ACIU - Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama
SPC Brasil COB-Online NF-e

PLANEJAMENTO

Curso ensina como planejar as finanças para vencer a crise

Parceria entre Aciu e Unipar resulta em capacitação gratuita sobre orçamento familiar que pode ser solicitada por todos os associados


Quase 30 pessoas participaram na tarde do último sábado (14) do curso “Finanças Pessoais – Planejamento do Orçamento Familiar”, organizado e coordenado pelo professor Ariovaldo Martes da Silva, mestre em finanças e membro do corpo docente do curso de Administração de Empresas da Unipar (Universidade Paranaense). O objetivo do encontro, realizado do auditório da Aciu, foi estimular os presentes a tomarem decisões autônomas referentes a consumo, poupança e investimento, prevenção e proteção, considerando seus desejos e necessidades atuais e futuras.

Segundo o palestrante, todo cidadão pode desenvolver habilidades para melhorar sua qualidade de vida e a de seus familiares, a partir de atitudes comportamentais e de conhecimentos básicos sobre gestão de finanças pessoais aplicados no seu dia a dia. “Alguns conhecimentos e comportamentos básicos são necessários, como entender o funcionamento do mercado e o modo como os juros influenciam a vida financeira do cidadão (a favor e contra); consumir de forma consciente, evitando o consumismo compulsivo; saber evitar o superendividamento; entender a importância e as vantagens de planejar e acompanhar o orçamento pessoal e familiar; compreender a importância da poupança e, por fim, manter uma boa gestão financeira pessoal”, resume Martes.

Ele explica que a educação financeira é o meio de prover esses conhecimentos e informações sobre comportamentos básicos que contribuem para melhorar a qualidade de vida das pessoas e de suas comunidades. “É, portanto, um instrumento para promover o desenvolvimento econômico, afinal, a qualidade das decisões financeiras dos indivíduos influencia toda a economia, por estar intimamente ligada a problemas como os níveis de endividamento e de inadimplência das pessoas e a capacidade de investimento dos países”, comenta o especialista.

No curso, oferecido gratuitamente a associados Aciu e seus colaboradores, o professor convidou acadêmicos de Administração para dar todo o suporte necessário para que os participantes iniciassem um processo de transformação em cidadãos bem educados financeiramente. “Um dos objetivos desse curso é capacitar o cidadão para administrar seus recursos financeiros de maneira consciente e promover a reflexão sobre sua relação com o dinheiro e sobre como a adequada gestão de suas finanças pessoais pode contribuir para seu bem-estar”, deniniu. Com linguagem cotidiana e abordagem direta, o curso tem duração de duas horas e pode ser requerido para ser apresentado diretamente nas empresas associadas, sem custo algum. Informe-se pelo telefone (44) 3621-6700 ou e-mail [email protected].