Dia dos pais com vendas aquecidas no comércio

O clima frio e o crescente aumento da confiança dos consumidores no fim da crise econômica prometem aquecer as vendas do comércio para o Dia dos Pais. Os empresários estío otimistas e a Federação do Comércio do Paraná (Fecomércio/PR), prevê que as vendas até a data deverío aumentar 6% em relação ao mesmo perí­odo do ano passado. Para estimular as vendas e atrair consumidores da região, neste sábado (08/08), o comércio de Umuarama fica aberto até as 17 horas.

O Dia dos Pais é considerado a quarta data mais importante para o comércio, ficando atrás do Natal, que é a mais lucrativa, do Dia das Mães e Dia dos Namorados. "Seguindo a tendência de crescimento do Dia das Mães e Dia dos Namorados, a expectativa é de boas vendas para o perí­odo", disse a presidente da Associação Comercial Industrial e Agrí­cola de Umuarama (Aciu), Elza Alves Botelho.

Além de avaliar quais seriam os aumentos nessa data, o estudo apontou quais são os presentes mais procurados pelos filhos. As roupas de inverno são as mais cogitadas, com 59% das intenções. Na sequência, estío os celulares (18%), aparelhos eletrônicos (7%), perfumaria (5%), vinhos e demais bebidas (2%), jóias, relógios e caneta (2%) e ferramentas (2%). Já os DVDs, CDs, livros, refeições em restaurantes e jogos eletrônicos foram as menos cogitadas pelos entrevistados. No Dia dos Pais de 2008, os presentes destacados foram: roupas, sapatos e acessórios (43%), celulares (33%), eletrônicos (8%), perfumaria (4%) e ferramentas (3%).

Segundo Botelho, muitas lojas preparam liquidações e ofertas para a época. "A tendência de aumento no consumo de roupas de inverno é tradicional. Muitos comerciantes aproveitam para liquidar os estoques e esvaziar as prateleiras para as compras da próxima estação. Contudo, é uma época para vender de tudo: eletrodomésticos, ferramentas, jóias. Afinal, pai é tudo de bom e tem que ser homenageado", destacou.

Os comerciantes João Donizete Pereira Jardim e Odete Zanato Jardim, disseram que as vendas do Dia dos Pais são muito menores, que do Dia das Mães e do Dia dos Namorados, por exemplo, mas também são importantes. "Esta é uma época boa para o nosso segmento. Ultimamente eu e minha esposa nem estamos indo almoçar em casa para dar conta do movimento da loja. Desde quarta-feira, aumentaram as vendas de relógios e pulseiras masculinas, presentes tradicionais nesta data", relatou João Donizete.

A dona de casa Ana Lúcia Corrêa ainda não comprou o presente do seu pai. "Quero algo que agrade ele, mas que não extrapole o meu orçamento. Pretendo gastar, no máximo R$ 80", disse. Os irmãos Henrique e Beatriz Andrade Gontijo Cunha, gastaram pouco mais de R$ 100 em uma camisa de grife. "Compramos com nossa mesada, cada um pagou metade e vamos dar um presente que ele vai gostar muito", disse Beatriz.

Já o engenheiro Roque Sampaio, que veio de São Paulo (SP) especialmente para passar o Dia dos Pais com a família, em Altônia, comprou o presente do seu pai no Comércio de Umuarama. Seu Januário Sampaio, de 80 anos, vai ganhar do filho uma televisão de plasma. "Umuarama está cada vez melhor. Boas lojas, o atendimento também foi excelente. Meu pai merece o presente e vocês, os parabéns", disse o engenheiro.

De acordo com a pesquisa da Fecomércio (PR), os consumidores gastam, em média R$ 120 com o presente para o Dia dos Pais. "Seja qual for o valor do presente, temos que levar em conta que todo filho quer mesmo é homenagear seu pai. O comércio de Umuarama, que é um verdadeiro shopping a céu aberto, é o melhor lugar da região para encontrar esta homenagem", reiterou.