Empresários denunciam falta de tolerância de agentes de trânsito

Diretores da Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama) se reuniram com a representante da Caiuá Estacionamento, Luciana Kohn, e com o diretor da Umutrans, Reginaldo Barros, para discutir alguns problemas enfrentados pelos motoristas umuaramenses com relação ao sistema de estacionamento rotativo, em funcionamento na cidade em dezembro de 2009.

De acordo com o presidente da entidade, José Celso Zolim, a reunião foi proposta atendendo ao grande número de reclamações feitas pelos associados, que alegam estar perdendo clientes pelo fato de serem notificados constantemente pelas agentes de trânsito. "Além da quantidade de notificações recebidas, a maneira com que elas tratam as pessoas está afastando consumidores", expôs.

Outros diretores relataram casos de falta de tolerância por parte das agentes, sempre no sentido de que elas não aceitam explicações, não perdoam excesso de um minuto sequer de atraso e nem manifestam vontade de resolver o problema dos motoristas. O vice-presidente da Aciu, Humberto Vignoli, destacou ainda que as agentes de trânsito são autoritárias e precisariam ser mais flexíveis.

Outros empresários presentes à reunião também relataram suas queixas à Luciana Kohn e a Reginaldo Barros. Todas elas sempre girando em torno da falta de paciência das agentes e sugerindo que haja um pouco mais de tolerância com os motoristas. "Não podemos deixar que elas [as agentes] nos tratem como desonestos só porque uma minoria tenta burlar o sistema. Todos são honestos até que se prove o contrário", lembrou Vignoli.

Número reduzido

Outra reclamação constante por parte dos diretores é com relação ao número reduzido de agentes para atendimento aos motoristas da cidade : que tem uma frota estimada em mais de 54 mil veículos, segundo o Detran. "Existem ruas que você tem que esperar um tempão para poder encontrar uma delas", pontuou Zolim, em opinião confirmada por outros empresários.

A principal sugestío dos empresários foi para que as agentes não notificassem os motoristas que colocaram um cartío de uma hora e tiveram o tempo extrapolado. Para eles, bastaria que elas cobrassem os minutos seguintes, sem emitir documento de notificação que pode ser transformado em multa. "Um motorista que coloca o cartío de um hora deixa claro que não é desonesto, que não quer usurpar. Atrasos acontecem e podem ser justificados", finalizou Zolim.

Outro lado

Com relação à falta de tolerância das agentes, denunciada pelos empresários, Luciana Kohn, diretora da Caiuá Estacionamento, disse que vai implantar um processo de reciclagem com as funcionárias. "Todos os dias nós já conversamos com elas, discutimos tudo, mas me comprometo a expor as reclamações e com certeza fazer um processo para melhorar cada vez mais", garantiu.

Já com relação ao número de notificações emitidas : a empresa não apresentou um balanço : Luciana negou que exista uma "indústria da multa". "Nossa intenção é contribuir para o bem da cidade, temos um nome a zelar e estamos em várias cidades. Garanto que somos uma referência e nem terí­amos como implementar um programa de bonificação por emissão de notificações ou venda de cartões. Estamos conscientes disso", afirmou.

Luciana garantiu também que vai passar uma proposta à matriz da empresa solicitando uma campanha para divulgação mais eficaz dos 150 pontos de vendas de cartões de estacionamento existentes na cidade. "Estudamos, em parceria com a Umutrans, uma forma de colocar um adesivo atrás de cada placa de estacionamento onde constem os estabelecimentos que vendam o cartío", contou.

De acordo com a diretora, existem 3,8 mil vagas rotativas em Umuarama e 82 agentes de trânsito. Ela disse que o número de funcionárias é considerado suficiente e defendeu que os motoristas devem criar a consciência de comprar vários cartões para não passar por isso. "Temos 150 postos de vendas na cidade e os motoristas devem se acostumar a ter o cartío em mãos, já no carro", sugeriu.