FICA LEÃO

Contribuinte pode destinar parte do imposto de renda para Umuarama

Recursos são direcionados para projetos que atendem crianças, adolescentes e idosos do município

A Campanha Fica Leão teve o lançamento no anfiteatro do Centro de Eventos de Umuarama na noite de terça-feira (6). Além dos representantes das entidades que apoiam e são beneficiadas por essa iniciativa idealizada pelo CDU – Conselho de Desenvolvimento de Umuarama, acadêmicos e empresários participaram desse momento.

Contribuintes podem optar por destinar parte do imposto de renda devido para a cidade e dessa forma, fazer com que os recursos cheguem aos fundos municipais da criança e do adolescente e do idoso para a realização de projetos sociais.O período de declaração do IR começa dia 15 de março e segue até dia 31 de maio.

O responsável pela comissão de assuntos comunitários do CDU, Francisco Bochi, foi quem apresentou as informações sobre a campanha. Ele informa que o contribuinte, como pessoa física, pode fazer a destinação por meio declaração do imposto de renda de forma completa.

“No modelo completo a destinação ocorre no momento da própria declaração. É possível destinar 3% para o Fundo da Criança e do Adolescente e 3% para o Fundo do Idoso. As empresas também podem destinar 1% para cada um desses fundos, desde que seja com base no lucro real, mas nosso foco principal agora é conscientizar pessoas físicas”, explica.

Francisco comenta que no ano passado, dos 7.300 contribuintes, somente 410 fizeram a destinação para a cidade. “Nosso potencial era de R$ 5 milhões e conseguimos fazer a retenção de R$ 500 mil, atingindo 10% do nosso potencial. Este ano nossa pretensão é dobrar esse valor e conseguir R$ 1 milhão para dividir entre os conselhos da criança e do adolescente e o idoso”, ressalta.

O presidente da Aciu, Miguel Fuentes Romero Neto, lembra que a associação mantém apoio permanente às ações do CDU e orienta os associados a colaborarem com a Campanha Fica Leão. “É uma destinação de imposto devida, você não tira nenhum recurso do bolso para fazê-la. A Aciu está engajada em todos os projetos que desenvolvem a nossa cidade e esse é mais um deles. Lembramos que os recursos são destinados para os conselhos da criança e do idoso, que precisam ser bem cuidados”, afirma.

O presidente do CDU, Valcir Simão, agradeceu a participação da sociedade nesse importante momento para o lançamento da campanha. “Tivemos o lançamento com um auditório cheio e isso só engrandece a campanha. Se não houver a decisão correta, não conseguiremos somar forças. Então precisamos estar conscientes e fazer com que 6% da destinação do imposto de renda fiquem em Umuarama. As entidades aqui do município precisam. Por isso, reforço o pedido aos contribuintes”, lembra o presidente do CDU.