Junho Vermelho

Conselho da Mulher reforça campanha para aumentar doadores de sangue

Além de uma questão de saúde pública, a doação de sangue é uma grande prova de solidariedade. A doação voluntária é fundamental e pode salvar vidas

A campanha Junho Vermelho, realizada por instituições públicas e privadas da área da saúde, busca conscientizar a população sobre a importância da doação de sangue e, desse modo, angariar mais doadores voluntários. O Conselho da Mulher Empresária e Executiva da Aciu reforça a iniciativa através de uma série de ações, incentivando a doação.

Segundo o Hemonúcleo, as doações diminuíram cerca de 30% no período recente e o objetivo é elevar a captação nas próximas semanas. O ponto alto da campanha será 14 de junho, Dia Mundial do Doador de Sangue. Em Umuarama, os tipos O negativo e A positivo são os mais escassos.

"Esta campanha envolve solidariedade, cidadania e responsabilidade social. Procuramos incentivar todas as pessoas para que façam seus agendamentos através do site www.saude.pr.gov.br/doacao, venham até o Hemepar e ajudem as pessoas que estão lutando pela vida. Para nós, a iniciativa é crucial e transcende o conceito de ação social. Vidas são preservadas por meio da doação de sangue. Gostaríamos de expressar um agradecimento especial a todos os nossos parceiros e reforçar a importância de cada um fazer a sua parte", destaca a presidente do Conselho, Carina Previato.

Para doar

Para doar sangue, a pessoa deve estar em boas condições de saúde e alimentada, ter entre 16 e 69 anos, pesar mais de 50 kg e levar documento de identidade original com foto recente. É preciso evitar a ingestão de alimentos gordurosos nas quatro horas que antecedem a doação e respeitar o prazo de 12 horas para o caso de bebidas alcoólicas. Se estiver com sintomas de gripe ou resfriado, ou tiver tomado vacina recentemente, é necessário deixar de doar temporariamente.

Estão impedidas de doar pessoas gripadas ou com processo alérgico que inclua tosse e coriza; que tenham feito tatuagem ou colocado piercing há menos de um ano; que tenham tido hepatite após os 11 anos; tenham realizado endoscopia ou colonoscopia nos últimos seis meses ou sejam usuárias de drogas ilícitas.