Contribuintes podem destinar parte do IR para entidades de Umuarama

Pessoas físicas têm a possibilidade de repassar 6% e pessoas jurídicas 1% do imposto de renda devido referente ao exercício de 2012

Pessoas físicas e jurídicas podem destinar parte do Imposto de Renda (IR) ao Fundo Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (FMDCA). O órgão é encarregado de repassar os recursos às entidades que cuidam de crianças e adolescentes em Umuarama. Os contribuintes interessados em repassar o imposto como forma de doação às entidades beneficentes devem entrar no site da prefeitura (em www.fmdca.umuarama.pr.gov.br), imprimir o boleto e recolher até o dia 31 de dezembro de 2012, uma segunda-feira.

De acordo com Aminoel Pedroso do Couto, membro do Conselho da Criança e do Adolescente e coordenador do programa em Umuarama, para calcular o valor a ser pago, basta o contribuinte se basear nas últimas declarações do IR e fazer uma média. "As pessoas geralmente têm certo receio quando falam de Receita Federal, mas destinar uma parte dos impostos para projetos beneficentes aqui mesmo da cidade é algo muito bacana que todos podem fazer pelas mais necessitados. Essa lei pode mudar a realidade financeira de muitas entidades beneficentes, pois a partir do momento que o contribuinte destinar parte de seu imposto para que fique em Umuarama, os atendimentos serão ampliados e melhorados", explica Couto.

Ele detalha também que se o doador tiver restituição para receber no ano seguinte, pode aumentar o seu valor total. "É um investimento melhor do que a poupança, porque segue a taxa Selic, que hoje rende juros de 7,25% ao ano", revela. Ainda conforme Couto, atualmente 10% da população do País destina parte de seus impostos a entidades beneficentes. “Em Umuarama ainda estamos longe do nosso objetivo, mas com a ajuda de todos, podemos realmente fazer a diferença. Gostaríamos que as pessoas pensassem que de uma maneira ou de outra elas terão de pagar IR, então, por que não destinar uma parte a alguma entidade de sua preferência, aqui mesmo em Umuarama, onde poderão acompanhar de perto o trabalho realizado?”, questiona.

Apoio total

A Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) apoia a luta do FMDCA e vai realizar um trabalho junto a seus quase 1,5 mil associados. Segundo o empresário Wagner Ferrarin, presidente do Conselho Fiscal da entidade, é fundamental que os empresários pensem a respeito e comecem a destinar parte do IR para que fique em Umuarama. “É muito simples fazer a doação, fale com seu contador ou procure alguém do Fundo. O que precisamos fazer é criar essa cultura bonita de ajudar às entidades que estão em nossa cidade, fortalecendo as instituições que realmente trabalham pelas famílias de Umuarama e região”, destacou.

Ferrarin observa que ao viabilizar recursos para as ações das entidades beneficentes, o contribuinte garante o investimento de uma parcela do imposto de renda em projetos que geram oportunidades, formação e o exercício pleno da cidadania. “Pedimos a nossos associados que entrem em contato com o FMDCA através do telefone (44) 3906-1092 e peça todas as explicações necessárias sobre como realizar este repasse”, orientou.