Diretores da INTEC Entre Rios conhecem experiências em Toledo

Conhecer experiências desenvolvidas a partir do sistema de incubadoras é uma das estratégias da diretoria da Incubadora Tecnológica de Entre Rios (INTEC Entre Rios), que esteve no município de Toledo, nesta quinta-feira (3/9), em visita técnica a diversos projetos e empresas. Promover o crescimento da comunidade através do uso de novas tecnologias, apoio à profissionalização e geração de emprego estío entre as prioridades do grupo, que deu preferência a projetos de cunho social.

Em Toledo, a primeira parada foi na Prefeitura, onde foram recebidos pelo secretário municipal de Indústria e Comércio, Narcizo Müller, além de diretores e assessores que acompanharam os umuaramenses durante a visita. Na Universidade Estadual do Oeste do Paraná (UNIOESTE), o grupo conheceu o Projeto Universidade Sem Fronteiras, que, em um sistema semelhante ao da incubadora, desenvolve um trabalho de aproveitamento dos resíduos do peixe.

A região Oeste é uma das mais importantes na piscicultura do interior Estado do Paraná. "Cerca de 70% do peixe produzido era considerado resíduo, não tinha aproveitamento comercial. O conhecimento gerado aqui na universidade está mudando esse dado. Estamos desenvolvendo técnicas para curtir e tratar o couro de maneira ecológica e, ao mesmo tempo, gerando trabalho e renda na comunidade", disse a pesquisadora, Márcia Ferrarezi Malluf.

A Universidade fez uma parceria com a Associação Comercial de Toledo, a Prefeitura Municipal e a Cooperativa de Mulheres Empreendedoras Sociais em Ação (COOPERMESA), que já trabalhava com o reaproveitamento de materiais recicláveis para produzir bolsas e assessórios femininos. Foram captados e aplicados recursos financeiros, máquinas e o grupo técnico da UNIOESTE, capacitou e treinou as mulheres a cooperativa.

De acordo com a presidente da COOPERMESA, Geni Theobald, o projeto está mudando a realidade individual e coletiva das mulheres da comunidade. "A utilização do couro de peixe agregou valor ao trabalho das cooperadas. Hoje, nossos produtos são valorizados como verdadeiras peças artí­sticas. Continuamos recebendo apoio técnico e temos planos ambiciosos de crescer e expandir nossos negócios pelo Brasil e pelo mundo", disse.

O grupo de Umuarama visitou mais dois projetos em Toledo. Na Incubadora Empresarial conheceram uma confecção que desenvolveu um método inovador de estamparia.De acordo com o proprietário, Osvaldo de Oliveira, antes de ser incubado, tinha cinco empregados. "Hoje, tenho mais de 20 funcionários e estamos investindo em peças cada vez mais elaboradas, novas técnicas e produtos para a estamparia e procurando melhorar cada vez mais a qualidade", disse Oliveira.

O outro projeto visitado foi o do Restaurante Popular. Apesar de não se tratar de um projeto incubado, o trabalho realizado pela Prefeitura de Toledo, em parceria com o Governo Federal, chamou a atenção dos diretores da INTEC Entre Rios.

O restaurante serve refeições nutricionalmente balanceadas, produzidas seguindo-se todos os padrões de higiene e controle sanitário, ao preço de R$ 1,50 (Um real e cinquenta centavos). Existem quatro unidades no município. De acordo com o diretor do Restaurante Popular, Luiz Mazei, o projeto fomentou uma verdadeira revolução, não só na área social, mas também para a agricultura familiar do município.

"Temos o subsídio do Programa Compra Direta. Há também o apoio da prefeitura aos produtores, através de capacitação técnica e incentivos para investir em tecnologia e aumentar a produção. Todas as refeições são produzidas na Cozinha Social, que também abastece creches e escolas. Desta forma, conseguimos diminuir os custos das refeições, produzir alimentos seguros e ainda incentivar a produção agrí­cola e o desenvolvimento tecnológico do campo", disse Mazei.

Para o diretor de projetos da INTEC Entre Rios, Marcos Roberto Simões, a visita à Toledo foi muito importante. "Vimos aqui, na prática, que as possibilidades de atuação da incubadora são muito grandes. Estamos voltando para Umuarama com uma boa experiência e motivados para dar início à captação de projetos", disse.

O secretário de Indústria e Comércio da Prefeitura de Umuarama, que acompanhou o grupo, também ficou otimista com a visita. Para ele, o projeto que mais chamou atenção foi o do processamento do couro do peixe. "Além da possibilidade do desenvolvimento de novas tecnologias, mais ecológicas e limpas para o processamento do couro, este projeto promove a geração de empregos na cidade e no campo", disse.

"Promover o desenvolvimento da comunidade através do emprego de novas tecnologias, apoio à profissionalização e geração de emprego estío entre os objetivos da INTEC Entre Rios", disse o presidente, João Donizzette Cabreli. Para ele, a visita à Toledo foi fundamentalmente importante, "especialmente porque vimos na prática, o que estamos planejando realizar em Umuarama e região. A prioridade da nossa incubadora, nestes primeiros momentos, é realizar projetos que forte cunho social, como é o caso do projeto do couro de peixe".

SERVIÇO

A diretoria da INTEC Entre Rios está trabalhando na identificação de projetos viáveis que possam ser incubados. Podem participar pessoas físicas ou jurí­dicas, cujas propostas tenham como objetivo o desenvolvimento de produtos, processos ou serviços com emprego de tecnologias inovadoras. Para saber mais ou inscrever um projeto, basta se dirigir a sede da incubadora tecnológica, que fica junto ao Sindicato Patronal Rural, na Avenida Brasil, 3547 ou pelo fone 44 3623-2646.

_____________________________________________________
Vivência Publicidade / Assessoria de Imprensa