Empretec 2009: aprender para empreender

Desenvolver caracterí­sticas e comportamentos empreendedores em empresários e pessoas interessadas em montar seu próprio negócio é o principal objetivo do EMPRETEC : um programa do Sebrae (Serviço Brasileiro de Apoio ás Micro e Pequenas Empresas) e da ONU (Organização das Nações Unidas), aplicado em dezenas de países. Em Umuarama, as inscrições para o Empretec 2009 já estío abertas no Sebrae.

O programa está sendo promovido através da parceria entre o Sebrae, Prefeitura de Umuarama, FACIAP (Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná), ACIU (Associação Comercial, Industrial e Agrí­cola de Umuarama), Sistema Fecomércio-PR, Sindicato Patronal do Comércio de Umuarama e Sicoob Arenito.

De acordo com o consultor do Sebrae de Umuarama, Adriano Pereira, um dos pontos chaves do programa é que o participante começa a entender melhor seu próprio comportamento. "No EMPRETEC se aprende muito sobre si mesmo. Um dos seus grandes objetivos é levar o participante a descobrir seu potencial empresarial e pessoal também, seus pontos fortes e fracos", disse.

""O método é respeitadíssimo em todo o mundo. Já revolucionou empresas ao despertar o espírito empreendedor de seus líderes. Vamos aprender como planejar melhor os investimentos, a reduzir os riscos de fracasso e ter maior segurança nas tomadas de decisões", disse a presidente da Aciu, Elza Alves Botelho, que participará do EMPRETEC.

A metodologia utilizada foi criada pelo Programa das Nações Unidas para o Desenvolvimento (PNUD) com o intuito de reforçar a capacidade empreendedora do participante. As atividades propostas durante os seis dias do EMPRETEC são exercícios de experimentação e práticas empresariais que podem ser inseridas na condução de um negócio.

Vivencial e interativo, o método utiliza jogos, exercícios, palestras, atividades para serem executadas em sala e atividades extras. Ao término do EMPRETEC, participante deverá ser capaz de entender melhor a importância da persistência e do comprometimento, como aproveitar as oportunidades e ter iniciativa.

COMO PARTICIPAR

As inscrições devem ser feitas até 31 de agosto, diretamente no Sebrae de Umuarama, que fica na Avenida Brasil, 3404. Maiores informações pelo fone 44 3622-7028 ou pelo site www.sebraepr.com.br.