesanato (7,7%), eletrônicos (6,8%), comidas e bebidas (6,8%), livros (6%) e eletrodomésticos e objetos de decoração (4,7%).