CRESCIMENTO

Congresso Moveleiro realizado pela Fiep passa a ser nacional

A 5ª edição do evento da Federação das Indústrias do Paraná será realizada nos dia 11 e 12 de setembro

Com o tema “O Futuro dos Negócios na Indústria Moveleira”, o Congresso Moveleiro chega a sua 5ª edição com o objetivo de desenvolver meios de aumentar a competitividade do setor no Paraná e no Brasil. Para atender a demandas diferentes do setor, que tem características próprias em cada região do Brasil, os organizadores mapearam diferenças e potenciais a serem trabalhadas pela indústria moveleira.

A abertura do evento será realizada com uma Palestra Magna ministrada por Marcelo Villin Prado, diretor do Instituto de Estudos e Marketing Industrial, que vai apresentar informações socioeconômicas sobre o setor nacional. Também fazem parte da programação seminários, workshop, rodadas de negócios, network, exposições e visitas técnicas, com o objetivo de criar discussões sobre o que já é realizado. Oencerramento do congresso será feito com a participação de Luiza Helena Trajano, presidente do Magazine Luiza, que vai falar sobre o mercado de varejo.

Na programação haverá também seminários, workshop, encontros de negócios nacionais e internacionais, network e exposições, com o objetivo de criar discussões sobre o que já é realizado. Além disso, haverá a participação de alunos dos colégios Sesi do Paraná, que estão utilizando o conhecimento das disciplinas para desenvolver protótipos de móveis. Os melhores projetos serão apresentados nos dois dias de evento, com distribuição de prêmios para os vencedores. Outra novidade desta edição são as visitas técnicas a empresas do setor, nos dias 9 e 10 de setembro. Os interessados podem se inscrever pelo site fiepr.org.br/congressomoveleiro/.

A ampliação do congresso – de regional para nacional – foi definida a partir dos resultados nas quatro edições anteriores. “A quarta edição teve uma repercussão tão boa no setor que o evento se estendeu para o país. Ano passado o congresso ampliou o espaço e percebeu a possibilidade de passar para nacional. Não existe um congresso deste nível para o setor no Brasil”, afirma o consultor do Conselho Setorial da Indústria Moveleira da Fiep e coordenador do evento, Constantino Bezeruska.

Ele explica que as atividades previstas na programação terão seus debates ampliados. O número de espaços para apoiadores e patrocinadores, por exemplo, vai dobrar. “Vamos tentar trazer participantes de todos os polos, empresários e profissionais ligados ao setor, e formatar Curitiba como um centro de estudos e de trabalho no setor de móveis. O grande objetivo do congresso nacional é o congraçamento de todos esses polos, é fazer o fortalecimento do setor mobiliário e mostrar que ele é grande”, avalia.

Paraná - O Paraná é bastante representativo no mercado nacional e está entre os quatro estados com maior número de estabelecimentos de fabricação de móveis. São 2,7 mil entre 20 mil em todo o país. A indústria moveleira paranaense também ocupa a segunda posição na geração de postos de trabalho, atrás apenas de São Paulo.