APOIO

Empresa de garantias libera mais de R$ 850 mil para associados Aciu

Convênio entre a entidade, Noroeste Garantias, Sicoob e Sebrae proporcionam crescimento a dezenas de empresas de Umuarama

No dia 26 de fevereiro deste ano a Noroeste Garantias assinou convênio, em Umuarama, com a Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama), Sicoob Arenito e Sebrae, para permitir o acesso de micro e pequenos empresários a linhas de crédito mais atrativas com taxa de juros abaixo do que é praticado pelo mercado e linhas para capital de giro e investimento. Os resultados foram acima do esperado: só neste período a entidade já ajudou a viabilizar mais de R$ 3 milhões em financiamentos com juros menores, sendo que deste total, R$ 853 mil foram liberados pelo Sicoob Arenito, que atende Umuarama e região.

Segundo o presidente da Aciu, José Celso Zolim, o percentual de 27% é considerado bastante expressivo e foi distribuído para 24 empresas locais. “Nós tínhamos conhecimento das necessidades dos empresários da cidade, mas confesso que fiquei surpreso com os resultados. Graças à dedicação e à competência do presidente do Sicoob Arenito, Waldir Campana, que conhecia a trajetória de sucesso da Noroeste Garantias em outras regiões, e resolver lutar para a vinda dessa entidade para Umuarama, tendo convidado a Aciu para ser parceira. Nós buscamos e divulgamos a parceria e a procura tem sido acima do esperado. O número de cadastros aprovados é grande, o que prova que não é difícil conseguir crédito. Basta ter uma empresa organizada e o nome limpo”, detalha.

Para o presidente da Noroeste, Everaldo Belo Moreno, o principal combustível para o sucesso da parceria é o envolvimento das entidades locais. “A Aciu contribui disseminando a importância da Noroeste, o Sebrae nos dá o apoio estratégico para a consultoria dos empresários e o Sicoob nos coloca em contato direto com quem precisa de crédito, mas tem dificuldades”, frisa Moreno. Já Rafael Thibes, superintendente executivo da Noroeste Garantias, elogia o envolvimento dos gerentes do Sicoob. “Eles compraram a ideia e estão colaborando muito para alcançarmos resultados expressivos”, pontua.

Suporte

Superintendente do Sicoob Arenito, Célia Furlanetto explica que houve uma determinação da diretoria da cooperativa em apoiar o projeto. “Houve a sensibilização dos nossos gerentes para a importância da parceria. Como o cenário econômico passa por turbulências, nada mais providencial do que ter parceiros para atravessar este momento, que exige mais cautela na concessão do crédito”, ressalta a executiva.

Waldir Campana acrescenta que a parceria é fundamental para que o Sicoob atenda cooperados que não têm condições de oferecer garantias. “Nossos gerentes têm feito as indicações de empresas de forma consciente, com critério. Com isso, abre-se a possibilidade de acesso ao crédito para o empresário”, detalha. Além do atendimento da Noroeste, os empresários contam ainda com a orientações dos consultores do Sebrae, que atuam de forma completa, até mesmo indicando cursos de capacitação, quando consideram necessário.

Sucesso

O empresário Everson Lira, da Car-Tech Auto Center, estava com um problema que muitos colegas queriam ter: sua oficina ficou pequena demais para tantos clientes. A saída encontrada foi alugar um novo ponto. Para fazer tudo certo, ele decidiu adquirir equipamentos novos, já que havia arrendado o antigo ponto com toda a estrutura montada. Através do Sicoob, Everson Lira chegou até a Noroeste Garantias. Para sua surpresa, os R$ 30 mil que ele precisava foram liberados em um curto espaço de tempo. “Eu esperava encontrar uma grande burocracia, mas tudo saiu muito rápido, a tempo de adquirirmos os equipamentos necessários e também de nos mudarmos para o prédio que queríamos”, relata o empresário, informando que o novo prédio é três vezes maior que o anterior, melhor localizado e propicia atendimento mais adequado aos clientes.

Outro empresário que utilizou os serviços da Noroeste Garantias para acessar financiamento do Sicoob em Umuarama foi Leandro Santos Oliveira Novaes, da Distribuidora de Frios LD. Ele utilizou R$ 60 mil para construir um barracão para servir como depósito e loja para vendas no varejo e atacado. “A LD funcionava em uma residência e nós precisávamos mudar para um ponto comercial e melhorar a visibilidade da empresa”, conta Novaes, acrescentando que já havia visitado outras instituições de crédito na tentativa de conseguir um cartão BNDES, mas não fora feliz. “Eu não conseguia o cartão pela falta de confiança das instituições. Quando elas não confiam, fecham as portas. Quando fui ao Sicoob e conversei com a Noroeste Garantias, as portas se abriram e consegui o empréstimo”, comemora.