ECONOMIA

Empresas de Umuarama vencem todas as licitações abertas pela Prefeitura

Participação de empresas locais aumenta com a criação do Escritório de Licitações idealizado pela Aciu e pelo Sebrae

Em todos os 10 processos licitatórios realizados pela Prefeitura de Umuarama durante o mês de maio deste ano, 10 empresas da cidade estão entre as vencedoras dos chamados pregões presenciais. Uma excelente notícia para a economia local, já que isso significa que o dinheiro pelas contratações de serviços e compra de produtos vai ficar aqui, gerando mais empregos e renda. Responsável por estimular a participação dessas empresas nos editais abertos está o Escritório de Licitações Umuarama, criado pela Aciu (Associação Comercial, Industrial e Agrícola de Umuarama) em parceria com o Sebrae e a administração municipal.

De acordo com o presidente da Aciu, José Celso Zolim, o objetivo da formação do Escritório era exatamente este: aumentar o número de empresas de Umuarama na participações das compras governamentais. “Tínhamos a informação de que mais de 90% dos pregões, licitações e cartas-convites realizados aqui eram vencidos por empresas de outras cidades e até de estados distantes. Por isso resolvemos unir forças para reverter esse quadro que, na verdade, representava uma evasão de divisas prejudicial à economia local. Para se ter uma ideia, só em maio a Prefeitura contratou R$ 1,1 milhão para micro e pequenas empresas”, observa.

Adriano Pereira, consultor do Sebrae, detalha que o Escritório de Licitações Umuarama tem o papel de desmistificar os processos licitatórios, ou seja, mostrar aos empresários que não é difícil para micro e pequenas empresas serem fornecedoras de produtos e serviços utilizados nos órgãos públicos. “Com o apoio recebido no Escritório os empreendedores têm a feliz oportunidade de ver seu faturamento aumentar. É realmente algo que pode transformar a realidade de muitas empresas, independentemente do tamanho que elas têm: quem tem bons produtos e serviços está apto a participar dessas licitações”, afirma o consultor.

O Escritório de Licitações Umuarama funciona dentro da Aciu e desta uma profissional especializada em prestar todo apoio necessário para que os empresários possam participar das licitações. O horário de atendimento é de segunda a sexta-feira, das 14h às 18h e o telefone de contato é o (44) 3621-6709. Segundo Juliana Florêncio, responsável pelo setor, 399 empresas foram convidadas para participar das 10 licitações abertas pela Prefeitura em maio. “Apenas três cidades de fora – Japurá, Pinhais e Porto Rico – foram vencedoras em parte de pregões, e vão dividir com empresas de Umuarama essas contratações”, explica.

Lista

Dentre os produtos e serviços licitados pela Prefeitura, estão pão, leite e margarina, cafés da manhã, camisetas, equipamentos de informática, peças e serviços de retífica de motores da frota municipal, materiais elétricos para iluminação pública, extintores de incêndio, eletrodomésticos, equipamentos de informática, tintas, papelaria, materiais de higiene e limpeza, peças e mão de obra para motosserras, roçadeiras e motopodadores. “Vale destacar que todas as empresas vencedoras são EPPs (Empresa de Pequeno Porte) e ME (microempresas), o que nos deixa muito felizes em saber que as oportunidades de mercado são para todos”, comenta Adriano Rodrigues, coordenador especial do projeto do Escritório de Licitações Umuarama.

LICITAÇÕES DA PREFEITURA

OBJETO